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O que o seu negócio precisa para crescer de forma escalável

Conheça o segredo das empresas que fazem mais com menos para expandir o negócio

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Você deve estar acostumado a ouvir que para ganhar mais é preciso trabalhar mais. No entanto, o mundo corporativo não funciona dessa maneira. Um dos indicadores de sucesso e crescimento de uma empresa é justamente o contrário: produzir mais com menos. O segredo é ser escalável.

Gostou da ideia? Então, está lançado o desafio: fazer a sua empresa produzir mais com menos. 

Calma, nós sabemos que, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer bem as regras do jogo. Por isso, nos próximos tópicos você vai entender o conceito de escalabilidade e sua importância, além de descobrir se o seu negócio já está no caminho certo.

Lembre-se, estamos falando do futuro da sua empresa, tem que levar o desafio a sério!

O que é escalabilidade?

Escalabilidade é conseguir aumentar o faturamento sem aumentar os custos. Significa organizar os processos da cadeia produtiva e todas as atividades internas e externas da empresa para potencializar a produtividade ao mesmo tempo em que reduz os gastos, sem a necessidade de modificar ou sobrecarregar a estrutura do negócio. 

A conta é simples: o custo médio de produção (tudo o que se refere a fábrica, mão de obra, equipamentos e recursos) diminui à medida em que o volume de produtos cresce.

A economia de escala tem como objetivo preparar a infraestrutura e o modelo de negócio para dar conta da demanda, independentemente da quantidade de pedidos. Quanto mais o tempo passa, melhor e mais eficiente deve ser o processo. 

Apesar de não ser o único fator determinante para alto desempenho dos resultados no final do mês, analisar a escalabilidade da empresa é fundamental. Afinal, ela serve como um termômetro para vários aspectos, como:

• saber o potencial da empresa;

• prever futuras falhas no modelo de negócio;

• medir o potencial de crescimento da empresa;

• avaliar até que ponto o negócio pode expandir;

• indicar as chances de sucesso de um projeto em desenvolvimento;

• indicar se a empresa tem capacidade de produzir o retorno sobre o investimento feito no início do projeto.

Exemplos de negócios escaláveis

Conheça alguns exemplos de gigantes do mercado que potencializaram o seu faturamento com essa filosofia de crescimento: 

• Produtos digitais de educação – Udacity, Udemy, Coursera, Khan Academy;

• Produtos digitais de prestação de serviços – Uber, Amazon, Airbnb; 

• Franquias – no famoso modelo franchising, o empreendedor expande a sua marca com poucos recursos, já que o franqueado irá arcar com o investimento e se responsabilizará pela loja;

• Softwares e Licenciamento do know-how – depois de desenvolvido o sistema, basta o usuário realizar o download para ter acesso ao produto. 

Software como Serviço (SaaS) – a diferença nesse caso para o software tradicional é que o usuário não precisa realizar o download. É só acessar a plataforma online mediante o pagamento recorrente.

• Soluções Cloud (IaaS) – fornecedoras de infraestrutura com princípios de elasticidade, em que o uso e pagamento são conforme a demanda do negócio sem exigir investimento em hardware.  

Ou seja, os casos citados apostaram em produtos e serviços que, após o desenvolvimento, podem ser adquiridos por um número muito maior de clientes sem afetar o seu método de produção.

Mais alguns benefícios 

Para deixar ainda mais claro o quão importante é estar atento sobre a escalabilidade do seu negócio, veja mais alguns benefícios das empresas escaláveis:

• gera mais empregos;

• aumenta o faturamento;

• gera mais impacto no seu mercado de atuação;

• produção em grandes quantidades com menos recursos.

Veja como reduzir os desperdícios de produção em 8 passos.

Será que o seu negócio já é escalável?

Agora que você já entendeu porque é importante ficar de olho na escalabilidade, o primeiro passo é compreender a realidade da sua companhia. Será que ela é escalável? Para descobrir isso, basta responder com sinceridade as próximas três perguntas:

1. Novos colaboradores aprendem fácil o trabalho? Os processos da empresa precisam ser facilmente compartilhados com outras pessoas.

2. Quão único é o seu negócio? O seu produto precisa ser resultado de uma oportunidade de mercado aliada ao conhecimento específico para oferecer valor agregado ao consumidor. 

3. Está preparado para a produção em massa? O seu negócio precisa ser replicável e ter capacidade de gerar receita recorrente.

Por onde começar

A partir do momento em que se inicia um plano de expansão, é preciso ter em mente que as coisas na empresa vão mudar. Fique tranquilo, as mudanças são normais e fazem parte de qualquer processo de crescimento, basta estar atento a esses pontos e preparado para as transformações.

1. Tudo começa pela gestão – Antes de se deixar levar pelo entusiasmo da possibilidade de ver sua empresa crescer exponencialmente, o gestor deve fazer uma autoavaliação e analisar se o seu perfil é compatível com o conceito. Quem não seria compatível com altas margens de lucros? 

Pode parecer uma pergunta sem sentido, mas se o dono do negócio gosta de colocar a “mão na massa” e sempre acompanhar a fabricação do produto, quando a produção começar a crescer surgirão outras atribuições para ele administrar e, dificilmente, será possível continuar participando da produção. Aprender a delegar funções e gerenciar novas demandas fazem parte do crescimento da marca e a liderança precisa estar ciente disso.

2. A equipe é o maior ativo da empresa – Conforme o negócio expande sua participação no mercado, é necessário aumentar a equipe para dar suporte ao volume de trabalho. A partir disso, tenha o treinamento e a capacitação desses profissionais como prioridade e incorpore o aprendizado constante no DNA da cultura interna. Um time bem preparado tecnicamente garante a alta qualidade do serviço, sem desperdícios, reduz falhas, elimina retrabalho e, consequentemente, aumenta a satisfação dos seus clientes.

Saiba porque o maior ativo da empresa é o colaborador.

3. Cada um na sua especialidade – Já que estamos falando de equipe, vale ressaltar que é preciso delegar funções conforme a especialidade de cada profissional. Deixe as atividades claramente definidas e com seus respectivos responsáveis para que as tarefas sejam executadas da maneira mais organizada possível.

4. Ordem na produção – Padronize a cadeia produtiva para que o processo seja facilmente replicável. Além disso, quando a linha de produção é bem definida e organizada, possibilita encontrar alguns gargalhos – que se camuflam em nossa rotina e passam despercebidos – que só atrapalham a eficiência da indústria e precisam ser identificados e resolvidos.

Conheça 10 formas de ganhar mais produtividade na indústria.

5. De olho no maquinário – Para produzir mais com menos, é primordial que o básico esteja funcionando perfeitamente. Por isso, certifique-se da qualidade dos seus equipamentos, analise o que pode ser melhorado e o que falta para que as máquinas consigam manter o desempenho durante o crescimento. Fique atento, às vezes um simples realinhamento entre a divisão de funções é o suficiente para ajudar a potencializar o rendimento.

6. Olhar para fora – Além de observar os seus processos internos, outro fator que contribui nessa fase de expansão é saber negociar na hora de adquirir matéria-prima. Isso mesmo, quanto maior a quantidade de insumos que você precisar comprar, menor deve ser o valor pago. Pode parecer óbvio, mas não se esqueça desse detalhe, ele irá render um grande desconto no final da compra. 

O seu software também precisa ser escalável

Nessa etapa do post, você já deve estar fazendo um diagnostico mental do nível de escalabilidade da sua empresa, o que está funcionando bem e o que precisa ser aperfeiçoado. Em meio a essa autoanálise, outro ponto requer atenção: o seu software de gestão também precisa ser escalável.

A solução ideal é aquela que tem “um olho no presente e outro no futuro”. Isso quer dizer que o sistema atende as suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte durante o crescimento do seu negócio. 

O ERP deve disponibilizar ferramentas e recursos que atendam às demandas que surgirão com a expansão da marca, além de estar preparado para o aumento considerável no número de acessos. Tudo isso, sem exigir novas atualizações ou outras versões do software. Um sistema escalável consegue acompanhar o crescimento da sua empresa mantendo a mesma estrutura que o usuário já usa.

Além disso, a grande cereja do bolo, é o parceiro de gestão oferecer uma metodologia de treinamento facilitada e flexível. Acredite, isso faz toda a diferença na hora de treinar novos colaboradores e ajuda na escalabilidade do seu negócio. 

Saiba como encontrar a solução que vai impulsionar o seu negócio.

Pronto para escalar?

Ter um planejamento de escalabilidade não está restrito às startups. É um conceito que abrange todas as empresas dos mais diversos segmentos. Aqui, a meta é encontrar a melhor maneira de preparar o seu negócio para crescer de forma sustentável, com alto padrão de qualidade e com menos custos. Agora que tudo ficou esclarecido, está na hora de vencer o desafio lançado e fazer o faturamento da sua marca decolar. 

 

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