Conheça o segredo das empresas que fazem mais com menos para expandir o negócio
Você deve estar acostumado a ouvir que para ganhar mais é preciso trabalhar mais. No entanto, o mundo corporativo não funciona dessa maneira. Um dos indicadores de sucesso e crescimento de uma empresa é justamente o contrário: produzir mais com menos. O segredo é ser escalável.
Gostou da ideia? Então, está lançado o desafio: fazer a sua empresa produzir mais com menos.
Calma, nós sabemos que, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer bem as regras do jogo. Por isso, nos próximos tópicos você vai entender o conceito de escalabilidade e sua importância, além de descobrir se o seu negócio já está no caminho certo.
Lembre-se, estamos falando do futuro da sua empresa, tem que levar o desafio a sério!
Escalabilidade é conseguir aumentar o faturamento sem aumentar os custos. Significa organizar os processos da cadeia produtiva e todas as atividades internas e externas da empresa para potencializar a produtividade ao mesmo tempo em que reduz os gastos, sem a necessidade de modificar ou sobrecarregar a estrutura do negócio.
A conta é simples: o custo médio de produção (tudo o que se refere a fábrica, mão de obra, equipamentos e recursos) diminui à medida em que o volume de produtos cresce.
A economia de escala tem como objetivo preparar a infraestrutura e o modelo de negócio para dar conta da demanda, independentemente da quantidade de pedidos. Quanto mais o tempo passa, melhor e mais eficiente deve ser o processo.
Apesar de não ser o único fator determinante para alto desempenho dos resultados no final do mês, analisar a escalabilidade da empresa é fundamental. Afinal, ela serve como um termômetro para vários aspectos, como:
• saber o potencial da empresa;
• prever futuras falhas no modelo de negócio;
• medir o potencial de crescimento da empresa;
• avaliar até que ponto o negócio pode expandir;
• indicar as chances de sucesso de um projeto em desenvolvimento;
• indicar se a empresa tem capacidade de produzir o retorno sobre o investimento feito no início do projeto.
Conheça alguns exemplos de gigantes do mercado que potencializaram o seu faturamento com essa filosofia de crescimento:
• Produtos digitais de educação – Udacity, Udemy, Coursera, Khan Academy;
• Produtos digitais de prestação de serviços – Uber, Amazon, Airbnb;
• Franquias – no famoso modelo franchising, o empreendedor expande a sua marca com poucos recursos, já que o franqueado irá arcar com o investimento e se responsabilizará pela loja;
• Softwares e Licenciamento do know-how – depois de desenvolvido o sistema, basta o usuário realizar o download para ter acesso ao produto.
• Software como Serviço (SaaS) – a diferença nesse caso para o software tradicional é que o usuário não precisa realizar o download. É só acessar a plataforma online mediante o pagamento recorrente.
• Soluções Cloud (IaaS) – fornecedoras de infraestrutura com princípios de elasticidade, em que o uso e pagamento são conforme a demanda do negócio sem exigir investimento em hardware.
Ou seja, os casos citados apostaram em produtos e serviços que, após o desenvolvimento, podem ser adquiridos por um número muito maior de clientes sem afetar o seu método de produção.
Para deixar ainda mais claro o quão importante é estar atento sobre a escalabilidade do seu negócio, veja mais alguns benefícios das empresas escaláveis:
• gera mais empregos;
• aumenta o faturamento;
• gera mais impacto no seu mercado de atuação;
• produção em grandes quantidades com menos recursos.
Veja como reduzir os desperdícios de produção em 8 passos.
Agora que você já entendeu porque é importante ficar de olho na escalabilidade, o primeiro passo é compreender a realidade da sua companhia. Será que ela é escalável? Para descobrir isso, basta responder com sinceridade as próximas três perguntas:
1. Novos colaboradores aprendem fácil o trabalho? Os processos da empresa precisam ser facilmente compartilhados com outras pessoas.
2. Quão único é o seu negócio? O seu produto precisa ser resultado de uma oportunidade de mercado aliada ao conhecimento específico para oferecer valor agregado ao consumidor.
3. Está preparado para a produção em massa? O seu negócio precisa ser replicável e ter capacidade de gerar receita recorrente.
A partir do momento em que se inicia um plano de expansão, é preciso ter em mente que as coisas na empresa vão mudar. Fique tranquilo, as mudanças são normais e fazem parte de qualquer processo de crescimento, basta estar atento a esses pontos e preparado para as transformações.
1. Tudo começa pela gestão – Antes de se deixar levar pelo entusiasmo da possibilidade de ver sua empresa crescer exponencialmente, o gestor deve fazer uma autoavaliação e analisar se o seu perfil é compatível com o conceito. Quem não seria compatível com altas margens de lucros?
Pode parecer uma pergunta sem sentido, mas se o dono do negócio gosta de colocar a “mão na massa” e sempre acompanhar a fabricação do produto, quando a produção começar a crescer surgirão outras atribuições para ele administrar e, dificilmente, será possível continuar participando da produção. Aprender a delegar funções e gerenciar novas demandas fazem parte do crescimento da marca e a liderança precisa estar ciente disso.
2. A equipe é o maior ativo da empresa – Conforme o negócio expande sua participação no mercado, é necessário aumentar a equipe para dar suporte ao volume de trabalho. A partir disso, tenha o treinamento e a capacitação desses profissionais como prioridade e incorpore o aprendizado constante no DNA da cultura interna. Um time bem preparado tecnicamente garante a alta qualidade do serviço, sem desperdícios, reduz falhas, elimina retrabalho e, consequentemente, aumenta a satisfação dos seus clientes.
Saiba porque o maior ativo da empresa é o colaborador.
3. Cada um na sua especialidade – Já que estamos falando de equipe, vale ressaltar que é preciso delegar funções conforme a especialidade de cada profissional. Deixe as atividades claramente definidas e com seus respectivos responsáveis para que as tarefas sejam executadas da maneira mais organizada possível.
4. Ordem na produção – Padronize a cadeia produtiva para que o processo seja facilmente replicável. Além disso, quando a linha de produção é bem definida e organizada, possibilita encontrar alguns gargalhos – que se camuflam em nossa rotina e passam despercebidos – que só atrapalham a eficiência da indústria e precisam ser identificados e resolvidos.
Conheça 10 formas de ganhar mais produtividade na indústria.
5. De olho no maquinário – Para produzir mais com menos, é primordial que o básico esteja funcionando perfeitamente. Por isso, certifique-se da qualidade dos seus equipamentos, analise o que pode ser melhorado e o que falta para que as máquinas consigam manter o desempenho durante o crescimento. Fique atento, às vezes um simples realinhamento entre a divisão de funções é o suficiente para ajudar a potencializar o rendimento.
6. Olhar para fora – Além de observar os seus processos internos, outro fator que contribui nessa fase de expansão é saber negociar na hora de adquirir matéria-prima. Isso mesmo, quanto maior a quantidade de insumos que você precisar comprar, menor deve ser o valor pago. Pode parecer óbvio, mas não se esqueça desse detalhe, ele irá render um grande desconto no final da compra.
Nessa etapa do post, você já deve estar fazendo um diagnostico mental do nível de escalabilidade da sua empresa, o que está funcionando bem e o que precisa ser aperfeiçoado. Em meio a essa autoanálise, outro ponto requer atenção: o seu software de gestão também precisa ser escalável.
A solução ideal é aquela que tem “um olho no presente e outro no futuro”. Isso quer dizer que o sistema atende as suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte durante o crescimento do seu negócio.
O ERP deve disponibilizar ferramentas e recursos que atendam às demandas que surgirão com a expansão da marca, além de estar preparado para o aumento considerável no número de acessos. Tudo isso, sem exigir novas atualizações ou outras versões do software. Um sistema escalável consegue acompanhar o crescimento da sua empresa mantendo a mesma estrutura que o usuário já usa.
Além disso, a grande cereja do bolo, é o parceiro de gestão oferecer uma metodologia de treinamento facilitada e flexível. Acredite, isso faz toda a diferença na hora de treinar novos colaboradores e ajuda na escalabilidade do seu negócio.
Saiba como encontrar a solução que vai impulsionar o seu negócio.
Ter um planejamento de escalabilidade não está restrito às startups. É um conceito que abrange todas as empresas dos mais diversos segmentos. Aqui, a meta é encontrar a melhor maneira de preparar o seu negócio para crescer de forma sustentável, com alto padrão de qualidade e com menos custos. Agora que tudo ficou esclarecido, está na hora de vencer o desafio lançado e fazer o faturamento da sua marca decolar.