Reduza os desperdícios de produção em 8 passos - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Reduza os desperdícios de produção em 8 passos

Estratégias de gestão e planejamento são fundamentais para reverter esse quadro

reduzir-desperdicio-producao

Desde os primórdios da Era Industrial, o desperdício de produção é um dos maiores desafios enfrentados diariamente pelas organizações. Há inúmeras razões pelas quais esse fator continua agravando a saúde financeira das empresas. Contudo, a falta de planejamento e a má gestão ainda são alguns dos principais desencadeadores desse problema. 

A crescente competitividade do mercado e o aumento no nível de exigência dos consumidores por produtos de qualidade têm colaborado para que companhias dos mais diversos portes se sintam apreensivas com o excesso de perdas em todas as etapas da cadeia produtiva. 

Daqui para frente, você entenderá quais são as razões pelas quais não consegue acabar com os desperdícios desenfreados no seu negócio, além de descobrir maneiras práticas para reduzi-los de uma vez por todas.

A excelência começa pela gestão de produção

Pode até parecer clichê falar sobre a importância da gestão, no entanto, muitas organizações ainda não sabem como aplicá-la corretamente em suas atividades. 

Os processos de produção de matérias-primas são, por vezes, complexos e necessitam de planejamentos eficientes, com o propósito de evitar falhas ao longo do percurso. É nesse momento que estratégias de gerenciamento devem ser implementadas, a fim de supervisionar todas as fases de fabricação.

A gestão de produção tem o importante papel de desenvolver melhorias, solucionando de maneira ágil e assertiva os principais problemas envolvidos. No entanto, essa tarefa não deve ficar somente sob responsabilidade dos executivos da empresa. Ela também precisa ser executada pelos demais colaboradores e receber contribuições, ideias e sugestões de melhorias.

Desperdícios ocultos e visíveis: como diferenciá-los? 

Ao falar em desperdícios no chão de fábrica, logo nos vem à mente os problemas relacionados à produção excessiva de insumos, aos defeitos em maquinários e ao contínuo retrabalho ocasionado por falha humana. 

Porém, há outras razões menos explícitas que também causam graves prejuízos. Confira os principais desperdícios ocultos nas organizações: 

• Má administração do tempo de produção (Lead Time)

• Estoque excedente

• Pequenos erros e falhas

• Tempo perdido com ociosidades, greves e acidentes de trabalho

• Logística de transportes ineficiente

• Especificações incorretas advindas dos clientes

• Procedimentos desnecessários

• Má utilização dos insumos

• Perda de pequenos materiais (parafusos, chapas, etc)

• Equipamentos ligados sem uso recorrente

Através dos exemplos citados, é possível perceber que os desperdícios englobam os mais diversos fatores – indo do excesso de materiais até problemas relativos à infraestrutura e transporte. Em geral, todas essas falhas estão relacionadas à gestão ineficiente de processos e à ausência de um planejamento bem delineado. 

Quer se aprofundar sobre o tema e descobrir quais são os 7 principais desperdícios da indústria? Então veja Como ter uma indústria mais produtiva com o Sistema Toyota de Produção

Colocando em prática 

Agora, você já conhece alguns dos principais desperdícios – visíveis e ocultos – e entende que, para solucioná-los, é necessário investir em estratégias de gestão. Por isso, selecionamos 8 medidas infalíveis para ajudá-lo (a):

1 – Avalie a cadeia produtiva

Inúmeras companhias quando entram no vermelho acabam se desesperando e não sabem por onde começar a cortar gastos. O primeiro grande passo é avaliar como está o andamento de toda a produção, identificando problemas e definindo urgentemente medidas de intervenção.

De nada adianta demitir funcionários, cancelar contratos e parar máquinas se os obstáculos estão na própria cadeia produtiva e podem ser solucionados com simples passos. 

Faça um estudo completo da produção e verifique onde estão as principais lacunas, identificando uma a uma e traçando estratégias para minimizar os desperdícios.

2 – Produza somente o necessário

A superprodução é considerada um dos maiores agravantes quando o assunto é o desperdício de matérias-primas na manufatura, resultando em desequilíbrios que afetam todos os setores da organização.

Alguns dos fatores que acarretam esse excesso de fabricação são: planejamento de produção deficiente, perda de clientes, estrutura física incompatível, fabricação mais rápida que o necessário, programas de metas por volume produzido, dentre outros. Portanto, produzir o necessário é o grande segredo para diminuir desperdícios e aumentar o orçamento.

3 – Faça melhorias contínuas na infraestrutura

Ter um ambiente de trabalho com uma ótima infraestrutura pode ser uma excelente alternativa para a redução de desperdícios. Para que isso ocorra, a principal tarefa a ser colocada em prática é a manutenção periódica dos equipamentos utilizados no chão de fábrica. 

Uma máquina que não está em bom funcionamento pode danificar matérias-primas, provocando retrabalhos e tornando todo o processo ainda mais oneroso. Dessa forma, a fiscalização contínua de toda a cadeia produtiva pode mudar totalmente essa realidade, evitando perdas constantes e melhorando significativamente o orçamento da companhia. 

4 – Tenha um controle rigoroso do estoque

Mercadorias paradas em estoque são sinônimo de prejuízo e retrocesso. Além de ocupar o espaço de armazenagem de novos itens, essas matérias-primas inutilizadas acabam ficando obsoletas com o passar do tempo ou são descartadas, transformando-se em um grande desperdício de mão de obra, tempo e dinheiro. 

Uma das medidas mais eficazes para solucionar esse problema é com a adoção de um ERP. Descubra: Por que utilizar software de gestão no controle de estoque

5 – Preze pela qualidade  

Produzir uma grande quantidade de insumos e não prezar pela qualidade dos materiais é um grande erro, pois provoca retrabalhos e perda de materiais constantemente. 

Portanto, o pensamento “antes feito que perfeito” não pode ser uma realidade dentro da cadeia produtiva, uma vez que acarretará em desperdícios e prejuízos em todas as fases de fabricação. 

6 – Reutilize matérias-primas

A preocupação crescente com a sustentabilidade também deve estar presente na produção e na cultura organizacional. Diariamente, a quantidade de matérias-primas inutilizadas é enorme, ocasionando, muitas vezes, em descarte inadequado e desperdício de dinheiro.

Com o propósito de contornar esse problema, é interessante que as organizações criem políticas de responsabilidade ambiental e programas de treinamento com todos os colaboradores. O propósito é conscientizá-los sobre a importância da reutilização dos produtos, visando a saúde financeira da empresa e a conservação do meio ambiente. 

7 -  Logística de materiais

Pensar na logística dos materiais é outro fator que pode contribuir para minimizar desperdícios no chão de fábrica. Com um planejamento eficiente, desde a entrada dos produtos na companhia até o seu transporte ao cliente final, é possível analisar as falhas que ocorrem ao longo de toda a cadeia de suprimentos e, posteriormente, aplicar o conceito de Logística Integrada na produção. 

8 - Contrate um ERP

O apoio da tecnologia se tornou imprescindível para a realização de uma gestão de produção bem alinhada, garantindo processos automatizados, integrados e mais precisos. Em razão disso, todas as empresas necessitam do auxílio de um software de gestão corporativa – também denominado Enterprise Resource Planning (ERP) – que possibilita um gerenciamento completo de todos os seus setores e atividades. 

O seu negócio ainda não possui um ERP? Então confira agora quais são as 9 razões para a sua empresa adotar um software de gestão.

Chat
Email
Telefone