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O que é Bill of Materials (BOM), para que serve e como usar na manufatura

O BOM possibilita uma fonte centralizada de informações para fabricar novos produtos

O que é Bill of Materials (BOM), para que serve e como usar na manufatura

A Bill of Material (BOM) é uma peça fundamental para o chão de fábrica. O processo de produção pode ser comparado a preparar um prato diferente em uma cozinha nova, sem uma receita.

Fica mais difícil quando não se sabe quais ingredientes usar e quais processos devem ser executados. O mesmo acontece em uma fábrica, durante a criação ou produção de um produto feito do zero.

É fundamental que todo fabricante tenha um documento guia antes de iniciar qualquer produção. Dessa forma, é possível identificar quais elementos são necessários para ser produtivo, evitar paradas não programadas e manter o cronograma em dia.

Continue a leitura para entender tudo sobre a BOM - sua definição, tipos, estruturas e como fazer melhor o uso das listas.

O que é Bill of Material (BOM)?

BOM (Bill of Material) pode ser definido como uma lista completa de materiais, que detalha todos os itens necessários para construir, fabricar ou reparar um produto. Geralmente, essa lista também pode ser chamada de estrutura de produto, lista de componentes de montagem ou receita de produção.

A lista de materiais abrange matérias-primas, conjuntos, subconjuntos, peças, componentes e quantidades necessárias para fabricar um produto

Agora que sua definição foi apresentada, é importante ressaltar que essa lista ajuda as empresas a:

• Planejar compras de matérias-primas;

• Estimar custos de material;

• Controlar estoque;

• Rastrear e planejar os requisitos de material;

• Manter registros precisos;

• Garantir a constância do fornecimento e reduzir o desperdício.

Para que serve uma BOM (Bill of Material)?

Uma lista de materiais serve como base dos sistemas de planejamento da produção e as informações nela contidas fornecem os dados básicos para outros processos de negócios, como planejamento de recursos de manufatura, custo do produto, fornecimento de material para produção e manutenção.

Como a BOM combina todas as informações possíveis para a construção de um produto final, ela encontra amplo uso em departamentos além da fabricação, como engenharia, design, vendas, gerenciamento de materiais e gerenciamento de fábrica.

A lista de materiais também desempenha um papel de liderança no gerenciamento de projetos. Ao terceirizar atividades de manufatura, é extremamente importante criar uma BOM precisa, rigorosamente revisada e atualizada sempre que for entregue a um fabricante ou fornecedor, caso contrário, você pode esperar alguns atrasos na entrega.

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Estruturas da lista BOM

Geralmente, a lista de materiais é hierárquica com o produto acabado no topo, incluindo códigos de produtos, descrições de peças, quantidades, custos e especificações adicionais.

Entre os métodos mais comuns de representação de uma BOM, estão os seguintes:

Lista de materiais de nível único (Single Level Bill Of Material) 

É uma lista relativamente simples de um produto. Nesse tipo, cada conjunto ou subconjunto é mostrado apenas uma vez, com a quantidade correspondente necessária de cada um para fazer o produto. 

Embora seja fácil de desenvolver, esse tipo de BOM não é adequado para produtos complexos pois não especifica a relação entre as peças pai e filho ou entre montagens e submontagens. Se o produto falhar, uma BOM de nível único torna difícil determinar qual peça precisa ser substituída ou reparada.

Lista de materiais multinível (Multilevel bill of material)

Exige mais trabalho para criar, mas oferece mais detalhes e especificidades nas partes pai e filho no produto. Em uma lista técnica multinível, o material total necessário é mostrado. Além disso, a estrutura do produto é recuada para mostrar a relação entre os produtos, bem como montagens e submontagens.

O que incluir em uma lista de materiais BOM?

Como uma das principais funções da lista de materiais é garantir que o produto seja construído da maneira certa, inclua partes específicas dos dados do produto no registro. Aqui está uma lista de informações de alto nível para incluir em seu registro BOM:

Nível da estrutura - Atribua a cada item um número para detalhar onde se encaixa na hierarquia da lista. Isso permite que qualquer pessoa com conhecimento da estrutura BOM entenda rapidamente;

Número da peça - Dê um código a cada peça ou montagem para fazer referência e identificá-las rapidamente;  

Nome - Registre o nome de cada item, facilitando a identificação das peças;

Fase - Registre em que estágio o item está em seu ciclo de vida. Por exemplo: 'Em produção', 'Não lançadas' ou 'Em projeto';

Descrição - Forneça uma descrição detalhada de cada etapa, isso ajudará a distinguir e identificar mais rapidamente as partes do projeto;

Quantidade - Registre a quantidade de peças a serem usadas em cada montagem ou submontagem para orientar as decisões de compra e fabricação;

Unidade de medida - Classifique a unidade medida que o item deve ser comprado/fabricado, seja consistente em todas as peças semelhantes;

Tipo de Aquisição - Documente como cada item é adquirido;

Notas - Anote tudo o que for relevante para manter todos que interagem com a sua lista atualizados.

Documentar essas informações em sua lista de materiais manterá as atividades de negócios e de manufatura alinhadas.

Os 3 tipos de Bill of Material

Existem três tipos principais de BOMs que você deve conhecer:

1. Lista de materiais de manufatura (Manufacturing bill of materials - MBOM)

Uma MBOM inclui uma lista estruturada de todos os itens ou subconjuntos necessários para fazer um produto entregável. Além das informações sobre peças individuais, também inclui informações sobre as peças que requerem processamento antes da montagem e explica como vários componentes se relacionam entre si.

As informações na MBOM são então compartilhadas com todos os sistemas de negócios integrados envolvidos no pedido e construção do produto, incluindo o ERP e em alguns casos o sistema MES.

2. Lista de materiais de engenharia (Engineering bill of materials - EBOM)

A EBOM define conjuntos ou peças conforme projetado pelo departamento de engenharia, mostrando a estrutura do componente de uma perspectiva funcional, consiste em um desenho mecânico ou técnico de um produto.

É normalmente desenvolvida por engenheiros usando ferramentas de design auxiliado por computador (CAD) ou de automação de projeto eletrônico, e é comum ter mais de uma EBOM para um produto conforme o design passa por uma série de revisões.

3. Lista de materiais de vendas (Sales bill of materials - SBOM)

A SBOM define detalhes do produto antes da montagem. Nela, a lista de produtos acabados e os componentes necessários para desenvolvê-la aparecem separadamente no documento de pedido de venda. Aqui, o produto acabado é administrado como um item de venda em vez de um item de estoque.

É importante observar que cada tipo de BOM envolverá uma estrutura e um nível de detalhe diferente. Por exemplo, uma EBOM pode listar peças relacionadas a uma função específica, já a MBOM lista todos os materiais usados ​​na fabricação de um produto.

Como criar uma lista de materiais eficiente

Documente todos os itens que serão usados

Existem elementos usados durante a produção de um produto, que podem ser  deixados de lado durante o processo de mapeamento dos elementos necessários para a produção, como por exemplo, etiquetas, cola, fiação, caixas e muito mais.

Quando isso é deixado de lado da ficha técnica, pode ser negligenciado no futuro e causar interrupções durante a produção.

Por isso, os gestores ou responsáveis precisam listar esses itens, mesmo que pareçam irrelevantes.

Anexe todos os documentos e arquivos importantes

Enquanto a BOM é criada, é preciso manter um registro minimamente documento para consulta e assim, evitar possíveis confusões, problemas com qualidade ou atrasos, por falta de conhecimento.

Leve em consideração quem vai consultar a BOM

Apesar do processo de produção e matérias-primas necessárias de um produto parecer simples para quem fez, a BOM deve incluir o máximo possível de detalhes, especialmente quando não existe uma interação próxima entre quem criou e quem produzirá.

Como aproveitar a Bill of Materials ao máximo? 

Alguns ERPs customizados, como o TECNICON Business Suite, têm recursos próprios que simplificam a criação e o gerenciamento de BOMs. Isso não apenas economiza tempo, mas também garante a eliminação de erros humanos que podem ocorrer por ter que inserir dados novamente.

Além disso, também facilita a aquisição de peças. Enquanto o departamento de engenharia está ocupado no planejamento do produto, a equipe de compras pode ter acesso ao EBOM para ver quais itens importantes de longo prazo são necessários e fazer o pedido com antecedência. E como tudo é gerenciado pelo sistema, a aquisição é vinculada automaticamente ao seu estoque.

Principais informações

Uma lista de materiais (BOM) é uma lista estruturada, que identifica todos os materiais e componentes necessários para construir um produto, bem como as instruções para aquisição e uso dos materiais.

Uma BOM ajuda as fábricas a planejarem as compras de materiais, estimar custos, planejar e controlar estoques e minimizar qualquer atraso e desperdício durante a produção.

Uma lista de materiais precisa e completa ajuda a identificar a causa de uma falha na produção do produto e a trabalhar rapidamente para substituir as peças, materiais e componentes defeituosos.

Com a lista de materiais integrada ao ERP, há a garantia que todos os envolvidos estejam trabalhando com a versão mais recente e precisa do projeto e que a comunicação entre os departamentos seja eficaz.

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Veja também: Apontamento de produção: como implantar e automatizar a cadeia produtiva.

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