Henry Ford nos deixou ensinamentos que ainda são atuais. Veja como aplicá-los para potencializar seu negócio.
Henry Ford revolucionou a maneira de se trabalhar dentro das fábricas, criou sistemas mais rápidos de produção, aumentou os lucros e ainda motivou seus funcionários com salários mais altos.
Na era da rápida troca de informações, o que mais se busca dentro das empresas é produzir mais em menos tempo, com o máximo de lucro. Atualmente, os princípios de Ford são e podem ser aplicados além do chão de fábrica, otimizando as tarefas diárias em todas as áreas.
Para aplicá-los com êxito, precisamos entender não só o modelo de produção do Fordismo, mas também os pensamentos do seu idealizador, Henry Ford.
Henry Ford foi um dos mais brilhantes empreendedores que já existiram e construiu uma das maiores empresas automobilísticas do mundo, a Ford Motor Company. Pragmático, seu ideal era: "fazer a mercadoria da melhor qualidade possível, no menor custo possível, pagando o mais alto salário possível".
Ele defendia que os negócios existiam para serem uma solução e mudarem o mundo, com o objetivo de inovar produzindo algo de valor para a sociedade e aprimorando a solução constantemente.
E assim, ele desenvolveu uma linha de produção em série inovadora para a época, popularizando o uso do automóvel e o sistema Fordismo.
O reconhecimento da Ford que conhecemos hoje partiu baseando-se em três princípios desenvolvidos por Henry Ford, tornando-os ponto de partida para diversas empresa atuais:
• Princípio de Intensificação: Entregar o produto mais cedo do que o esperado no mercado, intensificando a produção com a aplicação imediata dos equipamentos e da matéria-prima.
• Princípio de Economicidade: Reduzir ao mínimo o estoque de matéria prima, aumentar a velocidade da produção e vender o produto antes de ser fabricado, garantindo que o dinheiro para as despesas da empresa entraria antes que o produto saísse.
• Princípio de Produtividade: Aumento da fabricação por meio da padronização da linha de montagem e a especialização dos funcionários, reduzindo o tempo gasto e melhorando o desempenho.
Mais do que pensar na literalidade dos princípios, precisamos conhecer os pensamentos por trás da criação deles. Elencamos algumas citações de Ford para relacionar e aprender sobre a ideologia Fordista:
Às vezes perdemos horas em tarefas não prioritárias, ou nos perdemos e demoramos demais na execução de algo que deveria ser rápido, esquecendo o quanto nosso tempo é valioso.
E como o próprio Henry Ford disse "nada é difícil se for dividido em pequenas partes". Por isso, para maximizar a produtividade tanto individual quanto em equipe, é preciso fragmentar um projeto ou tarefa, dividindo por prioridades e especializações de cada executor.
Deve-se ter metas e planos de ação lúdicos para entender por onde começar e como progredir. Essa é uma visão estratégica que traz mais segurança nas decisões e conduz as entregas, desmembrando todas as ações e executando da melhor forma possível.
Identificar falhas em processos pode ser tarefa fácil, mas mais do que críticas precisamos da resolução dos problemas.
E aí entra a administração científica: pesquise, ouça o feedback dos seus clientes e observe as situações. Assim, substitua o apontamento dos problemas cotidianos pelo desenvolvimento das soluções.
Essa é a lógica de um verdadeiro líder, e serve para manter o avanço das equipes e da empresa, direcionando rumo à prosperidade e intensificação dos resultados.
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Precisamos ter consciência que o dinheiro deve ser investido, com planejamento financeiro, realocação de gastos, compra de bons equipamentos e acessórios para o serviço.
Podemos relacionar a frase com a economicidade: o investimento nas ferramentas certas garante menos falhas e imprevistos, facilitando entregas mais rápidas.
Deve-se pensar sempre em planejamentos a longo prazo e investir na qualidade dos produtos e recursos necessários para a produção.
Tudo precisa ter uma razão de existir. Como já dito no início do artigo, Ford defendia que os negócios deveriam servir para inovar e transformar para melhor a nossa realidade. E não visando somente o lucro, que por si só, não direciona à evolução.
É preciso estabelecer missão e valores, e o que você como pessoa física ou jurídica busca alcançar e entregar à sociedade.
Esse pensamento está intimamente relacionado ao desenvolvimento da cultura de uma organização, o que estabelece vínculos e lealdade entre todos os colaboradores e clientes.
Vimos que o Fordismo não se limita apenas à imagem das enormes linhas de produção. Podemos absorver muitos dos ensinamentos de Henry Ford para os novos modelos de negócios e a forma de realizar nossas atividades e rotinas corporativas.
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