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Além da produção: como o Fordismo influencia os modelos de negócio atuais?

Henry Ford nos deixou ensinamentos que ainda são atuais. Veja como aplicá-los para potencializar seu negócio.

Além da produção: como o Fordismo influencia os modelos de negócio atuais?

Henry Ford revolucionou a maneira de se trabalhar dentro das fábricas, criou sistemas mais rápidos de produção, aumentou os lucros e ainda motivou seus funcionários com salários mais altos. 

Na era da rápida troca de informações, o que mais se busca dentro das empresas é produzir mais em menos tempo, com o máximo de lucro. Atualmente, os princípios de Ford são e podem ser aplicados além do chão de fábrica, otimizando as tarefas diárias em todas as áreas. 

Para aplicá-los com êxito, precisamos entender não só o modelo de produção do Fordismo, mas também os pensamentos do seu idealizador, Henry Ford.

O empreendedor Henry Ford

Henry Ford foi um dos mais brilhantes empreendedores que já existiram e construiu uma das maiores empresas automobilísticas do mundo, a Ford Motor Company. Pragmático, seu ideal era: "fazer a mercadoria da melhor qualidade possível, no menor custo possível, pagando o mais alto salário possível". 

Ele defendia que os negócios existiam para serem uma solução e mudarem o mundo, com o objetivo de inovar produzindo algo de valor para a sociedade e aprimorando a solução constantemente.

E assim, ele desenvolveu uma linha de produção em série inovadora para a época, popularizando o uso do automóvel e o sistema Fordismo. 

Princípios do Fordismo

O reconhecimento da Ford que conhecemos hoje partiu baseando-se em três princípios desenvolvidos por Henry Ford, tornando-os ponto de partida para diversas empresa atuais: 

• Princípio de Intensificação: Entregar o produto mais cedo do que o esperado no mercado, intensificando a produção com a aplicação imediata dos equipamentos e da matéria-prima.

• Princípio de Economicidade: Reduzir ao mínimo o estoque de matéria prima, aumentar a velocidade da produção e vender o produto antes de ser fabricado, garantindo que o dinheiro para as despesas da empresa entraria antes que o produto saísse.

• Princípio de Produtividade: Aumento da fabricação por meio da padronização da linha de montagem e a especialização dos funcionários, reduzindo o tempo gasto e melhorando o desempenho.

Como aplicamos os princípios fordistas em outras áreas?

Mais do que pensar na literalidade dos princípios, precisamos conhecer os pensamentos por trás da criação deles. Elencamos algumas citações de Ford para relacionar e aprender sobre a ideologia Fordista:

1. "A perda de tempo ocorre com muita facilidade, mas é muito difícil corrigi-la, porque o tempo perdido não se torna tão evidente quanto um material desperdiçado..."

Às vezes perdemos horas em tarefas não prioritárias, ou nos perdemos e demoramos demais na execução de algo que deveria ser rápido, esquecendo o quanto nosso tempo é valioso.

E como o próprio Henry Ford disse "nada é difícil se for dividido em pequenas partes". Por isso, para maximizar a produtividade tanto individual quanto em equipe, é preciso fragmentar um projeto ou tarefa, dividindo por prioridades e especializações de cada executor.

Deve-se ter metas e planos de ação lúdicos para entender por onde começar e como progredir. Essa é uma visão estratégica que traz mais segurança nas decisões e conduz as entregas, desmembrando todas as ações e executando da melhor forma possível. 

2."Não encontre um defeito, encontre a solução" 

Identificar falhas em processos pode ser tarefa fácil, mas mais do que críticas precisamos da resolução dos problemas. 

E aí entra a administração científica: pesquise, ouça o feedback dos seus clientes e  observe as situações. Assim, substitua o apontamento dos problemas cotidianos pelo desenvolvimento das soluções.

Essa é a lógica de um verdadeiro líder, e serve para manter o avanço das equipes e da empresa, direcionando rumo à prosperidade e intensificação dos resultados.

Conheça o Papel do líder no “novo normal”: como agir, motivar e adaptar equipes?

3. "Economia não tem relação com o total gasto. Mas tem relação com a sabedoria em como gastar o dinheiro."  

Precisamos ter consciência que o dinheiro deve ser investido, com planejamento financeiro, realocação de gastos, compra de bons equipamentos e acessórios para o serviço. 

Podemos relacionar a frase com a economicidade: o investimento nas ferramentas certas garante menos falhas e imprevistos, facilitando entregas mais rápidas.

Deve-se pensar sempre em planejamentos a longo prazo e investir na qualidade dos produtos e recursos necessários para a produção. 

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No Fordismo, tudo precisa ter um por quê

Tudo precisa ter uma razão de existir. Como já dito no início do artigo, Ford defendia que os negócios deveriam servir para inovar e transformar para melhor a nossa realidade. E não visando somente o lucro, que por si só, não direciona à evolução.

É preciso estabelecer missão e valores, e o que você como pessoa física ou jurídica busca alcançar e entregar à sociedade.  

Esse pensamento está intimamente relacionado ao desenvolvimento da cultura de uma organização, o que estabelece vínculos e lealdade entre todos os colaboradores e clientes.

Vimos que o Fordismo não se limita apenas à imagem das enormes linhas de produção. Podemos absorver muitos dos ensinamentos de Henry Ford para os novos modelos de negócios e a forma de realizar nossas atividades e rotinas corporativas. 

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