Aumente os resultados da sua empresa tendo o controle de estoque como facilitador
Planejamento é a palavra-chave para qualquer empresa que busca um bom funcionamento de toda a sua cadeia produtiva.
Um bom controle de estoque é uma estratégia necessária para gerar mais vendas e, consequentemente, aumentar a receita da sua empresa.
O controle dos centros de custos, dos bens e dos serviços prestados e solicitados são essenciais para que o planejamento seja feito de maneira assertiva.
É comum a ideia de que "não se mexe em time que está ganhando". Aplicando este conceito ao meio empresarial, uma vez que um determinado negócio esteja vendendo bem, não seria prioritário implementar mudanças na gestão de estoque, materiais, serviços e bens, certo?
Depende. Se o gerenciamento do estoque é feito de maneira eficaz, com um bom planejamento, cadastro de produtos com quantidade e controle de qualidade, transferência estratégica de produtos entre unidades e compras inteligentes, realmente não seria necessário, por hora, implementar grandes mudanças à gestão.
Se existe um bom controle sobre as demandas e custos dos departamentos internos da empresa, bens e serviços, estas áreas estariam, supostamente, bem resolvidas e gerando maior lucro para a organização.
Por isso, apresentamos a Área de Negócio Materiais da solução TECNICON, que pode te auxiliar nos processos de estocagem de maneira automatizada.
A gestão de estoque inteligente é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas.
O equilíbrio entre a quantidade necessária em estoque e sua movimentação são grandes aliados, evitando o capital imobilizado e, ao mesmo tempo, possuindo os produtos necessários para suprir as demandas de venda e giro de estoque.
Além disso, a partir de uma boa gestão e acompanhamento é possível identificar quais são os produtos que tem melhor saída e aqueles que tem menor procura, ou ainda administrar melhor a matéria-prima em estoque com as previsões de compras futuras.
Assim, você poderá focar seus esforços na rotatividade de estoque, evitará perdas e terá previsões de vendas e metas muito mais assertivas.
A gestão eficiente de estoque ainda é essencial em empresas que buscam implementar o MFV, ou Mapeamento do Fluxo de Valor, a fim de seguir com a produção nos moldes da Lean Manufacturing.
Para que toda a sua gestão faça sentido, existem algumas premissas a serem consideradas ao cadastrar seus produtos em seu software de gestão.
Mas como gerenciar estoques e recursos de maneira assertiva sem uma visão completa de todos os centros de custos, tributação e parametrizações?
Medidas como as citadas acima podem fornecer as informações necessárias para realocar gastos, transferir produtos entre as unidades de estoque, prever com maior precisão as demandas de matéria-prima e fazer a requisição de produtos aos fornecedores com antecedência.
A montagem de uma estrutura organizacional com distinção de departamentos, centros de resultados e vinculando produtos a cada um deles possibilita entender melhor os pontos onde é necessário realocar esforços e gastos, quais são as reais “dores” e como identificar pontos de melhoria.
São vários os fatores que precisam ser levados em conta para uma produção que corresponda ao desempenho previsto e desejado pela empresa.
A Área de Materiais da Solução TECNICON Business Suite foi desenvolvida para tornar fácil e prático o controle das atividades relacionadas a materiais, produtos e gestão de estoque do seu negócio.
Além disso, os processos inclusos otimizam tempo de cálculo de tributações federais, estaduais e municipais de acordo com o tipo de produto e filial, facilitam a gestão, o cadastro e transferências dos produtos, auxiliam na classificação inteligente de produtos e cria os vínculos necessários entre os processos.
A partir destes vínculos, é possível realizar consultas específicas, analisar pontos de melhoria, gerar automaticamente relatórios, entre outras facilidades que a área de negócio possibilita dentro da nossa solução.
Ao cadastrar seus produtos no sistema da TECNICON, é possível atrelá-los às configurações cadastradas de acordo com as regras de tributações, sejam elas federais (IPI, PIS e COFINS), estaduais (ICMS) ou municipais (ISS).
Além disso, você pode gerar informações de livros fiscais automaticamente, o que facilita muito na escrituração digital de ICMS e IPI para as empresas que precisam enviar o SPED Fiscal à Receita Federal.
Uma vez efetuadas as parametrizações, ele irá vincular o produto e gerar automaticamente todo o processo de entrada e faturamento de notas fiscais, bem como o vínculo às tabelas de impostos e tributação referentes ao produto, às UFs de origem e de destino, tanto para fornecedores quanto para clientes.
Assim, a partir de uma boa estruturação e parametrização, a empresa é beneficiada pela otimização de tempo e pela possibilidade de consultas mais específicas sobre suas tributações.
A classificação do produto não é somente critério de organização para implementação de rotinas como é uma grande aliada no aumento da receita do negócio. Classificar e estruturar seus produtos traz diversos benefícios e novas possibilidades a cada um deles.
Vinculá-los a produtos similares, associados e agregados, por exemplo, amplia significativamente as chances de vendas de kits e o oferecimento de produtos que podem ser do interesse do cliente, aumentando indicadores de itens por nota e ticket médio.
Essas são algumas das ferramentas que a Solução TECNICON Business Suite desenvolveu para alavancar efetivamente os lucros das empresas.
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