Mais que uma estratégia, esta prática sustentável reduz os impactos negativos ao meio ambiente
A Gestão Socioambiental Empresarial é uma estratégia muito importante para as empresas que desejam agregar maior valor competitivo e social, principalmente em um mundo de constante volatilidade e que exigem mais transparência das organizações.
No Brasil, por exemplo, a Lei nº 9605 decreta crime e multas para empresas, instituições ou pessoas jurídicas que causarem algum tipo de impacto negativo ao meio ambiente, como poluição com gases tóxicos ou desmatamento.
Outra Lei nº 12.305/10, conhecida como PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), também exige dos setores públicos e privados a transparência no gerenciamento e reciclagem de resíduos.
Neste artigo, vamos explicar mais sobre este conceito e os benefícios de aplicar práticas de responsabilidade socioambiental na sua empresa.
Antes de entendermos essa estratégia, devemos saber o que é Responsabilidade Social Corporativa (RSC).
O RSC é o comprometimento permanente de uma organização em adotar um comportamento ético a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e de vida da sociedade.
A adoção de práticas para preservar o meio ambiente e a comunidade deverão ser gerenciadas no macroambiente, chamado de Gestão Socioambiental Estratégica (GSE).
O GSE tem o propósito de atingir os objetivos e metas da empresa de forma sustentável, planejando e direcionando todas as interações que ocorram no ecossistema do mercado.
A análise da poluição de um rio, por exemplo, não pode ser observada apenas pelo ponto de vista ambiental, pois ela também causa problemas sociais e econômicos como disseminar doenças e contaminar a água para comunidades locais.
No cenário atual em que vivemos, os consumidores e stakeholders passam a valorizar cada vez mais as práticas sustentáveis das empresas, sendo um fator decisivo para criar um relacionamento com seu público.
Além disso, é possível reduzir custos e reaproveitar de forma adequada resíduos e insumos das indústrias, podendo proporcionar maior competitividade e melhores preços no mercado.
As ações filantrópicas também aumentam a visibilidade e reputação das empresas, gerando maior credibilidade para seus clientes, fornecedores e da sociedade em geral.
Na esfera corporativa, há muitos exemplos de empresas que adotam a sustentabilidade e práticas que favorecem o meio ambiente e a sociedade.
A Nestlé desenvolveu o projeto Nestlé Cocoa Plan que auxilia agricultores de cacau a melhorar suas maneiras de cultivo nas lavouras, investindo em treinamentos para reduzir doenças e gerenciar o uso sustentável da terra.
A Coca-Cola Brasil e o Instituto Coca-Cola Brasil criaram o fundo “Estamos nessa juntos” para apoiar a atividade de catadores de material reciclável e processar testes diagnósticos do Covid-19 para combater os efeitos da crise do coronavírus.
Os recursos do fundo serão direcionados às ONGs e instituições ligadas a empregabilidade, acesso à água e reciclagem.
A Natura vem se preocupando com o natureza desde a sua fundação em 1969, lançando cosméticos produzidos com ativos naturais, desafiando revendedores a cumprirem metas sociais e ambientais e criando o programa “Crer para ver” que contribui com o ensino público do Brasil.
Tornar o seu negócio mais sustentável estimula a inovação, criando valor para os clientes e construindo uma vantagem competitiva, diferenciando-se dos demais concorrentes.
Controlar e neutralizar as emissões de gás carbono produzidas pelas operações das empresas é uma demanda cada vez mais urgente no combate da poluição do ar.
Hoje é possível gerenciar dados ambientais como esse com a ajuda de softwares de gestão especializados, executando análises físico-químicas e microbiológicas de águas, efluentes e resíduos sólidos, documentando rotinas e aplicando normas técnicas relacionadas.
Saiba como a solução TECNICON pode ajudar sua indústria a ser mais sustentável.
A tecnologia oferece diversas facilidades para a vida corporativa. O Cloud Computing consegue compartilhar e armazenar documentos online sem que eles precisem ser impressos, proporcionando maior praticidade, agilidade e economia de papel.
O paperless (escritório sem papel) é uma forma sustentável de reduzir o uso de energia, tinta e ajudar o meio ambiente através da internet. Afinal, a tecnologia das assinaturas eletrônicas permite maior produtividade sem custos com papel.
A produção de bens envolve o esgotamento de recursos naturais e excessivos custos com matérias-primas, podendo ser prejudicial para o ambiente se descartado incorretamente.
O ideal é que as organizações busquem formas de reaproveitar e descartar insumos corretamente, desde o momento da compra, venda e sua distribuição.
Essa logística é um exemplo de uma boa prática sustentável e ecológica do uso correto de embalagens e outros componentes.
Mas o que flexibilizar o regime de trabalho tem a ver com sustentabilidade? Possibilitar que seus colaboradores reduzam horas e adotem o formato home office podem proporcionar economia de recursos ao escritório, redução do trânsito nas ruas e emissões de carbono.
Estimule seus funcionários a abraçarem a cultura de responsabilidade ambiental ao economizar energia, eliminar copos de plástico e reciclar materiais.
Para isso, crie metas coletivas de sustentabilidade, mensure os resultados e comemore cada conquista da equipe. Mostre que essas mudanças fazem parte dos valores da empresa e auxiliam na preservação do meio ambiente.
Incentivar mudanças sustentáveis criam um ambiente favorável para a sua empresa e a sociedade.
A Gestão Socioambiental deve ser levada a sério, um compromisso traçado com seus clientes e ao meio ambiente, agregando valor e credibilidade ao seu negócio diante de um mundo em constante transformações.
Abrace essa causa!
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