Controle de chão de fábrica com ERP torna a indústria mais competitiva - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Controle de chão de fábrica com ERP torna a indústria mais competitiva

A ferramenta realiza a gestão dos processos internos, reduz as perdas e aumenta a produtividade

Imagem meramente ilustrativa para o título: Controle de chão de fábrica com ERP torna a indústria mais competitiva

O setor secundário é caracterizado por toda a produção industrial existente, sendo considerado um ramo de atividade de grande importância para a economia de um país. É nele que todas as matérias-primas são transformadas em diversos produtos manufaturados, que posteriormente serão utilizados para consumo da população. 

Este segmento abrange diversos tipos de indústrias – indo do vestuário até às fábricas automotivas. Nesses locais, encontra-se um dos departamentos mais importantes, o chamado “chão de fábrica”, local onde ocorre toda a fabricação de uma determinada peça ou produto.

No entanto, com o mercado brasileiro voltando a aquecer, as empresas estão em uma verdadeira corrida contra o tempo para conseguirem controlar com eficiência toda a produção. 

Panorama da indústria

De acordo com a última Pesquisa Industrial Mensal Produção Física, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira está em um período econômico bastante positivo. Os dados demonstram que o ano de 2017 fechou em alta de 2,5%, registrando o melhor resultado desde 2010, e a expectativa para 2018 é ainda melhor. 

Saiba o que 2018 reserva para a indústria.

Com esse período promissor para a economia industrial, o mercado se torna bastante competitivo, havendo uma necessidade ainda maior no controle de todas as fases da produção. 

No entanto, para a realização de uma gestão bem estruturada e simplificada, as empresas carecem de uma solução tecnológica, de modo que integre todos os processos, desde a chegada da matéria-prima na fábrica até o produto finalizado e devidamente organizado em estoque.

Por que controlar a produção com um software de gestão? 

No século passado, todos os processos realizados em ambiente fabril eram permeados de falhas humanas e técnicas, pois as dificuldades em ter um controle completo e bem estruturado de todas as fases de produção acabavam prejudicando todo o progresso industrial. Com o passar dos anos, foram criadas algumas alternativas com o auxílio do desenvolvimento tecnológico, para facilitar a gestão.  

Dentre essas inovações, estão presentes os softwares de gestão acompanhados da ferramenta de ERP (Enterprise Resource Planning), que aos poucos foram sendo inseridas nas organizações com o objetivo de auxiliar em todo o controle empresarial, automatizando os processos e integrando os diversos setores em um só lugar, através de um sistema inteiramente informatizado. 

Com a competitividade acirrada entre as companhias e a presença cada vez mais forte de concorrentes, surgiu a necessidade do controle da produção com maior precisão, reduzindo drasticamente os problemas antes existentes. 

Atualmente, esses sistemas estão inseridos no dia a dia de praticamente todas as fábricas (independente de seu porte), e os gestores têm a possibilidade de mapear em tempo real tudo o que está acontecendo na empresa, tendo ao seu alcance todas as informações necessárias para o gerenciamento do negócio.  

Benefícios do ERP para a gestão do chão de fábrica

É possível notar inúmeros benefícios com a utilização do sistema de ERP no chão de fábrica, como: 

• Redução no desperdício de materiais;

• Manutenção constante de máquinas e equipamentos, com um sistema inteligente que emite alertas quando há falhas ou problemas técnicos; 

• Diminuição das filas de espera das máquinas; 

• Aumento expressivo na produtividade; 

• Melhoria na qualidade dos produtos fabricados; 

• Levantamento completo de gastos e investimentos; 

• Controle de toda a produção 24h por dia e em tempo real; dentre outras vantagens.

Confira também os Benefícios da automação de processos nas indústrias.

A nova Era Industrial

É indiscutível que a tecnologia tem sido uma das maiores aliadas dos processos industriais nos últimos anos. O que antes era realizado em dias, ou até mesmo meses, hoje já pode ser solucionado em poucos minutos. A partir daí o desenvolvimento tecnológico na indústria passou a ganhar cada vez mais força, permitindo o desenvolvimento de uma nova Era para o setor, com a chamada Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial. 

A finalidade desse novo modelo é basicamente o de integrar e conectar máquinas, sistemas de automação, etapas de desenvolvimento (que vão da engenharia de produção, passando pela produção da cadeia e terminando com a utilização do produto e seus serviços) com a tecnologia da Internet da Coisas (IoT), utilizando recursos como o Big Data. A intenção é promover uma Transformação Digital em todos os setores dentro da indústria, inclusive no chão de fábrica. 

Você sabia que 42% das indústrias desconhecem a importância das novas tecnologias? Clique aqui e entenda como a Quarta Revolução Industrial vai mudar o seu negócio.

Indústria 4.0 no Brasil

No Brasil, a presença da Indústria 4.0 ainda é um pouco tímida, mas aos poucos ela vai ganhando cada vez mais espaço nas organizações. Segundo a sondagem realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor de metalurgia está entre os que mais utilizam as tecnologias digitais, representando 51% das empresas do setor que fazem uso de pelo menos uma das inovações tecnológicas. 

Agora, o desafio é demonstrar às empresas a importância da digitalização, por meio do investimento tecnológico e da capacitação profissional. A migração para a Quarta Revolução Industrial será realizada aos poucos, mas já promete trazer inúmeros benefícios para a indústria em geral.

Para isso acontecer, as empresas terão que investir ainda mais em soluções de ERP, com foco em softwares que oferecem tecnologia de ponta e  garantem o controle eficaz do chão de fábrica, principalmente, nesse intenso período de competitividade entre as indústrias.

Chat
Email
Telefone