As tendências do setor industrial para 2022 - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

As tendências do setor industrial para 2022

Conheça as sete tendências mais aguardadas para o setor industrial em 2022.

tendencias-setor-industrial-2022

Com o ano de 2021 terminando, o mercado já está de olho em todas as tendências do setor industrial para 2022.

Os avanços tecnológicos nos últimos anos são crescentes e os empresários estão otimistas com todas as possibilidades que o novo ano tem a oferecer para as indústrias de todos os segmentos no país.

O mercado está sempre em busca de novas mudanças, transformações e tecnologias que podem ser facilmente implementadas e capazes de mudar a experiência de compra e venda, além de:

O mundo está mudando drasticamente. E a indústria precisa acompanhar esse progresso para continuar sendo indispensável no mercado.

Existem muitas propostas que já foram apresentadas no setor industrial nos últimos anos, mas que prometem rápidas mudanças no mundo.

7 tendências do setor industrial para 2022

1. Operações sustentáveis

A sustentabilidade é uma pauta antiga no mundo dos negócios, especialmente para as indústrias.

A sociedade tem cobrado um posicionamento das empresas quanto à pauta ambiental e sustentável.

As regulamentações estão ficando cada vez mais rigorosas e os consumidores buscam por empresas comprometidas com a natureza e como as decisões do negócio vão impactar o meio ambiente e o seu futuro.

Muitas indústrias já estão implantando em seus planejamentos anuais a sustentabilidade. Indústrias mais engajadas com o tema é uma forte tendência para 2022.

2. Internet das coisas

Com a internet das coisas industrial (IIoT) a indústria ficará ainda mais inteligente e com apenas um comando, as máquinas poderão operar de forma semi-independente ou, com a mínima intervenção humana possível.

A internet das coisas é rica em dados, ou seja, é capaz de coletar grandes quantidades de informações que podem ser convertidas em decisões mais precisas e inteligentes.

Os dados, hoje, são a chave para gerar grandes mudanças na rotina do chão de fábrica com a automação das tarefas e, como consequência, reduzir falhas, custos e erros a longo prazo.

É importante ressaltar que a proposta da internet das coisas industrial não é reduzir o trabalho humano, mas otimizá-lo para uma melhorar a produtividade e qualidade.

A IIoT é justamente:

 Por isso, essa é uma das grandes apostas do setor industrial para 2022.

3. Big Data Analytics

Big Data refere-se a grandes volumes de dados que as empresas são bombardeadas diariamente. Porém, não importa a quantidade de informações que se conquista e sim, o que a indústria faz com elas para melhorar a estratégia do seu negócio.

Para o ano de 2022, as tendências dentro do Big Data Analytics são:

  1. crescimento da análise preditiva;
  2. evolução da inteligência artificial.

4. Automação industrial

A automação industrial permite que diversos processos repetitivos possam ser automatizados com o uso de tecnologia. Com a automação no setor industrial em 2022, os diretores podem aperfeiçoar suas estratégias, evitar erros e reduzir possíveis falhas no dia a dia.

Com a automação industrial, diretores e gestores podem aproveitar melhor sua equipe de especialistas para a execução de projetos que vão impulsionar as vendas do negócio.

5. Cibersegurança

Com a internet das coisas e o desenvolvimento constante da inteligência artificial, a segurança cibernética tem levantado discussões pelo mundo.

As empresas estão começando a implementar firewalls, proteção antivírus, sistema de prevenção de intrusão, servidores proxy e tantas outras ferramentas de segurança que vão proteger os dados e operações internas.

São muitos os desafios que a cibersegurança vai encontrar no próximo ano, justamente pelo crescimento da tecnologia no dia a dia das empresas. Algumas delas são:

6. Energia limpa e renovável

O crescimento da energia renovável promete acelerar em todo o mundo no próximo ano.

Com o aumento das faturas de energia, o mercado passou a se movimentar. Muitos empresários estão procurando fontes alternativas de energia para reduzir os altos custos com energia. Algo necessário dentro da indústria.

7. Impressão 3D

O mercado de impressão 3D pode atingir mais de 40 bilhões de dólares até o ano de 2025.

Há poucos anos, a impressão 3D era pouco acessível, mas, com o desenvolvimento dessa tecnologia as impressões passaram a ser usadas em diversas indústrias e com fins diferentes.

As impressões 3D são a digitalização da manufatura, feitas a partir de arquivos digitais como desenhos, protótipos ou impressões.

Essa tecnologia pode ser usada para criar todos os tipos de produtos, peças e ajudar a reduzir os custos de produção.

E isso torna algo muito aguardado pelo mercado.

A retenção de talentos

A retenção de talentos não é uma tendência, mas é um tópico que precisa ser amplamente discutido para o ano de 2022.

Na medida que as novas tecnologias são implementadas pelas indústrias, poucos são os profissionais que seguem as tendências tecnológicas do mercado e se atualizam.

Segundo um dos discursos apresentados na premiação das melhores empresas para trabalhar em 2021, feita pelo Great Place to Word, as empresas não estão conseguindo manter seus talentos e podem perder muito com isso.

Junto com as novas tecnologias, é muito importante que as empresas invistam em seus talentos e encontrem formas de mantê-los no negócio para estarem preparadas a todas as mudanças que podem surgir de uma hora para outra.

E essa é uma bandeira que a TECNICON defende!

Saiba mais sobre a premiação: A TECNICON conquista o 7º lugar entre as Melhores Empresas para Trabalhar em TI do Brasil

O ano de 2022 promete grandes avanços tecnológicos, especialmente para aquelas que já são conhecidas. A indústria deve acompanhar as transformações tecnológicas para oferecer bons produtos e boas experiências de compras para os seus clientes.

Os anos 2020 e 2021 foram marcados pelo crescimento tecnológico, como resposta ao isolamento social. O ano de 2022 promete seguir o mesmo ritmo de crescimento, o que é muito positivo para a indústria.

O que você achou das tendências mais aguardadas do setor industrial em 2022?

 

A TECNICON é uma empresa comprometida em oferecer para os seus clientes as melhores funcionalidades que a indústria precisa para um sistema de ERP completo, unificando assim todos os setores do negócio.

Conheça mais sobre o TECNICON Business Suite e mude sua forma de administrar seu negócio.

Solicite uma demonstração clicando aqui

Chat
Email
Telefone