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O que é o Tripé da Sustentabilidade e como abordar o tema na empresa

Conheça os pilares do conceito que trouxe a sustentabilidade para a pauta das organizações

Nos anos 90, época em que a palavra "sustentabilidade" ainda não era popular, o sociólogo britânico John Elkington criou o conceito Triple Bottom Line (Tripé da Sustentabilidade). 

Este conceito prioriza a expansão de um novo modelo de negócio baseado em ações sustentáveis, que passa a considerar o desempenho ambiental das empresas como mais importante do que somente o financeiro.

Neste artigo, vamos entender os pilares deste termo, o porquê as organizações sustentáveis são tão valorizadas e como dar ao seu negócio o símbolo verde.

O que significa Triple Bottom Line?

Em 1987, a ONU lançou o relatório "Nosso Futuro Comum" na Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, introduzindo o conceito de desenvolvimento sustentável na sociedade. Até então, era raro pensar sobre a limitação dos recursos naturais e o impacto corporativo no meio ambiente.

Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade

A sustentabilidade deixou de ser considerada um assunto supérfluo, e hoje ser uma corporação sustentável é mais do que um status, significando conquistar o respeito dos seus consumidores e parceiros. Por isso, o Triple Bottom Line ganhou tanta importância e trouxe um novo mindset para os gestores. 

Para facilitar a visualização, o conceito normalmente é representado pela intersecção de três círculos, cada um deles representando um “P”.

Os três pilares da sustentabilidade

O Tripé da Sustentabilidade inaugurou uma nova maneira das empresas encararem o desenvolvimento de seus negócios: o aspecto econômico não deve ser o único indicador de desempenho e sucesso de uma companhia.

Na verdade, os fatores econômicos, sociais e ambientais – que eram vistos como incompatíveis – são perfeitamente complementares e estão diretamente interligados. O desempenho financeiro está relacionado à sustentabilidade de qualquer negócio.

Confira quais são os três pilares da sustentabilidade:

People (Pessoas) – Os colaboradores são o ativo mais importante das empresas e essa é mais uma prova de como é imprescindível cuidar da cultura organizacional. O tratamento que sua equipe recebe e as condições de trabalho são os principais aspectos que devem ser priorizados pelas organizações sustentáveis, desde o respeito e cumprimento das normas trabalhistas vigentes à qualidade do clima organizacional. 

Planet (Planeta) – Refere-se aos impactos que as atividades da empresa geram no meio ambiente e quais medidas são tomadas para evitar ou abrandar os riscos dessa interferência. Há inúmeras formas de adaptar a cadeia produtiva incorporando novas medidas de fabricação, outros materiais ou equipamentos que não poluem. A tecnologia tem contribuído imensamente com soluções inovadoras para tornar as indústrias menos danosas ao ecossistema.

Profit (Lucro) – Adotar medidas em prol dos colaboradores e do planeta resultam em números positivos no final do mês. Quando a marca investe na equipe e incorpora ações sustentáveis, consequentemente melhora a produtividade, competitividade e resultados. Outro ponto fundamental é a visão a longo prazo, “sweet spot”, no qual seus clientes percebem a responsabilidade sustentável da marca e veem valor agregado em seu serviço, estabelecendo uma relação de parceria duradoura e identificação entre os interesses dos stakeholders e da corporação. 

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Perfil da empresa sustentável

Quando analisamos o perfil das empresas sustentáveis, fica fácil entender como uma postura consciente em relação ao planeta reflete na melhora dos resultados financeiros. 

Como o desenvolvimento sustentável aborda todos os departamentos da companhia, um negócio saudável tem as seguintes características:

Aspectos econômicos:

Fluxo de caixa saudável;

• Pagamentos nos prazos estabelecidos;

• Baixo endividamento;

• Boa lucratividade.

Aspectos sociais:

• Salários justos e boas condições de trabalho;

• Empresa contribui com a comunidade;

• Atividades e negócios baseados na ética e no respeito ao próximo;

• Cumpre prazos e acordos.

Aspectos ecológicos:

• Reduz desperdícios;

• Valoriza a eficiência energética e de água;

• Reduz produção de resíduos;

• Realiza a separa e descarte correto dos resíduos;

• Certifica a procedência da matéria-prima antes de comprar. 

Benefícios das empresas sustentáveis

Quando a empresa utiliza os 3Ps para basear as suas decisões estratégicas, os benefícios não são apenas do planeta. Veja algumas vantagens de uma empresa sustentável.

Redução de custos: Economia decorrente da redução de água, energia e outros insumos;

Economia de materiais: Otimização de recursos com a reciclagem, venda e aproveitamento de resíduos;

Mix de produtos: Aumento da cartela de produtos com a inclusão de itens sustentáveis, renovação de portfólio, novas linhas de produtos, ampliação na participação mercado explorando outros segmentos, atendimento a novas demandas do cliente;

Geração de receita: Aumento da produtividade, ampliação do negócio com o acesso garantido ao mercado externo, fidelização de consumidores, novas parcerias;

Marketing: Estabelece uma boa imagem institucional, cria ótima relação com a comunidade e instituições da região, incentiva investimentos locais, proporciona novas oportunidades para a cidade;

Clima organizacional: Melhora as relações de trabalho, estabelece alto comprometimento dos colaboradores, estimula a criatividade para novos desafios, melhora o clima interno com funcionários satisfeitos no ambiente de trabalho, e as possibilidades de crescimento pessoal e profissional;

Inovação: Estimula a inovação, produtividade e capital intelectual e ajuda na retenção de talentos;

Redução de multas e penalidades: Adequação aos padrões ambientais, diminui riscos socioambientais, melhora a relação com os órgãos governamentais, comunidades e grupos ambientais; 

Alta qualidade: Garante recursos de alta qualidade, além de contribuir com a melhora da qualidade de vida da população.

Como tornar minha empresa sustentável 

Confira 10 dicas para iniciar a jornada da sua empresa rumo ao sucesso sustentável.

1. Comece pela direção

Uma mudança tão significativa na cultura da empresa precisa de uma abordagem top-down (de cima para baixo) e deve ser adotada primeiramente pela liderança para, em seguida, ser assimilada pelo restante da corporação. Portanto, os gestores devem ser os primeiros a vestir a camisa da sustentabilidade.

2. Influencie a equipe

Após compreender a importância do desenvolvimento sustentável, os gestores têm a missão de engajar a equipe, influenciar os seus colaboradores e tornarem essa consciência parte da cultura da empresa. 

3. Apoio da sustentabilidade 

Há um período de transição até que a marca alcance um alto nível de consciência ambiental e é imprescindível ter um suporte para que ninguém desanime durante o caminho.

Por mais que os colaboradores estejam comprometidos em tornar a empresa mais sustentável, é fundamental estabelecer uma equipe responsável por desenvolver ações e acompanhar o desempenho da companhia nesse desafio.

4. Diagnóstico da sustentabilidade 

Faça um levantamento das atividades e comportamento da companhia sobre aspectos relacionados à sustentabilidade. Dessa forma, será possível identificar as oportunidades de melhoria, gargalos que precisam ser corrigidos e as ações que já são realizadas corretamente e que merecem ser valorizadas.

5. Defina as prioridades 

Após a identificação do que precisa ser melhorado na empresa, estabeleça as prioridades, classifique os pontos principais que devem ser tratados com mais urgência. 

Para isso, selecione os aspectos que envolvem diretamente os stakeholders, para melhorar a relação comercial entre os parceiros e a própria gestão interna da empresa. Além de dar a devida atenção aos assuntos que afetam a reputação da instituição.

6. Escolha os seus desafios 

Para conseguir avançar no plano de desenvolvimento sustentável é imprescindível estabelecer metas. Em qual nível a sua empresa quer chegar? 

Para se inspirar, baseie-se nos Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, em 2015. No documento você encontra metas internacionais para ajudar a solucionar grandes problemas do mundo relacionados à integração social, econômica e ambiental. 

7. De olho nos indicadores 

Para saber se as medidas tomadas estão gerando resultado, analise os indicadores. A equipe responsável pelo desempenho sustentável da corporação, a partir das metas estabelecidas, deve apresentar os melhores indicadores para que todos os departamentos conheçam os resultados.   

8. Princípios claros 

Compile os valores sustentáveis da empresa em um documento objetivo, claro e de fácil acesso para todos da organização. Assim, oficialize a política de sustentabilidade da marca e divulgue rapidamente para os novos talentos.

9. Em sintonia com o software de gestão 

Alinhe as novas metas e ações da empresa com o seu sistema de gestão. Dependendo dos projetos que serão inseridos na companhia, é possível registrar e fazer o acompanhamento pelo software de gestão corporativo

Não deixe de usar essa ferramenta a favor da sustentabilidade da marca. Ele pode auxiliá-lo na medição de métricas e na averiguação das metas.

10. Seja transparente

Durante o processo surgirão muitos desafios, no entanto, é fundamental ser transparente com o seu time e stakeholders sobre as dificuldades enfrentadas na mudança. Essa atitude irá fortalecer a relação de confiança com seus parceiros. Claro, não esqueça de compartilhar também as conquistas e comemore cada vitória!

Descubra como o Espaço Lean pode influenciar na mudança de cultura das empresas.

Para fechar

Para ser reconhecida como uma empresa sustentável não basta ter um símbolo verde. Os seus clientes só vão acreditar quando verem que as suas atitudes demonstram um relacionamento genuíno de respeito ao consumidor, à natureza e aos colaboradores da companhia. 

E lembre-se: ter uma boa reputação com o meio ambiente é o critério básico para os consumidores, fornecedores e investidores (nacionais ou internacionais). Por isso, incluir esse tema na pauta de prioridades da sua marca é urgente para garantir o desenvolvimento do seu negócio. Esse é o caminho do sucesso.

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