Como inovar no chão de fábrica? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Como inovar no chão de fábrica?

Saiba quais são as técnicas, ferramentas e recursos mais utilizados para transformar a indústria

máquina inteligente-chão de fábrica-produção

A equipe do setor operacional da indústria conhece a fábrica como a palma da mão, domina cada etapa do processo produtivo e é responsável por realizar os projetos elaborados pela administração da empresa. Esses profissionais desempenham uma importante contribuição para o sucesso da manufatura. 

Mesmo assim, o chão de fábrica corre o risco de não receber a devida atenção da gestão. O que é um grande deslize da companhia que esquece de inovar nessa área. 

Sim, é possível (e preciso) renovar o chão de fábrica. Afinal, melhoria constante é um conceito que deve ser aplicado em todas as divisões da indústria, sem exceção. Além do que, em tempos de Indústria 4.0, a produção é o setor que mais absorve inovações tecnológicas.

Saiba como usar o método Kaizen de melhoria contínua na sua empresa.

Confira nos próximos tópicos como inovar no segmento, lembrando que a transformação vai além da tecnologia.

Inovação começa com pessoas 

Se você esperava logo no primeiro item algo sobre robôs, ainda não – calma, continue lendo o post –, esse espaço está reservado para falar de pessoas. 

Exatamente, as pessoas que trabalham com você são o ativo mais importante da sua indústria. Os profissionais que manuseiam os materiais, operam os equipamentos, transitam entre a planta industrial e garantem que o produto acabado chegue ao cliente com alto nível de qualidade: são eles que reúnem vasta experiência e conhecimento sobre o negócio. Então, está na hora de ouvi-los. 

Converse com a equipe, conheça sua rotina, observe suas dificuldades e ouça suas sugestões de melhoria. A inovação começa quando mapeamos os processos internos, encontramos gargalos, identificamos oportunidades de aprimoramento, analisamos as diferentes alternativas para, finalmente, propor soluções.

Descubra porque na era da Transformação Digital, o pulo do gato não é a tecnologia.

Layout de fábrica

O layout da sua fábrica contribui com a dinâmica da cadeia produtiva? A planta industrial precisa ser pensada e planejada para otimizar o tempo, transporte e produtividade da manufatura. 

Pode ser que no início das atividades industriais a disposição do maquinário e estoque atendessem às necessidades. No entanto, conforme a demanda aumenta e cresce o número de colaboradores, é fundamental rever os fluxos internos para facilitar a comunicação entre os setores produtivos. 

Fábrica Inteligente

Por ser um sistema complexo e de difícil controle, o chão de fábrica sempre foi um desafio na manufatura, tornando-se um perfeito ecossistema de inovação tecnológica. Por exemplo, o termo Realidade Aumentada (RA) foi criado pelo professor Thomas Caudell, em 1991, enquanto ele buscava solucionar um problema na fábrica de aeronaves da Boeng. 

Hoje, as indústrias podem contar com essa e muitas outras tecnologias para otimizar a produção. A automação e a internet tornaram-se ferramentas indispensáveis para o trabalho na fábrica com a chegada da Indústria 4.0, Internet das Coisas, Machine Learning, Realidade Virtual, entre outros recursos high-tech. Veja como algumas dessas transformações ajudam no controle e produtividade da fabricação.

Saiba quais são os benefícios da automação de processos na indústria.

1. Integração do maquinário – Com a Indústria 4.0, as máquinas são automatizadas, conectadas e controladas remotamente. Antigamente, os equipamentos desempenhavam apenas a função para a qual foram programados, por exemplo, máquina A produz apenas o item B. 

Agora, além de produzir as peças, as diferentes máquinas da fábrica se comunicam trocando informações sobre o processo, identificando defeitos e prevendo falhas. A integração entre os sistemas proporciona controle efetivo sobre a linha produtiva, reduz erros, reduz custos e aumenta a agilidade.

2. Terminais Inteligentes – Esses aparelhos são instalados na fábrica e compartilham informações entre o setor de operação e centros de comando com a função de formatar, validar e verificar ações do processo produtivo. Entre os benefícios desse recurso, podemos destacar a evolução na comunicação entre os departamentos, maior controle da linha produtiva, integração de dados, aumento na eficiência e contribuição na tomada de decisões.

3. Rastreabilidade – Devido ao extenso processo da cadeia produtiva, a rastreabilidade de materiais e itens da chegada até a saída da fábrica representam um tarefa complicada para os gestores. Na Manufatura Avançada, as informações sobre a linha produtiva são coletadas e armazenadas para que o operador possa mapear o trajeto de cada peça. Além disso, o sistema torna mais eficiente o uso e acompanhamento do código de barras, ajudando inclusive em operações de importação e exportação.

4. Realidade Aumentada – Como mencionamos a Realidade Aumentada no início, vamos citar uma das formas de utilização dessa tecnologia na indústria. Grandes empresas de manufatura têm investido em RA para oferecer treinamentos mais inteligentes, personalizados e rápidos aos seus funcionários da fábrica. Dessa forma, instruções de segurança, manuais de equipamentos e qualquer informação que precisa ser passada aos colaboradores pode ser aplicada com mais rapidez e garantia de aprendizado.

5. Impressão 3D – Também chamada de manufatura aditiva, na impressora 3D o material é depositado em camadas até formar a peça. Com esse método de fabricação é possível montar produtos complexos sob medida e sem desperdiçar nenhum material.

6. Software – O software de gestão é o primeiro passo para automatizar a indústria. Com o sistema ERP é possível ter controle sobre todos os dados importantes para a cadeia produtiva, gerar relatórios de desempenho, melhorar a comunicação entre os setores e automatizar algumas operações para que os colaboradores possam aproveitar esse tempo com outras atividades.

Confira o checklist: critérios para escolher seu ERP.

Cultura de inovação

“Disruptura não é sobre tecnologia. Disruptura é sobre mudar comportamento” – Uri Levine, fundador do Waze.

Antes de começar a substituir todo o maquinário, implantar aparelhos modernos e levar todos os seus dados para a nuvem, é preciso ter em mente que a tecnologia é apenas uma ferramenta. A inovação é aquela pulga atrás da orelha que não te deixa tranquilo até encontrar um jeito melhor de fazer as coisas. Isso significa que a ideia de melhoria constante deve fazer parte do DNA da empresa.

A transformação começa pela liderança da companhia. A partir do momento em que a visão é incorporada pela gestão, ela passa a ser proliferada para os outros departamentos da corporação. Vale reforçar que a melhor maneira de ensinar é pelo exemplo, então pense como você pode inovar no dia a dia da sua indústria e influencie a sua equipe. 

Quando o time entender o que é ter a inovação como parte de suas tarefas, será muito mais fácil adotar essas e outras ferramentas disruptivas no chão de fábrica.

 

Chat
Email
Telefone