Fábricas inteligentes e segurança cibernética - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Fábricas inteligentes e segurança cibernética

Saiba porque as fábricas inteligentes e a segurança são pautas importantes para a indústria.

Fábricas inteligentes e segurança cibernética

Fábricas inteligentes e segurança são duas palavras fortemente presentes nas reuniões de indústrias que estão em processo de digitalização.

Investir em uma fábrica inteligente é ir além da automação mais tradicional e transformar o negócio em um sistema totalmente conectado e flexível.

Em outras palavras, é ter um chão de fábrica colaborativo e integrado aos demais sistemas do negócio em tempo real, preparado para atender qualquer demanda e mudança, mantendo o alto padrão de qualidade e expectativas dos clientes.

Também conhecidas como Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, as fábricas inteligentes geram dados que permitem alcançar resultados nunca vistos pelas fábricas a partir de quatro rupturas:

As novas tendências e tecnologias estão reformulando a produção,o chão de fábrica e a distribuição, ou seja, como as fábricas funcionam.

Da mesma forma que a transformação digital vai trazer muitos benefícios para a indústria, ela vem acompanhada de novos riscos relacionados à segurança cibernética.

Continue a leitura para entender a importância de discutir sobre fábricas inteligentes e segurança.

A relação entre as Fábricas Inteligentes e segurança cibernética

O mercado tem tudo a ganhar com a implementação das tecnologias da Indústria 4.0 no setor de manufatura, porém, ao adotar essa estratégia vem encontrando muitas barreiras e resistências. O motivo, em boa parte dos casos, não é dinheiro para investir, e sim, segurança cibernética.

Na medida que as máquinas e equipamentos conectados à rede geram dados precisos e agregam valor aos negócios, maiores os riscos da empresa se tornar alvo de criminosos em busca de oportunidades para ganhar dinheiro a partir de atividades maliciosas como:

Desafios da segurança cibernética nas Fábricas Inteligentes

O setor de manufatura foi o mais atacado em 2021 no Brasil, com 20% dos ataques recebidos, uma tendência mundial de acordo com o relatório global da IBM.

Com o alto nível de conectividade dos dispositivos e máquinas, a área de ataque aumentou, gerando novos desafios a serem superados. Confira alguns deles:

Aumento dos dispositivos que podem ser atacados

Quanto mais dispositivos, máquinas e equipamentos estiverem conectados à rede, mais caminhos podem ser explorados pelos criminosos digitais.

O conceito da Indústria 4.0 é permitir o compartilhamento de dados, em tempo real, entre o chão de fábrica e as demais áreas. Apesar dessa estratégia dar aos stakeholders, diretores e gestores visibilidade dos processos, também aumenta o número de pontos de acessos que podem sofrer ataques maliciosos.

Aumento de ameaças cibernéticas contra protocolos de proteção

A tecnologia é uma ferramenta essencial na rotina mundial.

Mesmo com o desenvolvimento de protocolos de proteção desenvolvidos pelas empresas para garantirem a integridade e segurança dos dados confidenciais compartilhados pelos usuários, o aumento das ameaças crescem em paralelo.

Portanto, a falta de monitoramento e atualizações dos protocolos de segurança pode representar um grande risco para o negócio.

Complexidade da cadeia de suprimentos

É comum a compra de matéria-prima de terceiros para a produção de produtos no setor industrial. A cadeia de suprimentos pode ser complexa, por causa da quantidade de processos necessários até a finalização da produção e sua distribuição.

Não ser capaz de rastrear cada componente pode se tornar um problema de segurança a longo prazo.

Leia também:

Recomendações de segurança para as fábricas inteligentes

Na medida que os sistemas ficam mais conectados e o aumento de frentes de ataques contra o negócio e seus dados, a proteção contra possíveis ameaças deve ser uma alta prioridade e em tempo integral.

Ao invés de adiar o progresso da indústria por meio da transformação digital e tecnológica, os gestores precisam:

Invista em segurança cibernética

Fortalecer o protocolo de segurança vai ajudar a reduzir os riscos contra ameaças em uma indústria. Isso inclui ações como instalação de firewalls, crianção de processos eficientes para a instalação de patches, monitoramento em tempo real contra intrusos, criptografia, gerenciamento de acessos; backups regulares, segmentação de sistemas e muito mais.

Ter um plano de contingência e estar preparados para possíveis ataques cibernéticos é importante para manter os dados e o negócio protegido é primordial.

Por isso, fábricas inteligentes e segurança são dois assuntos que precisam trabalhar juntos.

A TECNICON entende a importância de manter as informações compartilhadas no sistema ERP seguras contra possíveis ataques ou invasões praticadas por criminosos digitais. Por isso, uma equipe de desenvolvedores trabalha diariamente para que os usuários do sistema online trabalhem em segurança e sem interrupções não programadas.

Chat
Email
Telefone