Tudo sobre o Pix, novo sistema de pagamento instantâneo - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Tudo sobre o Pix, novo sistema de pagamento instantâneo

O Pix promete acabar com tarifas e aumentar a velocidade de transferências bancárias

Tudo sobre o Pix, novo sistema de pagamento instantâneo

O Pix é uma forma de pagamento que conquistou o brasileiro pela praticidade que oferece para pessoas físicas e pessoas jurídicas.

A proposta dessa plataforma era dar fim às burocracias na hora de pagar contas ou fazer transferências online. Principalmente com o crescimento dos bancos online e todos os benefícios que concediam aos seus clientes.

O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, deixou de lado as tarifas absurdas cobradas pelos clientes bancários.

Lançado no dia 5 de outubro de 2020, ele substituiu os tradicionais TED e DOC e revolucionou a relação dos brasileiros com o meio digital, trazendo maior conforto, agilidade e segurança.

Quer saber mais sobre o Pix? Continue lendo este artigo que conta tudo para você.  

O que é Pix?

O Pix foi idealizado e desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Lançado em outubro de 2020, tornou-se uma opção de pagamento no mês seguinte, em novembro.

Desde o início, o Banco Central optou por criar um meio de pagamento mais seguro, competitivo e ágil. O Pix permite fazer pagamentos e transferências em até dez segundos, podendo acontecer 24 horas por dia - inclusive finais de semana e feriados.

Além disso, é possível realizar transferências bancárias apenas digitando o celular ou CPF da pessoa que irá receber o valor, sem necessidade de digitar dados da conta, chamado de Chave Pix.

Os pagamentos em tempo real de lojas e estabelecimentos comerciais também terão grandes vantagens, podendo quitar contas de água, luz e até recolher impostos.

Apesar do Banco Central ser responsável pela criação do Pix, as instituições financeiras foram responsáveis pela implementação do sistema em suas plataformas para que os clientes passassem a usar essa forma de pagamento instantânea, ou seja, fintechs, aplicativos de pagamento e os próprios bancos tiveram que adotar o Pix.

O que mudou com o Pix?

As transações bancárias nunca se tornaram tão fáceis, e, nos dias de hoje, a instantaneidade é mais uma característica desse tipo de movimentação financeira. 

Se antes um TED e DOC levavam horas ou dias para serem compensados, o pagamento, ou transferência, feita por Pix leva até dez segundos para que o dinheiro caia na conta. 

Apesar da implementação do Pix, as opções de TED e DOC continuam presentes, porém, esse novo sistema elimina e reduz as tarifas transacionais para pessoas físicas e jurídicas. 

O sistema de pagamento instantâneo também mudou os fluxos de pagamentos eletrônicos, eliminando a necessidade de intermediários entre as contas para as transferências acontecerem:

Antigamente, as transferências funcionavam da seguinte forma:

Conta origem > conta destino > banco > adquirente > bandeira de cartão > processador

A partir do Pix, as transações são feitas diretamente na conta de origem e o dinheiro vai direto para a conta destino em questão de segundos. 

Portanto, o que importa para uma movimentação financeira acontecer é a conta da pessoa estar integrada ao sistema, e não de que banco a sua conta pertence.

Benefícios de usar o Pix

Segundo o Banco Central, ele aumentará a agilidade de pagamentos e transferências e o potencial de alavancar a competitividade dos negócios, baixando o custo das transações para empresas e tornando-o gratuito para pessoas físicas (consulte exceções).

São diversos os benefícios de utilizar o Pix, seja a sua conta física ou jurídica. Algumas delas são:

1. Velocidade de pagamentos e transferências

Até dez segundos e pronto! O seu dinheiro está na conta e isento de tarifas ou taxas de transferências para contas físicas, seja para o mesmo banco ou outras instituições. 

2. Maior competitividade do mercado

A rapidez das transações aumentará a receita dos negócios e emergirá o mercado, tornando o Pix um meio de pagamento digital mais eficiente e menos burocrático.

3. Redução de custos com transações

A isenção e redução de tarifas bancárias para contas físicas e jurídicas diminui os custos e tempo com pagamentos e transferências entre contas. 

4. Segurança de dados

O Pix conta com o mesmo nível de segurança das transações TED e DOC, sendo os bancos e instituições financeiras também responsáveis pela segurança do sistema e dos dados. 

5. Aprimora a experiência do cliente

A relação e experiência do cliente com o meio digital será muito mais prático, seguro e rápido. Com apenas um clique, a pessoa pode realizar uma compra ou transferência 24 horas por dia, até nos fins de semana ou feriados.

6. Promove a inclusão financeira

O Pix também promove a inclusão financeira para pessoas sem uma conta bancária, já que não é necessário ter uma conta em banco para usar o sistema. Usuários com contas digitais podem fazer pagamentos via Pix através de plataformas como Mercado Pago ou Picpay.

Conheça 6 dicas práticas sobre Segurança da Informação para proteger seu negócio.

Como funciona o Pix?

O Pix já está disponível em todos os bancos do Brasil. Para usá-lo, basta consultar como cadastrar uma chave em seu banco ou aplicativo de pagamento.

Porém, cada banco deve condizer com os requisitos mínimos estabelecidos pelo Banco Central, podendo personalizar o formato da maneira que preferir e que seja simples de ser utilizado.

Para realizar transações via Pix, é necessário fazer o cadastro - seja físico ou jurídico - em uma conta transacional (conta corrente, poupança ou de pagamento) de um prestador de serviços financeiros (banco, fintech ou plataforma de pagamentos). 

Depois do seu registro, o cliente irá cadastrar sua Chave Pix que deseja usar para realizar ou receber qualquer tipo de transação ou pagamento por QR Code, CPF/CNPJ ou e-mail.

As transações acontecem de três maneiras:

Chaves Pix: através dessa "senha", é possível fazer e receber transferências no novo sistema (confira detalhes mais abaixo);

QR Code: o usuário consegue adquirir produtos ou pagar contas através de um código estático ou dinâmico, podendo ser escaneado pelo celular;

Quais são as chaves do Pix?

As chaves do Pix são uma forma de identificar os usuários dentro do sistema. Elas funcionam como um “endereço” da sua nova conta, podendo ser o seu CPF/CNPJ, o celular, o e-mail ou um código alfanumérico (números e letras) gerado pelo sistema. 

Essa chave permite que a pessoa faça um pagamento via Pix ou transfira dinheiro para a conta de outra pessoa digitando seu CPF, celular, e-mail ou uma chave aleatória.

Informando a chave, o sistema saberá para qual conta deve enviar o dinheiro, sendo desnecessário informar o banco, agência, número da conta e CPF como é feito em funções TED ou DOC, por exemplo.

Pessoas físicas podem ter até cinco chaves por conta que estiverem sob sua titularidade, e pessoas jurídicas até 20 chaves por conta. O que não pode ser feito é repetir a mesma chave para contas diferentes.

Funcionalidades Pix implementadas em 2021

O Pix ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro pela sua facilidade e dinamismo que oferece para as pessoas no país. Mesmo sendo uma plataforma nova, em outubro completou um ano, o Banco do Brasil anunciou melhorias no sistema já em 2021.

As três melhorias são:

Pix Saque e Pix Troco

Os serviços Pix Saque e Pix Troco estão disponíveis a partir do dia 29 de novembro e não terá tarifas em 8 saques por mês.

O Pix Saque permite que os usuários saquem dinheiro em estabelecimentos parceiros do programa, caso não encontrem caixa eletrônico ou bancos próximos.

Já o Pix Troco permite que os usuários paguem a mais pela sua compra e recebam o troco em dinheiro.

Pix por aproximação

Usando a tecnologia NFC (Near Field Communication), o cliente será capaz de realizar pagamentos por meio de tecnologias que permitem a troca de informações por aproximação.

A funcionalidade funcionará da mesma maneira que o pagamento no débito ou crédito por aproximação.

A diferença é que basta o usuário acessar sua conta digital e aproximar seu celular para efetuar o pagamento.

Pix Offline

A funcionalidade do Pix Offline permite que o usuário faça pagamentos via Pix, mesmo sem uma conexão com a internet na hora.

Essa tecnologia vai funcionar do mesmo jeito que o cartão de ônibus. Isso significa que o usuário vai poder usar o saldo disponível e, quando conectar novamente à internet, o saldo será atualizado.

Implementação do Pix no TECNICON Business Suite

O número de transações feitas por Pix vem crescendo mensalmente desde o seu lançamento há um ano.

Segundo estatísticas compartilhadas pelo Banco Central do Brasil, foram feitas em setembro (último mês analisado) mais de um milhão de transações por Pix em todo o Brasil.

As empresas precisam acompanhar esse tipo de transação para atender seus clientes com a mesma dinâmica que o pagamento instantâneo oferece para os seus clientes.

Uma das maiores dificuldades das empresas, hoje, é receber o pagamento do cliente via Pix, entrar em contato com o financeiro e então confirmar o pagamento, para depois dar procedimento ao atendimento.

Seguindo a proposta da facilidade que o Pix oferece, o TECNICON Business Suite oferece um recurso de integração com o Banco da empresa por meio de um QR Code. Dessa forma, o sistema atualiza em tempo real o pagamento via Pix e diminui os processos para confirmação.

Simples, prático e rápido. Tudo o que as empresas precisam.

FAQ: Perguntas frequentes sobre o Pix

Entendeu tudo sobre Pix? Agora, vamos às dúvidas e perguntas mais frequentes quando falamos sobre este novo sistema de pagamentos, para você sair expert no assunto.

1. Pix é uma sigla?

Não. Muitos acreditam que ele é uma sigla ou derivado da palavra 'Pixels', porém a marca é uma junção de três conceitos: tecnologia, transações financeiras e pixel (unidade de representação visual). Segundo o BC, o nome começa com as iniciais de Pagamentos Instantâneos, e o X vem da variável da matemática que representa qualquer número.

2. Como realizo o cadastro do Pix?

Você pode fazer o seu cadastro no aplicativo ou internet banking do seu banco, procurando pela seção "Pix" dentro do app. O cliente deve informar à sua instituição financeira qual a chave Pix vai usar para fazer seu cadastro.

Após definir a sua chave e dar consentimento, a instituição financeira envia as informações para o Banco Central finalizar o cadastro no sistema, tornando os bancos e instituições financeiras intermediadoras entre o BC e o consumidor final.

3. O cadastro é obrigatório?

Não. Tanto pessoas físicas como jurídicas não são obrigadas a utilizar o Pix, mas todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes foram obrigadas pelo BC a implementar o sistema e oferecer como opção. O cadastro é recomendado já que o objetivo é popularizar o sistema e torná-lo acessível a todos, e empresas que não o utilizarem perderão de economizar com esse tipo de transação.

4. É possível outra pessoa tentar usar minha chave?

Sim, porém com a Chave Pix cadastrada no sistema, sempre que um terceiro tentar usá-la haverá um procedimento de comprovação de identidade, seja celular ou e-mail. No celular, não é possível cadastrar um número sem o aparelho em mãos para fazer a confirmação. 

Com o e-mail, se um criminoso tentar registrar um e-mail já cadastrado, o dono irá receber uma mensagem dentro do aplicativo da sua instituição financeira para autenticar o uso. Para o registro de CPF de forma fraudulenta, é muito raro ocorrer o cadastro de terceiros, pois cada conta permite apenas um único CPF atrelado.

5. Em caso de fraudes, qual o procedimento a ser seguido?

É muito raro ocorrer uma fraude utilizando o sistema Pix, porém o que ocorre é o envio de links enviados por mensagem de celular que oferecem o cadastro para roubar dados pessoais e bancários como forma de golpe. É importante ter cautela nesses casos e não clicar em links. Os cadastros são feitos somente pelo aplicativo da instituição financeira, e não em sites externos.

6. Existe limite de Pix?

Sim, porém, somente no período da noite. Todas as operações realizadas entre 20h e 6h terão o limite de R$ 1 mil. Essa medida foi aprovada pelo Banco Central em setembro de 2021, com o único objetivo de evitar fraudes, sequestros e roubos noturnos.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Veja também: Como a Tecnologia 5G vai transformar o futuro das fábricas?

 

Chat
Email
Telefone