As principais tendências de IA e dados segundo o Google - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

As principais tendências de IA e dados segundo o Google

Como as novas tecnologias estão transformando negócios

as-principais-tendencias-de-ia-e-dados-segundo-o-google

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) e a análise de dados passaram de tendências tecnológicas para pilares na transformação de um negócio. Com avanços em IA generativa, big data e machine learning, estamos vendo uma remodelação em diversos mercados. Ainda em 2024, elas prometem ainda mais mudanças.

O mais recente relatório do Google, “Data and AI trends report 2024: the impact of generative AI”, é um guia estratégico para empresas focadas em liderar a próxima onda de inovação. Baseado em uma pesquisa detalhada com líderes empresariais e de TI, o relatório identifica quatro tendências que vão moldar o cenário tecnológico no próximo ano.

As 4 tendências de inteligência artificial e dados para o Google

1. Acelerar a entrega de insights com IA generativa

A IA generativa está revolucionando a forma como as empresas acessam e usam seus dados. Ferramentas avançadas, como os modelos de linguagem (LLMs), estão permitindo o acesso a insights valiosos.

Segundo o relatório do Google, cerca de 84% dos tomadores de decisão acreditam que a IA generativa permitirá que suas empresas tenham um rápido acesso a insights. Isso significa que membros não técnicos das equipes agora podem interagir com dados de forma intuitiva, criando relatórios e visualizações com mais facilidade.

Essa capacidade de "conversar" com os dados por meio de interfaces de linguagem natural está tornando os insights mais acessíveis e acionáveis. Isso não só acelera a tomada de decisões, mas também melhora a alfabetização em dados (capacidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados) dentro das organizações, resultando em decisões mais estratégicas, assertivas e ágeis.

2. Modernização das plataformas de dados

A modernização das plataformas de dados é fundamental para 2024. Muitas empresas estão migrando de bancos de dados legados (sistemas de gerenciamento de banco de dados antigos) para soluções modernas que suportam a inteligência artificial.

Plataformas atualizadas, que incluem suporte para vetores e recuperação aumentada por geração (RAG), facilitam a integração de modelos de IA generativa em diversos contextos dentro da empresa.

Isso permite que seja utilizado o máximo do potencial da tecnologia, oferecendo experiências personalizadas em tempo real e fazendo uso de dados estruturados e não estruturados de maneira eficiente. Isso é a base para manter a competitividade no mercado atual.

3. Fortalecimento da governança de dados

A governança de dados é o conjunto de práticas, políticas e processos que garantem a qualidade, segurança, integridade e usabilidade dos dados dentro do negócio. Com ela, é possível mitigar riscos, cumprir regulamentações e maximizar o valor dos dados como ativos estratégicos, permitindo uma tomada de decisão informada e eficiente. 

A inovação em IA depende de uma governança robusta de dados. É preciso qualidade, precisão e segurança das informações para evitar problemas como alucinações de modelos de linguagem e garantir a confiabilidade dos resultados gerados pela IA. 

Muitas organizações ainda enfrentam desafios nessa área. Segundo o relatório, apenas 45% dos entrevistados estão "um pouco confiantes" na qualidade dos dados, enquanto outros 11% são “menos confiantes”.

Melhorar a governança de dados é o ponto principal para maximizar os benefícios da IA generativa e outras tecnologias emergentes. As organizações precisam garantir que seus modelos de IA sejam treinados com dados de alta qualidade para oferecer resultados precisos e confiáveis.

4. Os dados operacionais vão desbloquear o potencial da IA generativa para aplicativos empresariais

A integração de dados operacionais com IA generativa está desbloqueando novos níveis de personalização e relevância contextual dentro do contexto empresarial. Esta tendência aponta para um futuro onde a combinação de dados gerados nas operações diárias de uma empresa com tecnologias de IA avançadas permitirá novas formas de personalização, eficiência e relevância contextual em aplicações empresariais.

Sua verdadeira força está na capacidade de transformar dados operacionais em um recurso estratégico. Aplicações empresariais que usam IA generativa integrada com dados operacionais podem:

Segundo o relatório, 71% das empresas planejam usar bancos de dados integrados com recursos de IA.

As tendências apontadas pelo Google para 2024 refletem um momento de transformação significativa no uso de IA e dados nas empresas. A adoção de IA generativa, a modernização das plataformas de dados, a melhoria na governança de dados e a integração de dados operacionais com IA generativa são essenciais para um melhor aproveitamento das novas tecnologias.

Essas tendências aumentam a eficiência e a precisão das operações empresariais, permitindo o acesso a insights valiosos e permitindo decisões mais informadas e ágeis. 

Ao investir nessas áreas, as empresas podem se preparar para o futuro, garantindo uma vantagem competitiva em um mercado em constante evolução.

Gostou deste relatório? Para explorar mais detalhes sobre essas tendências e as inovações que estão moldando o futuro da IA e dos dados, acesse o relatório completo do Google no link: https://data-ai-trends.withgoogle.com.

Chat
Email
Telefone