Ferramentas de gestão de agronegócio essenciais - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Ferramentas de gestão de agronegócio essenciais

Conheça algumas ferramentas de gestão para o seu agronegócio ser um sucesso.

Ferramentas de gestão de agronegócio essenciais

Com os avanços digitais e a necessidade de maior controle das operações, novas ferramentas de gestão de agronegócio estão deixando o setor mais dinâmico, preciso e menos intuitivo. Isso significa que investir em dispositivos digitais e inteligentes é a melhor estratégia para o desenvolvimento, crescimento e aperfeiçoamento do negócio em médio e longo prazo.

O setor de agronegócio desempenha um papel de destaque na economia brasileira, assim como em outros países ao redor do globo. Ele contribui para gerar novos empregos, reduzir a pobreza e gerar alimentos.

Por ser um setor tão importante, novas estratégias precisam ser adotadas para driblar problemas como as mudanças climáticas e outros imprevistos que prejudicam fazendeiros e produtores rurais, a ponto de perderem toda a safra ou criações inteiras de animais.

Uma fazenda ou uma propriedade rural deve ser encarada como uma empresa e, assim como qualquer outro tipo de negócio, precisa de uma gestão e controle eficientes para garantir vantagens competitivas e maiores lucros.

Alguns produtores já descobriram os benefícios de adotar a tecnologia de ponta para monitorar e realizar a gestão do agronegócio. Caso você tenha interesse em conhecer quais são e como podem ser aplicadas na rotina do agronegócio, continue a leitura.

1. PDCA

O Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart, é uma metodologia de gestão que busca a melhoria contínua dos processos de um negócio.

Este método se baseia em quatro etapas: plan, do, check e act ou planejar, fazer, verificar, agir, em tradução livre.

Com as constantes mudanças do mercado, adotar o PDCA para melhorar a eficiência dos processos internos, aumentar a produtividade e atender às expectativas dos clientes é uma boa estratégia de gestão para o agronegócio.

Empresas de outros segmentos já empregam o ciclo PDCA para otimizar seus processos e tornar sua rotina mais produtiva e rápida.

Apesar de ser um método desenvolvido nos anos 20, ele ganhou visibilidade apenas nos anos 50, quando William Ewards Deming, pai da gestão da qualidade, implementou as quatro etapas para reconstruir a indústria japonesa após a Segunda Guerra Mundial.

Diferente de um sistema linear que reconhece a última etapa como o passo final, o PDCA é um ciclo de melhoria contínua, que deve ser repetido até alcançar a melhor otimização de processos.

Em outras palavras, o PDCA é recorrente, porque é preciso planejar, executar, mensurar, analisar e encontrar melhorias, colocá-las em prática em todos os processos, e, só depois, iniciar um novo ciclo.

Quando usar o PDCA?

Todo e qualquer negócio pode adotar o ciclo de melhoria contínua, especialmente quando se tem o objetivo de implementar padrões eficientes e otimizados, além de aumentar a eficiência de produção.

Quanto mais o ciclo PDCA for aplicado, melhor a qualidade de produção, atendimento ao cliente, organização, produtividade e satisfação da equipe, pois todos os processos de fato funcionam.

Use o ciclo PDCA para o:

2. SWOT

Grandes e pequenas empresas aplicam a metodologia de Análise SWOT para identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (strenghts, waknesses, opportunities, threats) do seu negócio e assim se manter competitivo.

No início, aplicar esse tipo de tática em um agronegócio pode parecer uma tarefa difícil, mas na realidade, não precisa ser.

Basicamente, uma análise detalhada do negócio destaca as principais oportunidades para crescer e a identificação das ameaças que vão impedir esse crescimento.

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão de agronegócio importante pois pode ajudar a:

3. GUT

A Matriz de GUT (gravidade, urgência, tendência) é uma ferramenta de gestão que ajuda a priorizar os problemas que precisam ser solucionados.

Ou seja, permite ao gestor a classificar cada problema e gargalo que precisa ser resolvido, a partir da

Gravidade (do problema)

Urgência (de resolução do problema)

Tendência (se o problema vai piorar com rapidez ou lentamente)

4. Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe, é uma ferramenta de gestão usada para mapear a causa dos problemas em um negócio, independente do seu porte ou segmento.

Com essa ferramenta, todo gestor pode analisar os processos, entender quais fatores estão prejudicando o negócio e assim, encontrar soluções para que tais imprevistos não se repitam.

Problemas como a queda na qualidade de produção ou produtividade, aumento dos custos de produção, desperdícios de matéria-prima ou produção, prazos estourados, processos complexos e cheios de gargalos são algumas situações que podem atrapalhar o desenvolvimento da empresa.

Com isso, elimina-se o “achismo” e ajuda o gestor a reduzir o tempo reconhecendo o problema e chegar ao(s) real(ais) motivo(s), para então corrigir e fazer diferente.

Conclusão

Cada uma das ferramentas de gestão de agronegócio apresentadas acima se complementam. Com elas, o agronegócio deixa de ser intuitivo, para ser administrado a partir de dados, assim como qualquer outro tipo de negócio.

Os dados gerados por cada ferramenta oferecem ao gestor uma visão ampla de negócio e a oportunidade de entender como e onde melhorias devem ser aplicadas para aumentar sua lucratividade, reduzir custos e elevar a qualidade.

Já usou alguma dessas ferramentas de gestão em seu agronegócio? Aproveite para conhecer o TECNICON Business Suíte, um sistema de gestão de negócios que reúne em uma única plataforma todas as informações para o seu agronegócio se tornar ainda mais competitivo, organizado e automatizado. 

Chat
Email
Telefone