Mantenha seu time de vendas engajado, produtivo e eficiente.
Já imaginou como é ter todas as informações e dados gerados pelo time de vendas em um único local? Todos os históricos de atendimento, ligações, propostas, compras, pagamentos, negociações, pautas de reuniões e demais dados que ajudaram a construir o relacionamento com os leads e possíveis leads do seu negócio?
A TECNICON desenvolveu uma funcionalidade indispensável para empresas que buscam melhorar sua organização, conquistar mais efetividade em seus processos, além de otimizar a jornada de atendimento nas áreas de vendas e relacionamento com clientes.
O CRM da TECNICON é uma ferramenta exclusiva, desenvolvida para gestores, gerentes, diretores e suas equipes trabalharem a sua operação em 2023 com a ajuda de uma tecnologia de ponta e integrada com as demais áreas do negócio.
Com isso, os vendedores e consultores passam a ter acesso a todos os dados gerados e transformar isso em estratégia de vendas para conquistar leads, clientes e fechar novas vendas com qualidade.
Continue a leitura para entender como o CRM da TECNICON pode transformar o seu negócio e colaborar na conquista de novos clientes em 2023.
O CRM, abreviação para Customer Relationship Management (em tradução livre, Gestão do Relacionamento com o Cliente), é um termo popular no universo corporativo. Basicamente, ele descreve um conjunto de recursos e funções que auxiliam na organização de algumas áreas de um negócio. Garantindo mais eficiência para vender mais, acesso completo para uma gestão de clientes bem-sucedida e uma boa experiência do cliente.
Esse recurso conta com práticas, estratégias e técnicas desenvolvidas para gerenciar interações com leads, armazenar informações e transformá-las em novas possibilidades de vendas e fidelização de clientes. A base de dados do CRM da TECNICON guarda todos os tipos de informações feitas durante o processo de prospecção ou retenção.
Inclusive, o CRM está integrado ao marketing e ao serviço de atendimento ao cliente. Todos os dados gerados por essas equipes contribuem para que o setor de vendas faça um atendimento mais assertivo e personalizado durante a jornada de compra do seu público.
É muito comum, durante o processo de vendas, o acúmulo de dados dos prospects. Por isso, o software de CRM, de maneira inteligente, organiza essa base de dados para que relatórios sejam gerados e analisados, com o objetivo de traçar e segmentar o perfil dos clientes, tendências e torna esses processos mais inteligentes, porque possibilita a geração de relatórios e análises para traçar e segmentar o perfil certo de clientes, suas dores e conjunto de informações pessoais, como região, interesse, faixa etária e outros.
A falta de centralização dos dados torna o processo de prospecção e de conversão mais lento.
Construir uma boa experiência durante a jornada de compra garante ao negócio fortalecer seu relacionamento com seus clientes e o custo para mantê-los é menor que aquele para trazê-los. Sendo assim, conquistar novos clientes e os manter satisfeitos passa a ser uma cultura interna.
Leads satisfeitos se tornam clientes satisfeitos. Clientes satisfeitos se tornam defensores da marca e indicam para outras pessoas. E o marketing boca a boca é a melhor estratégia para vender mais, sem precisar de grandes investimentos.
Junto à efetividade em organizar os dados gerados durante as prospecções, o CRM da TECNICON contribui na gestão de negócios, permitindo que os gestores e seus liderados possam:
• Tomar decisões estratégicas e inteligentes;
• Controlar e centralizar os dados comerciais;
• Ganhar mais assertividade e agilidade no processo de venda;
• Manter um relacionamento duradouro com os clientes;
• Melhorar a fidelização dos seus clientes;
• Obter informações precisas para analisar indicadores como churn rate, leads qualificados, oportunidades, negócios fechados e outros;
• Obter um modelo de processo de vendas otimizado;
• Controlar 100% dos processos em um única tela;
• Identificar as negociações mais promissoras para fechamento no mês em poucos segundos;
• Criar indicadores de desempenho da equipe e do pipeline de vendas;
• Simplificar tarefas repetitivas para que você consiga realizar um acompanhamento de leads mais efetivo;
• Organizar a gestão dos leads e processo de atendimento;
• Medir o desempenho do processo de vendas e identificar gargalos.
O processo de implementação do CRM da TECNICON em uma empresa é prático e simples. A solução, desde o início, foi otimizada para seguir um processo efetivo intuitivo e com integrações inteligentes, para que os profissionais passem menos tempo cadastrando informações, ou pesquisando, e invista seu tempo fazendo aquilo que melhor faz, que é conquistar novos clientes.
Apesar do CRM ser perfeito para o desenvolvimento do setor de vendas, o grande desafio para pequenas, médias e grandes empresas é encontrar um sistema completo, intuitivo, com processos bem definidos e que realmente contribua para alavancar os resultados do negócios.
Diariamente, o time da TECNICON trabalha para inovar e ser um grande parceiro das empresas focadas em desenvolver e conquistar seu espaço no mercado.
O sistema de CRM da TECNICON é o parceiro de todo vendedor e gestor, uma vez que, em poucos cliques, os profissionais podem fazer follow ups mais eficazes, identificar oportunidades reais dentro do mês, usar dados reais gerados por pessoas reais e por último, mas não menos importante, reduzir o tempo de fechamento das negociações, priorizando as necessidades dos clientes.
A gestão de leads é uma tarefa importante, pois, não basta ter acesso aos contatos, é importante entender e nutrir cada um deles para conseguir a desejada conversão. Sem um gerenciamento eficiente de toda a base de dados, informações importantes como e-mails, nomes, telefones, dores e necessidades podem ficar desatualizadas e a estratégia desenhada ser um fracasso.
Ou seja, uma gestão de leads eficiente aumenta as chances de fechamento, melhora a produtividade e aumenta consideravelmente a motivação das equipes de vendas em bater metas.
Para que essa gestão seja eficiente. É importante prestar atenção em algumas situações. Confira quais são abaixo.
Após uma implementação bem-sucedida do CRM, e com seu time bem treinado para utilizar a ferramenta de forma eficiente, é importante elaborar um plano de gestão de leads estratégico. Ele deve levar em consideração os problemas do cliente, só assim encontrará as oportunidades para aumentar a quantidade de vendas e lucros.
A gestão de leads é mais do que apenas reunir informações de contato. É uma estratégia centralizada nas necessidades dos seus clientes. Um lead só fecha negócios quando se sente valorizado, ouvido e visto. Quando isso acontece, sua decisão não será pautada em preço e sim, em valores.
Acompanhar o progresso do lead dentro da jornada de compra é o que as empresas precisam fazer para entender o que motiva leads a se tornarem clientes.
O interessante é analisar o tempo que o lead permanece em cada etapa do processo. Nutrir o CRM com os insights gerados e interações mantém a base atualizada. Quanto mais os vendedores conhecem seus leads, maior o vínculo que criam com eles.
Lembre-se, só é possível entender em qual momento o futuro cliente está passando, após o mapeamento do seu processo para efetuar a compra.
Aplicar a escuta ativa para identificar os problemas reais das empresas é uma oportunidade para entender quais dores os leads necessitam sanar, neste ponto a finalização do cliente fica cada vez mais próxima.
No final das contas, é possível perceber que os resultados de uma análise detalhada ajudam a formar uma estratégia específica para o crescimento da empresa.
A automação da gestão de leads é uma maneira de manter a equipe de vendas engajada e focada em converter leads, ao invés de passar longas horas preenchendo relatórios ou fazendo outras tarefas repetitivas.
Criar processos padronizados é necessário para que os profissionais aumentem sua produtividade, sejam mais engajados e desenvolvam suas habilidades.
Isso não significa deixar o atendimento robótico. O objetivo aqui é deixá-lo mais personalizado e ágil.
O CRM da TECNICON mantém a base de dados dos vendedores atualizada em tempo real.
A partir do momento em que novas informações são registradas, elas podem ser acessadas na mesma hora por outras pessoas.
Esse compartilhamento de dados torna o atendimento mais dinâmico, completo e rápido. Por exemplo, um processo de vendas não depende de um único vendedor. O fácil acesso às informações de cada negociação permite que vendedores diferentes mantenham a um bom entendimento do início ao fim, pois o sistema CRM está atualizado.
Outro exemplo é a redução de informações incompatíveis ou perda de informações importantes de negociações, perfil, produtos e dores.
Leia também:
- Como utilizar o CRM para uma prospecção de clientes eficiente
- O que é S&OP e os benefícios para o planejamento estratégico
As funcionalidades do sistema de gestão de relacionamento com o cliente da TECNICON é uma ferramenta excepcional pois é capaz de:
• Recolher informações: centraliza todos os dados gerados por cada lead, ou seja, em um único lugar é possível encontrar preferências, histórico de vendas, jornada de compra, informações pessoais, negociações, observações e muito mais, em poucos cliques.
• Integração: Uma empresa integrada cresce com qualidade e eficiência. O CRM da TECNICON é personalizável, o negócio pode adaptar a ferramenta para o seu processo de vendas.
• Diminuição de erros: Todo ser humano está sujeito a falhas, independente do seu cargo ou experiência. Com os dados centralizados em uma única plataforma e a automação de processos, os erros podem ser reduzidos drasticamente, alcançando uma melhor produtividade e assertividade.
• Automação da área comercial: Maior eficiência nas ações e abordagens, além disso, a ferramenta irá facilitar o acompanhamento do ciclo do cliente, reduzindo custos, aumentando a produtividade e compreendendo melhor os leads.
Do prospect aos clientes fiéis, o CRM é uma plataforma que desempenha um papel importante no negócio. Por meio dele, é possível gerenciar novos leads e acompanhar todo o seu progresso dentro da empresa de forma rápida e eficiente.
Com essa solução, é possível ter uma visão completa dos clientes em potencial, mesmo que demore muito tempo para converterem. Comece uma transformação digital em seu time de vendas. Fale com um especialista da TECNICON e solicite uma demonstração para conhecer todas as vantagens que podemos oferecer para o seu negócio.