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Como utilizar o CRM para uma prospecção de clientes eficiente

O software agiliza os processos de qualificação, prospecção de vendas e gestão dos seus clientes

Como utilizar o CRM para uma prospecção de clientes eficiente

Os clientes são, sem sombra de dúvida, os principais responsáveis pelo crescimento de qualquer negócio, seja no âmbito monetário ou corporativo.

Como consumidores, eles esperam que sua empresa retribua essa parceria e lealdade com um bom atendimento, ótimo(s) produto(s) e bons preços. A reputação do seu negócio está em jogo, e preencher estes requisitos é crucial para conquistar novos clientes.

A prospecção sem a ajuda da tecnologia para impulsionar sua marca pode ser uma tarefa custosa, já que vivemos num mundo conectado que muda constantemente.

Sua equipe de vendas precisa estar capacitada para gerenciar clientes e vender seu produto através de softwares como o CRM, que auxiliam a agilizar os processos de captação e fechamento, seja seu modelo ativo (abordagens diretas) ou passivo (abordagens indiretas). 

Vamos entender um pouco mais sobre este sistema estratégico que pode impulsionar suas vendas.

O que é o CRM e como funciona?

O CRM é a sigla para Customer Relationship Management - ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente - sendo um sistema que permite registrar e gerenciar seus clientes e as informações de contato que os vendedores da empresa usarão para abordá-los.

Ele armazena dados como nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição das interações no decorrer do processo de prospecção ou retenção. Alguns softwares de gestão fazem integrações com o seu e-commerce, marketing e SAC para realizar atendimentos e ter visão dos seus atuais e potenciais clientes.

Essa ferramenta de vendas efetua abordagens eficientes, já que armazena todo o histórico dos clientes e leads, desde o primeiro contato até o último para fechamento. 

O CRM vai muito além de uma simples lista de contatos, possibilitando que a empresa construa um relacionamento duradouro e proporcione a melhor experiência durante todo o processo de venda. 

A organização pode utilizar o CRM pelo próprio computador ou direto na nuvem. A segunda opção é mais moderna e prática, já que não exige manutenção pela equipe de TI e nem a aquisição de servidores. 

Eles podem ser acessados de qualquer navegador ou dispositivo móvel, dando flexibilidade ao vendedor para trabalhar e acompanhar seus contatos de qualquer lugar. As informações são armazenadas automaticamente e com segurança, evitando vazamentos ou fraudes.

Vantagens de usar um sistema CRM

Gerir e captar clientes com planilhas e agendas é totalmente ultrapassado, com processos mais lentos e risco de perder oportunidades de negócio, já que são difíceis de atualizar, interpretar e compartilhar com a equipe. 

O principal problema destas ferramentas são o desvio de dados que ficam espalhados em diferentes lugares, dificultando tomadas de decisão e, principalmente, as vendas.

Para eliminar essas falhas manuais, existe o software CRM! Além de ser muito mais estratégico, ele organiza e controla todo o processo comercial em tempo real, atualizando o funil de vendas e permite ter uma visão clara das etapas de negociação.

Suas informações ficam centralizadas em um só local, como gravações de ligações, agenda de compromissos, dados de contato dos clientes, histórico de interações, compras que ele já realizou, entre outros.

Todo o time também consegue ter acesso a esses dados e os líderes têm mais controle de forma integrada, tomando decisões embasadas e inteligentes.

Dessa forma, as principais vantagens de adotar um sistema CRM são:

• Agilidade em todo o processo de venda;

• Controle e centralização dos dados comerciais em um só lugar;

• Relacionamento duradouro e inteligente com os clientes;

• Vendas mais rápidas e assertivas;

• Maior fidelização dos clientes;

• Análises focadas em indicadores como Churn Rate, número de leads qualificados, negócios fechados, etc.

Saiba mais sobre a importância do LGPD na proteção de dados da empresa.

Prospecção de clientes aliada a tecnologia

A prospecção de clientes vai muito além do que uma simples ligação ou abordagem para oferecer um produto ou serviço. Seja por meio de um e-mail ou mensagem, o seu cliente precisa ter uma boa experiência do começo ao fim, com estratégias comerciais que devem ser monitoradas constantemente.

Para ajudar o lead a tomar a decisão pelo seu produto, você precisa estar atento ao perfil do seu cliente e entender as suas necessidades, modelo de negócio, etc. O sistema CRM é a tecnologia certa para ter todas essas informações de forma acessível e automatizada, agilizando os processos de follow-up.  

Atualmente, as empresas que investem na automação realizam uma prospecção muito mais estratégica, utilizando o tempo hábil para estudar a compatibilidade, características e necessidades dos potenciais clientes. Isso aumenta a qualificação dos leads e reduz custos do setor.

Principais estratégias de prospecção com o CRM

Usado para atrair novos consumidores, o Inbound Marketing é uma das principais estratégias de prospecção passiva que atrai o interesse por meio de conteúdos relevantes ou ofertas para, após a conversão, ser passado a um vendedor.

Esse tipo de técnica exige que você explore diversos canais como blogs, redes sociais e ferramentas de busca como Google para que o cliente possa encontrar sua empresa e conteúdo. 

Após a atração, conversão e relacionamento, seus leads qualificados são passados para a equipe comercial realizar um contato mais personalizado e focado em demonstrar os benefícios do seu negócio para as necessidades dele, utilizando, assim, o CRM.

Outro tipo de prospecção é o Outbound - também chamado de ativo - onde há contato direto com os clientes através de ligações, e-mails ou visita presencial. Nessa abordagem, o cliente não espera o seu contato, uma vez que esses leads podem ser adquiridos através de pesquisas, redes sociais ou até sites concorrentes.

Uma dica certeira para qualquer tipo de prospecção é realizar campanhas internas ou externas de indicações que estimulem clientes atuais e colaboradores a indicarem seu produto. É o famoso "boca a boca". 

Por que o CRM torna seu processo de venda mais inteligente?

O software CRM otimiza todos os processos de venda de forma ágil e inteligente. Isso porque é possível gerar relatórios e análises a partir dos dados extraídos que permitem traçar o perfil dos clientes, segmentado por regiões, classe social, tipo de empresa, entre outros.

Além dessa facilidade, o sistema cria um relacionamento com os prospects e clientes, pois personaliza o contato e possibilita a equipe focar nas necessidades reais. Os profissionais têm acesso ao histórico de interações, gravação de ligações, etapas de venda e agenda de compromissos.

Para tornar o uso do CRM mais estratégico, conheça bem o mercado de atuação do seu cliente, crie e-mails de nutrição para engajar e identificar suas necessidades, seja relevante e personalize os discursos da sua equipe.

Descubra como o e-commerce pode impulsionar sua lucratividade.

Escolha um software CRM alinhado ao seu modelo de negócio!

O Sistema CRM do TECNICON Business Suite é o mais completo e integrado do mercado, possibilitando ter uma visão ampla dos seus atuais e potenciais clientes. 

A nossa solução aumenta a eficiência no atendimento e potencializa as vendas, independente do canal de comunicação, seja através do marketing, do SAC, ou até mesmo, do e-commerce. 

Através dele, é possível separar os segmentos de cliente e seus atendimentos, de representantes, de assistência técnica, além de controlar e gerenciar eventos. Assim, sua equipe trabalha com mais foco e eficiência, impulsionando as chances de fecharem negócios.

Tenha todas as informações referentes aos clientes e potenciais em um só lugar, com fácil acesso e com ferramentas que automatizam funções de contato para manter um bom relacionamento, usando as informações de forma inteligente com o CRM da TECNICON.

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