O ambiente digital permite criar relações duradouras entre empresas e clientes
“Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa”. Esta frase do grande escritor Peter Drucker é perfeita para descrever o momento de incertezas em que vivemos hoje.
Muitas empresas têm medo das mudanças, mas se adaptar nunca foi uma opção. Com a grande aceleração da transformação digital, tecnológica e dos modelos de negócios, é necessário refletir de que forma a sua marca está entregando valor aos seus clientes.
Hoje, vender mais não significa apenas ter um produto de qualidade, mas também como as organizações se relacionam e criam conexões nas plataformas digitais. Tudo isso utilizando a tecnologia.
O relacionamento digital é a prova de como o atendimento e os meios de comunicação mudaram, e o futuro deve estar atrelado a aproximar seus consumidores e criar relações duradouras de forma online.
Neste artigo, vamos te mostrar 6 lições sobre relacionamento digital que aprendemos nesta crise para você aplicar na sua empresa e fidelizar mais clientes.
A nova realidade exigiu readaptações em diversos setores, e uma delas foi no atendimento.
Com as redes sociais e plataformas digitais, as empresas precisam estar cada vez mais presentes na vida dos consumidores, entregando o melhor serviço, demonstrando empatia e apresentando de que forma a marca está ajudando os clientes neste momento.
Essas práticas aproximam e criam conexões com as pessoas, tornando o atendimento online um diferencial competitivo e uma poderosa ferramenta de fidelização.
O Omnichannel é uma estratégia de convergência de todos os canais utilizados por uma organização. Alinhá-lo pode trazer resultados incríveis para uma boa experiência do seu cliente, pois quem não quer um bom atendimento, não é mesmo?
Esses multicanais devem estar interligados em toda a experiência do seu cliente, desde o seu primeiro contato com a marca, principalmente neste momento onde os consumidores esperam rapidez e comprometimento das empresas.
Neste momento, vender não pode se tornar a única necessidade, e sim priorizar em construir uma cultura sólida, agregando o acolhimento no seu atendimento ao cliente em qualquer canal de comunicação da companhia.
Focar nas necessidades do seu cliente deve ser prioridade em todos os setores da empresa, especialmente no atendimento e vendas.
Os consumidores querem sentir que estão sendo ouvidos e que a empresa está priorizando em resolver seus problemas, dúvidas ou sugestões.
Escutar seu cliente é muito importante, em qualquer canal de comunicação. Seja comentários vindos da internet ou recomendações para melhorar seu negócio, o atendimento precisa estar preparado para anotá-los e responder de forma empática e personalizada.
Lembre-se: quanto menor for seu tempo de resposta e resolução de algum problema, mais o seu cliente se sentirá confortável e, consequentemente, indicará o seu produto/serviço.
Estar em todas as plataformas digitais é essencial para criar um relacionamento com seus consumidores. Hoje, é difícil conhecer alguém que não esteja presente nas redes sociais ou na internet.
Com uma boa presença online, a sua empresa fica cada vez mais exposta na mente dos consumidores, aumentando sua base de clientes e criando novas oportunidades de negócio.
O COVID-19 trouxe uma nova forma de consumo no meio digital, e a necessidade de manter um canal online para atender seus clientes é muito importante.
A automação dos setores de atendimento, marketing e vendas é essencial para inovar e agilizar os processos e atividades que exigem o contato e gerenciamento do relacionamento com os clientes.
Aliado a tecnologia, você consegue nutrir seus consumidores com e-mails, contatos telefônicos, mensagens de texto e muito mais, a fim de fidelizar e criar uma relação de longo prazo.
Softwares de CRM, por exemplo, armazenam informações dos clientes e potenciais em uma única plataforma, facilitando o acesso e automatizando funções de contato para manter um bom relacionamento, usando os dados de forma inteligente.
Possuir um novo mindset nesse momento é crucial para estar aberto a mudanças dentro da sua empresa. Como citamos anteriormente, a adaptação já faz parte do nosso dia a dia devido às constantes transformações digitais e tecnológicas.
Inovar o seu negócio se tornou prioridade para garantir um diferencial competitivo e fidelizar seus clientes no meio digital, onde estar presente é o pulo do gato na hora de realizar um bom atendimento, gerar proximidade e conexão.
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