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6 lições sobre relacionamento digital com os clientes no futuro

O ambiente digital permite criar relações duradouras entre empresas e clientes

6 lições sobre relacionamento digital com os clientes no futuro

“Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa”. Esta frase do grande escritor Peter Drucker é perfeita para descrever o momento de incertezas em que vivemos hoje.

Muitas empresas têm medo das mudanças, mas se adaptar nunca foi uma opção. Com a grande aceleração da transformação digital, tecnológica e dos modelos de negócios, é necessário refletir de que forma a sua marca está entregando valor aos seus clientes.

Hoje, vender mais não significa apenas ter um produto de qualidade, mas também como as organizações se relacionam e criam conexões nas plataformas digitais. Tudo isso utilizando a tecnologia.

O relacionamento digital é a prova de como o atendimento e os meios de comunicação mudaram, e o futuro deve estar atrelado a aproximar seus consumidores e criar relações duradouras de forma online.

Neste artigo, vamos te mostrar 6 lições sobre relacionamento digital que aprendemos nesta crise para você aplicar na sua empresa e fidelizar mais clientes.

1. O atendimento online é uma poderosa ferramenta de conexão

A nova realidade exigiu readaptações em diversos setores, e uma delas foi no atendimento.

Com as redes sociais e plataformas digitais, as empresas precisam estar cada vez mais presentes na vida dos consumidores, entregando o melhor serviço, demonstrando empatia e apresentando de que forma a marca está ajudando os clientes neste momento.

Essas práticas aproximam e criam conexões com as pessoas, tornando o atendimento online um diferencial competitivo e uma poderosa ferramenta de fidelização.

2. Omnichannel em toda experiência do cliente

O Omnichannel é uma estratégia de convergência de todos os canais utilizados por uma organização. Alinhá-lo pode trazer resultados incríveis para uma boa experiência do seu cliente, pois quem não quer um bom atendimento, não é mesmo?

Esses multicanais devem estar interligados em toda a experiência do seu cliente, desde o seu primeiro contato com a marca, principalmente neste momento onde os consumidores esperam rapidez e comprometimento das empresas.

Neste momento, vender não pode se tornar a única necessidade, e sim priorizar em construir uma cultura sólida, agregando o acolhimento no seu atendimento ao cliente em qualquer canal de comunicação da companhia.

3. A necessidade do cliente em primeiro lugar

Focar nas necessidades do seu cliente deve ser prioridade em todos os setores da empresa, especialmente no atendimento e vendas.

Os consumidores querem sentir que estão sendo ouvidos e que a empresa está priorizando em resolver seus problemas, dúvidas ou sugestões.

Escutar seu cliente é muito importante, em qualquer canal de comunicação. Seja comentários vindos da internet ou recomendações para melhorar seu negócio, o atendimento precisa estar preparado para anotá-los e responder de forma empática e personalizada.

Lembre-se: quanto menor for seu tempo de resposta e resolução de algum problema, mais o seu cliente se sentirá confortável e, consequentemente, indicará o seu produto/serviço.

4. A presença digital nunca foi tão importante

Estar em todas as plataformas digitais é essencial para criar um relacionamento com seus consumidores. Hoje, é difícil conhecer alguém que não esteja presente nas redes sociais ou na internet.

Com uma boa presença online, a sua empresa fica cada vez mais exposta na mente dos consumidores, aumentando sua base de clientes e criando novas oportunidades de negócio.

O COVID-19 trouxe uma nova forma de consumo no meio digital, e a necessidade de manter um canal online para atender seus clientes é muito importante.

5. A automatização se tornou essencial

A automação dos setores de atendimento, marketing e vendas é essencial para inovar e agilizar os processos e atividades que exigem o contato e gerenciamento do relacionamento com os clientes.

Aliado a tecnologia, você consegue nutrir seus consumidores com e-mails, contatos telefônicos, mensagens de texto e muito mais, a fim de fidelizar e criar uma relação de longo prazo.

Softwares de CRM, por exemplo, armazenam informações dos clientes e potenciais em uma única plataforma, facilitando o acesso e automatizando funções de contato para manter um bom relacionamento, usando os dados de forma inteligente.

6. Esteja aberto para mudanças

Possuir um novo mindset nesse momento é crucial para estar aberto a mudanças dentro da sua empresa. Como citamos anteriormente, a adaptação já faz parte do nosso dia a dia devido às constantes transformações digitais e tecnológicas.

Inovar o seu negócio se tornou prioridade para garantir um diferencial competitivo e fidelizar seus clientes no meio digital, onde estar presente é o pulo do gato na hora de realizar um bom atendimento, gerar proximidade e conexão.

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Veja também: SAC: Entenda a importância, tipos e dicas para um bom atendimento.

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