
Uma forma divertida para motivar os colaboradores.
A TECNICON é uma empresa de tecnologia com 33 anos de mercado , que se preocupa não apenas com a experiência de seus clientes, como também com a experiência de trabalho de seus colaboradores.
Para manter sua equipe interna motivada e engajada, encontrou na gamificação, ou gamification, uma excelente estratégia para melhorar seus resultados e inovar no dia a dia do trabalho.
E foram diferenciais como esse que tornaram a TECNICON a melhor empresa para trabalhar no Rio Grande do Sul em 2022.
Continue a leitura para entender como a TECNICON inovou ao implementar gamification em sua cultura.
A definição de gamification, ou Game Thinking, é a adição de elementos gráficos e princípios de jogos em contextos não relacionados a jogos. Apesar de seguirem uma proposta de entreter os jogadores, o conceito de gamificação é usar esse lado divertido para beneficiar os negócios.
Outro conceito aplicado à gamificação é o de ser um conjunto de atividades e processos usados para a resolução de problemas e, em troca, os participantes recebem pontos, prêmios ou posições dentro de um placar.
Com isso, é possível estimular consumidores, funcionários e parceiros a colaborar e interagir com a empresa, para alcançar os objetivos organizacionais estipulados.
O conceito de gamification vai muito além de criar um jogo recreativo. Na realidade, o seu objetivo é criar uma diversão orientada, focada no negócio, ao aplicar práticas, processos e padrões para o desenvolvimento de cada indivíduo, assim como da empresa como um todo.
A gamificação faz com que os participantes cumpram metas e objetivos, ao mesmo tempo em que suas emoções são exploradas.
Ao longo das interações, os envolvidos recebem um feedback imediato sobre o seu desempenho e mostram os próximos passos para acumular novas conquistas.
A mecânica dessa estratégia são as regras e recompensas, após os participantes conquistarem pontos, níveis, missões ou outras métricas estipuladas.
E foi seguindo esse conceito que a TECNICON passou a integrar o gamification para fortalecer a cultura interna e incentivar seus colaboradores a se desenvolverem.
A gamificação ajuda as empresas a mudarem o comportamento e as atividades motivacionais.
Para ser mais eficiente, é preciso transformar essa estratégia em uma experiência altamente personalizada e focada em seus usuários.
Antes de implementar a gamificação, é preciso conhecer as personalidades, os hábitos, as emoções e as atividades dos seus colaboradores. Já que o seu objetivo é oferecer experiências únicas e, assim, estabelecer conexões.
Para a TECNICON, gamification é uma estratégia que apresenta resultados a longo prazo.
As mudanças comportamentais das pessoas exigem que o engajamento seja bem trabalhado e com paciência.
É preciso estabelecer uma mecânica de pontos certeira para garantir que a experiência de aprendizado seja contínua e perfeita. Esse checkpoint também ajuda a redefinir metas e indicadores de motivação com base nos dados disponíveis.
As recompensas devem condizer com as necessidades das suas equipes. Pode haver uma grande variedade de opções.
Na TECNICON, por exemplo, conforme os colaboradores vão cumprindo uma série de atividades, vão recebendo moedas que podem ser trocadas por benefícios dentro da própria empresa ou recompensas para usar fora dela.
Para a estratégia de gamification ser bem-sucedida, é preciso que todos os responsáveis pelo seu desenvolvimento criem um regulamento transparente, simples e fácil de ser entendido.
Sem isso, dúvidas podem surgir e tirar toda a credibilidade da ação, fazendo com que os objetivos estabelecidos não sejam cumpridos.
Diferente de muitos jogos, o gamification não tem o objetivo de premiar as pessoas que alcançam as maiores pontuações. Pelo contrário, seu objetivo é incentivar as pessoas a melhorarem como indivíduos e como um time.
Por isso, cada conquista, por menor que seja, deve ser sempre celebrada.
Para manter os envolvidos engajados, é preciso mudar e criar recompensas criativas.
Elas podem ser pequenas, como uma barra de chocolate, um pacote de balas ou uma saída para um lanche, até as mais complexas, como um dia em um spa, hotel ou viagem.
A gamificação não é uma estratégia que é implementada uma vez e pronto. Ela evolui e se desenvolve, conforme os participantes se envolvem cada vez mais.
Cada mês, as recompensas podem ser diferentes, assim como as pontuações, ranqueamento e demais elementos da gamificação.
Segundo Stephany Hubbe, responsável pela área de Experiência do Colaborador, “a estratégia de gamification combina com o perfil da TECNICON pois é jovem, inovadora e os colaboradores nutrem interesse por jogos e competição”.
Dessa forma, confirma alguns bons motivos nessa estratégia, para a equipe de experiência do colaborador:
A motivação impulsiona a produtividade.
É inevitável que os colaboradores queiram receber mais motivação dos seus empregadores e esse pequeno gesto faz com que eles se sintam parte de algo, que tenham um propósito a alcançar.
É um grande desafio para as empresas gerarem essa experiência para seus funcionários e justamente nesse momento que a gamificação se destaca.
O ganho de recompensas motiva os colaboradores e a motivação, por sua vez, melhora a produtividade.
Como dito anteriormente, a gamificação consiste na aplicação de incluir elementos e dinâmicas de jogos, em contextos não relacionados a eles, como o local de trabalho.
Os pilares da TECNICON são: pessoas, conhecimento, inovação e crescimento. Todos esses aspectos são abordados durante a gamificação.
O objetivo da equipe de Employee Experience da TECNICON é fazer com que as pessoas se desenvolvam. Os aprendizados gerados ao longo do processo são refletidos em recompensa.
Isso mostra o quanto a proposta é perfeita para a formação das equipes, no entendimento do negócio e crescimento.
Nesse caso, adquirir novos conhecimentos está atrelado a uma experiência emocionante, com resultados mensuráveis.
Até hoje, o jogo Super Mário é um dos jogos preferidos de crianças, jovens e adultos.
O querido encanador, e protagonista da franquia, deve superar uma série de desafios para alcançar o seu objetivo: resgatar a Princesa Peach das mãos do Rei Bowser Koopa.
O personagem ganha recompensas enquanto passa de fases. Mesmo encontrando diversos obstáculos, os jogadores são recompensados até chegar ao fim.
E qual a lição disso? Os jogadores aprendem novas habilidades para vencer os desafios e no futuro, aplicar os novos aprendizados em seu dia a dia.
Todas as ações implementadas no gamification da TECNICON são minimamente pensadas, que envolvem a cultura da empresa e seus colaboradores. Por isso o ambiente construído é seguro para que possam superar desafios diários e aperfeiçoar suas habilidades
Durante todo o processo, os gestores podem aplicar feedbacks construtivos de como cada ação dos colaboradores podem ajudar a melhorar sua performance e produtividade, além de mostrar o verdadeiro potencial de cada um.
A gamificação dá aos colaboradores uma sensação de dever cumprido, inspira engajamento e faz com que eles vistam a camisa da empresa. Com um pouco de criatividade e muito trabalho, a TECNICON encontrou na gamificação uma maneira divertida para melhorar os resultados internos e externos.