Produção de grãos no Brasil pode aumentar 27% até 2031 - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Produção de grãos no Brasil pode aumentar 27% até 2031

O mercado se mostra otimista para a produção de grãos nos próximos anos.

Produção de grãos no Brasil pode aumentar 27% até 2031

De acordo com um estudo feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade de Brasília (UNB), a produção de grãos no Brasil pode aumentar até 27% até o ano de 2031 e produzir 333 milhões de toneladas na safra 2030/31.

Seguindo essa mesma tendência, a área de cultivo de grãos também deve passar de 68,7 milhões de hectares para 80 milhões nos próximos nove anos.

O cultivo de grãos é um dos mais importantes para a economia brasileira, uma vez que o país está entre os maiores produtores em todo o mundo.

Apesar da variedade de cultivo, os grãos de arroz, feijão, milho, soja, trigo e algodão representam o maior número das produções.

Para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de 2022 pode alcançar 269,3 milhões de toneladas. Esse número é 5,4% maior que o registrado na safra anterior, ou seja, 13,8 milhões de toneladas a mais.

Nesses primeiros meses, a produção de grãos apresentou pequenos recuos, porém, os números são superiores ao serem comparados com o mesmo período do ano passado.

A previsão da Conab é inferior ao levantamento anterior da companhia, que projetava uma produção de 288,6 milhões de toneladas. São 19,3 milhões de toneladas a menos do previsto.

A diferença de 6,7% na produção dos grãos está diretamente relacionada aos problemas climáticos que estamos passando nos últimos meses, um exemplo é a falta de chuva que atingiu o Paraná e o Rio Grande do Sul durante a 1ª safra, que enfrentaram problemas no desenvolvimento das culturas e chegaram a perder colheitas inteiras.

A tecnologia como parceira do crescimento

O agronegócio tem muito a se beneficiar com a implementação de um sistema de gestão em seu dia a dia.

Até mesmo as lavouras e colheitas estão investindo em tecnologia para oferecer produções de melhor qualidade, evitar possíveis prejuízos e reduzir desperdícios de produção.

A melhor maneira de alcançar a previsão de produção de grãos é ter um bom planejamento, gerenciamento de insumos, acompanhamento da plantação e manutenção certeira.

Mesmo que o cenário agrícola ainda não seja 100% controlável, é possível acompanhar dados para uma boa colheita e conquistar grandes lucros.

Com o sistema de gestão ERP TECNICON Business Suite sua fazenda será capaz de reduzir processos, solucionar gargalos e potencializar sua produção de grãos, controle todas as etapas de produção, seja o cadastro dos grãos, acompanhamento de solo, os ciclos de crescimento, gerenciamento de agroquímicos até o escoamento dos grãos. Com esses registros o gestor pode visualizar a operação como um todo e suas decisões serão capazes de beneficiar todos os setores e o futuro do negócio.

Quanto mais dinâmica for a gestão da fazenda, maior a produtividade e lucratividade.

Quer saber mais como a TECNICON pode aumentar a produtividade do seu Agronegócio? Converse com um consultor e transforme sua produção. 

Chat
Email
Telefone