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Expectativas para a Black Friday 2021 no setor Industrial

Saiba quais são as expectativas para as Indústrias em relação a Black Friday de 2021.

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A Black Friday 2021 vai acontecer no dia 26 de novembro, porém, as empresas de todos os segmentos já começaram suas preparações para que os clientes tenham acesso a produtos e serviços com bons descontos durante a semana Black Friday, e, em alguns casos, no mês Black Friday. 

Uma preocupação que tem incomodado muitos empresários e comerciantes é se, em uma retomada da economia em um período de pandemia, onde as pessoas estão poupando dinheiro por causa da crise econômica que se instalou no mundo nos últimos dois anos, os clientes estão dispostos a fechar negócios. 

Segundo o jornal Valor Econômico, o Facebook Brasil fez uma pesquisa com alguns usuários da plataforma e o número de pessoas dispostas a comprarem durante a Black Friday 2021 aumentou 29% em relação ao ano passado. 

No ano de 2020, foram movimentados aproximadamente R$ 7,72 bilhões, isso incluindo o evento Cyber Monday (a segunda cibernética, em tradução livre). 

Mas por que a indústria precisa se preocupar com esse evento?  

A ascensão do E-commerce 

Conforme os dados publicados pela Ebit Nielsen, o e-commerce faturou R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre, enquanto que, em 2020, o faturamento foi 31% menor, ou seja, faturou 40,8 milhões. 

A expectativa é que até o final do ano, a receita suba para R$ 110 bilhões em vendas, um crescimento de 21% em relação ao ano passado. 

O comportamento do consumidor mudou drasticamente desde 2010. Isso é visto no relatório “Webshoppers” compartilhado pela Ebit. 

No primeiro semestre de 2010, as compras no e-commerce somavam 6,7 bilhões de faturamento. Isso significa que nos últimos 11 anos, o e-commerce teve um crescimento de 697% de faturamento. 

Confira abaixo um quadro com o comparativo de faturamento de faturamento do ecommerce brasileiro nos últimos anos: 

Por que a indústria deve ficar de olho na Black Friday? 

De certa forma, a indústria está diretamente ligada à Black Friday e muitos empresários não sabem disso. 

Conforme o gráfico apresentado acima, o comportamento de compras online do brasileiro mudou ao longo dos anos. Comprar pela internet era algo “duvidoso”, mas, com o passar do tempo tornou-se algo natural e até mesmo rotineiro. 

A Black Friday consolidou-se como um evento mundial esperado pelos consumidores que querem comprar eletrônicos, móveis, vestuários ou outros produtos por um preço abaixo do praticado no mercado.  

Dessa forma, é preciso que os lojistas (offline ou online) tenham um estoque de produtos para atender a alta demanda de compras do evento. Essa é a oportunidade para a indústria aumentar sua produção e vender qualquer tipo de produto sem ser natal, páscoa, dia das mães, dos namorados ou outras datas sazonais e focadas em pequenos grupos. 

Para a indústria, a Black Friday gera mais demandas de produção. Ao analisar as vendas do evento no ano de 2020, o relatório da Neotrust/Compre&Confie mostra que foram feitos 13,01 milhões de pedidos entre a Black Friday e a Cyber Monday. O ticket médio das compras durante o período analisado foi de R$ 592,85. 

Enquanto que no dia 27 de novembro, o dia da Black Friday, o ganho foi de R$ 3,86 bilhões, com 5,34 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 723,37. 

Esses números expressam o quanto é indispensável para a indústria pensar na Black Friday como uma oportunidade de vendas. Por isso deve-se levar em consideração situações como: 

Centro de distribuição: para que os clientes recebam suas compras mais rápido do que as compras feitas em outros períodos do ano; 

Produção: compra de insumos para a produção dos produtos; 

Logística: planejamento e forças tarefas são precisos para que os produtos sejam enviados corretamente; 

Organização: para evitar reclamações e problemas com clientes insatisfeitos. 

Para que isso aconteça, é importante as indústrias investirem numa gestão de estoque eficiente para atender as altas demandas que a Black Friday exige. 

As indústrias que negligenciarem essa situação, vão encontrar obstáculos que podem prejudicar a indústria. 

Vendas D2C  

Uma grande aposta para as indústrias na Black Friday 2021 é a consolidação do modelo de vendas online Direct To Consumer (D2C). 

Como a expectativa de vendas deste ano é superar a edição anterior, muitas indústrias visam construir um relacionamento direto com o público-final ao oferecer grandes ofertas para os seus produtos. 

Para colocar essa estratégia em prática, a indústria precisa acompanhar o varejo e entender como funciona as vendas online que estão crescendo a cada ano. 

Gostou de saber sobre o impacto que a Black Friday pode causar as indústrias? Acompanhe nossas redes sociais e continue conectado as atualizações do setor! 

 

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