CIPA realiza a 5ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes na TECNICON - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

CIPA realiza a 5ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes na TECNICON

Temas como saúde mental, hábitos saudáveis e segurança no trânsito foram abordados no evento

SIPAT_release

Preservar a integridade física e mental dos colaboradores é uma das prioridades da TECNICON. Por esse motivo, a empresa de tecnologia especializada em software de gestão realizou entre os dias 24 e 28 de setembro a 5ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

O evento ocorreu no auditório do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (CFJL) e na matriz da empresa em Horizontina/RS, sob organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da TECNICON. Ao longo da semana, toda a equipe foi convidada a participar de palestras acerca da importância da segurança do trabalho nas organizações, além de temas relacionados à qualidade de vida. 

Profissionais de diversas áreas apresentaram dicas e informações sobre bem-estar e saúde, além de incentivar a segurança no ambiente corporativo.    

Programação SIPAT

A SIPAT teve inicio com a palestra “Hábitos Saudáveis e Qualidade de Vida”, ministrada pela especialista em saúde pública há mais de 15 anos, Daniela Cembranel Tubiana. Na ocasião, os participantes foram instigados a refletir sobre seus comportamentos, como a insatisfação diária e a comparação com o outro. 

Os representantes da CIPA também lançaram um desafio aos colaboradores: realizar frequentemente atividades fora da rotina – ir ao trabalho de bicicleta ou caminhando, tomar café da manhã, tirar um tempo para tomar um chimarrão com a família ou amigos, meditar, escutar música, ler, etc. 

Na terça-feira (25), o mestre em Ciência da Computação, Vinícius Serafim, abordou a respeito da valorização da vida, dentro e fora do local de trabalho. O profissional é referência na área da Segurança da Informação e Redes TCP/IP e voluntário no CVV – Centro de Valorização da Vida. 

O palestrante destacou a importância de escutar e a necessidade de aprender a ouvir sem julgar, e ainda explicou como é o funcionamento dos postos de trabalho do CVV e como se tornar voluntário. 

O terceiro dia de evento foi realizado na unidade matriz da TECNICON e contou com a participação do Corpo de Bombeiros de Horizontina/RS. Foram apresentadas instruções teóricas de combate e prevenção de incêndios, além de uma atividade prática para simular a evacuação do prédio e orientar os colaboradores sobre o correto manuseio de extintores – em casos de emergência. 

Saúde Mental foi tema do penúltimo dia de evento. O bate-papo foi comandado pelo psicólogo João Paulino Perini, que atua nas áreas de Psicologia Clínica e Dependência Química. O profissional aproveitou a SIPAT para abordar assuntos como o uso de drogas e os fatores associados, bem como a importância do bem-estar emocional no dia a dia da população. 

Para fechar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes da TECNICON, na sexta-feira (28) o inspetor chefe da polícia Rodoviária Federal abordou sobre os principais cuidados que devem ser tomados no trânsito.

CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) foi implementada na TECNICON no ano de 2014. Ela é constituída por colaboradores da empresa e tem a finalidade de prestar auxílio na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, dedicando-se a preservação da vida e saúde do trabalhador. A organização é regulamentada pela legislação brasileira, sendo uma norma presente na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e obrigatória para empresas com mais de vinte colaboradores.  

O principal objetivo da CIPA é observar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir, ou até mesmo eliminar os perigos existentes. Também é de sua responsabilidade promover anualmente a SIPAT, com a realização de diversas atividades ligadas à segurança do trabalho - cursos, palestras e treinamentos. A comissão atua diariamente na empresa, proporcionando diversas ações que contribuem com o bem-estar dos colaboradores, assegurando um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para todos. 

Chat
Email
Telefone