A força feminina na indústria: celebrando conquistas e inspirando o futuro - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

A força feminina na indústria: celebrando conquistas e inspirando o futuro

o papel histórico da mulher no sucesso do setor industrial brasileiro

banner força feminina


No Dia Internacional da Mulher, uma celebração global da força, resiliência e conquistas das mulheres, refletimos sobre o papel fundamental que elas desempenharam e continuam a desempenhar na história e, especialmente, na indústria brasileira. 

 

Esta data, reconhecida oficialmente pela ONU desde 1975, tem raízes profundas em reivindicações por igualdade de gênero, refletindo movimentos históricos que ecoaram em diversas partes do mundo muito antes de sua oficialização.

 

Desde os primórdios da industrialização no Brasil, as mulheres estavam presentes, desafiando normas sociais e contribuindo significativamente para o crescimento econômico e social do país. Sua influência é inegável e suas histórias, inspiradoras e muitas vezes negligenciadas, merecem ser enaltecidas.

 

Mulheres visionárias que moldaram a indústria brasileira

 

Conheça a seguir 3 importantes figuras femininas na história do desenvolvimento do setor industrial no Brasil.

 

Beatriz Arruda Camargo, uma pioneira que desafiou expectativas de gênero ao se tornar uma das primeiras engenheiras do país, é um exemplo inspirador. Graduando-se em Engenharia Civil em uma época em que as mulheres eram desencorajadas a seguir carreiras técnicas, Beatriz tornou-se uma líder no setor de construção, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento da infraestrutura nacional.

 

Maria Conceição Pinto, conhecida como a "Rainha do Café", assumiu os negócios da família após a morte de seu marido, destacando-se em uma indústria dominada por homens. Além de gerir com sucesso as fazendas de café da família, Maria investiu na modernização dos processos de produção, introduzindo tecnologias inovadoras que impulsionaram a indústria cafeeira brasileira.

 

Bertha Lutz, além de ser uma ativista pelos direitos das mulheres, deixou sua marca como bióloga e pesquisadora. Suas contribuições para a ciência foram cruciais para o avanço da indústria farmacêutica e de biotecnologia no Brasil.

 

O crescimento e o impacto contínuo das mulheres na indústria

 

Atualmente, as mulheres representam um quarto da força de trabalho na indústria brasileira, com um aumento significativo em cargos de gestão nos últimos anos. 

 

Entre 2008 e 2021, houve um crescimento notável na participação feminina em cargos de liderança, passando de 24% para quase 32%. Ainda que esse índice seja inferior aos demais setores da economia, o avanço na indústria foi três vezes maior nesse período, como um reflexo positivo dos esforços em aumentar a participação feminina na indústria.

 

Uma pesquisa recente realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que a maioria das indústrias brasileiras possui programas ou políticas de promoção da igualdade de gênero, destacando um compromisso crescente com a diversidade e a inclusão. Isso demonstra um reconhecimento do valor e do potencial das mulheres na indústria e um esforço contínuo para criar ambientes de trabalho mais equitativos e inclusivos.

 

Governança social: a importância da agenda ESG na diversidade

 

Levantar a bandeira da sustentabilidade, para além das ações voltadas ao meio ambiente, requer comprometimento e mudanças reais por parte das organizações.

 

A responsabilidade social dentro das indústrias brasileiras é uma pauta que vem sendo cada dia mais debatida e valorizada. Investir em capacitação, diversidade e equidade tornou-se uma necessidade para empresas que desejam se manter competitivas e relevantes em um mercado cada vez mais consciente e exigente.

 

A TECNICON, com muito orgulho, investe em diversas ações que fortalecem o desenvolvimento social e conta com uma força de trabalho majoritariamente feminina. Na empresa, 52% dos colaboradores são mulheres e, em posições de liderança, 70% dos cargos são ocupados por mulheres.

 

Honrando o legado e inspirando o futuro

 

Neste Dia Internacional da Mulher, prestamos homenagem a mulheres extraordinárias que, com coragem, determinação e força, continuam a moldar e transformar o mundo ao nosso redor. Seus feitos notáveis impulsionaram a indústria brasileira e também inspiraram uma nova geração de mulheres a perseguir seus sonhos, superar barreiras e alcançar novos patamares de sucesso em todos os campos profissionais.

 

À medida que celebramos as conquistas passadas e presentes das mulheres na indústria, também renovamos nosso compromisso em promover a igualdade de gênero e criar um futuro onde todas as mulheres tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial. O progresso da sociedade depende do empoderamento e da participação ativa de todos, independentemente do gênero.

 

 

Chat
Email
Telefone