O que é uma cultura data driven? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

O que é uma cultura data driven?

Tenha uma empresa orientada por dados.

O que é uma cultura data driven

Para atender uma cultura cada vez mais segmentada, as empresas precisam de dados. Segundo um relatório da empresa Seagate, a projeção é que o número de dados gerados pule de 45 zettabytes (2019) para 175 zettabytes, até 2025.

Esse crescimento é o reflexo do uso da tecnologia para oferecer serviços/produtos segmentados e exclusivos. Quanto mais dados uma empresa capturar e souber interpretar, melhor.

Uma Cultura Data Driven é orientada por análises de dados, feitas diariamente para que as tomadas de decisões de negócios sejam assertivas, consistentes e com riscos controlados.

Implementar uma cultura orientada por dados ajuda as empresas a crescer em mercados voláteis, otimizar processos com mais eficiência e reduzir despesas operacionais. Continue a leitura para entender o que é a Cultura Data Driven e como implementar na rotina do seu negócio.

O que é Data Driven?

Data Driven é a gestão orientada por dados, ou seja, são as tomadas de decisões baseadas em informações concretas, controladas e completas, geradas por clientes, leads e parceiros da empresa.

As empresas não podem mais ignorar o crescimento e o fortalecimento da tecnologia, assim como a importância de trabalhar com dados para gerar insights relevantes para melhorar os resultados e ser aplicado por qualquer tipo de negócio.

Com a estratégia data driven, as empresas podem personalizar produtos, mensagens e todo o fluxo de relacionamento com leads e clientes.

Um negócio orientado por dados

Existem outros termos semelhantes a Data Driven, como por exemplo, Data Analytics e Data Manager. Apesar de seguirem o conceito de gestão de dados, são diferentes, especialmente pelo Data Driven sempre estar um passo à frente.

Dentro de um contexto corporativo, os gestores precisam tomar decisões baseadas em dados sólidos e reais, sem isso, não é possível prever cenários e construir estratégias para alcançar bons resultados. 

Tem-se, como benefício nessa estratégia, as possibilidades de:

Por que uma cultura baseada em dados é importante?

Em todo o mundo, boa parte das empresas já usam os dados gerados internamente para gerar insights de negócio. Porém, implementar uma cultura data driven vai muito além de seguir os números cegamente. 

Uma cultura guiada por dados deve incentivar seu time a interpretar os dados e desenvolver um pensamento crítico, para que os gestores tomem decisões a partir de dados confiáveis, mas também saibam quanto, como e onde é melhor fazê-lo ou não.

Existem algumas boas razões para implementar esse tipo de cultura. Confira quais são.

Colaboração entre as equipes internas

Foi-se o tempo em que cada setor dentro da empresa trabalhava isoladamente. Com mercados segmentados e clientes exigentes, toda a empresa precisa trabalhar em conjunto para criar um negócio diferente, único e que atraia a atenção das pessoas em meio a tantas concorrentes.

Com a análise dos dados, as equipes podem ajudar outras pessoas a executarem suas atividades com mais efetividade. Nutrindo, assim, o conceito de uma empresa focada em resolver o problema dos seus clientes.

Democratização e centralização dos dados

Uma cultura orientada por dados elimina gargalos, desperdícios e processos confusos. Não existe um departamento “dono dos dados” do negócio. Com a centralização das informações, e o seu fácil acesso, abre espaço para que os colaboradores trabalhem com mais autonomia e criem estratégias certas para vender mais, fidelizar clientes, criar produtos atraentes e ganhar espaço no mercado.

Principais desafios da implementação da Cultura Data Driven

Implementar uma cultura orientada por dados agrega muito valor para qualquer negócio. Apesar disso, existem muitos obstáculos para que isso seja uma realidade para todos.

As empresas estão coletando e processando dados como nunca, porém, não confiam neles para tomar decisões ou, não sabem o que fazer com tanta informação reunida.

Mas, o que realmente impede uma empresa de ser orientada por dados são:

Como implementar uma Cultura Data Driven na empresa?

Para trabalhar de forma inteligente, os gestores podem começar a plantar a semente dos dados em suas equipes internas. Existem três formas de fazer isso de maneira eficiente:

1. A cultura de dados não começa sozinha, precisa de todos

Apesar da cultura orientada ser a melhor maneira de evitar que os gestores sigam sua intuição nas tomadas de decisões, os dados devem ser considerados como uma ferramenta fundamental para manter as operações e os processos de negócios organizados e centrados.

2. Os dados não são informações técnicas

“Dados” é um termo normalmente vinculado a técnicos, parte disso, é a falta de conhecimento para interpretar os números e transformar isso em uma ferramenta de vendas. É importante que todos os colaboradores aprendam a interpretar os dados, para usá-los da melhor maneira possível para o negócio. Incentivar esse aprendizado é papel dos gestores.

3. Mostrar que os dados resolvem problemas

Os dados vão melhorar significativamente a rotina das equipes internas em uma empresa. Problemas que demoravam horas para serem finalizados, podem ser feitos em minutos. Tudo graças à análise dos dados gerados dentro do sistema.

Você sabe como pode fazer a captura, processamento e armazenamento de uma cultura Data Driven? Com o TECNICON Business Suite, o software de gestão da TECNICON composto por uma série de sistemas como CRM, ERP, WMS, Financeiro e muito mais. Com essas ferramentas, a sua empresa pode trabalhar em harmonia e trabalhar para o crescimento do negócio. 

Chat
Email
Telefone