O que é ESG? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

O que é ESG?

Conheça um conceito que está transformando o mundo.

O que é ESG

ESG, acrônimo de Environmental, Social and Governance, em inglês, ou Governança ambiental, social e corporativa, em tradução livre, pode ser definido como sendo um conjunto de comportamentos de uma empresa, usados por investidores, socialmente conscientes, que estão em busca de investimentos em potencial.

Ou seja, apesar do seu foco em questões ambientais, a proposta de ESG é ajudar investidores e empresas a encontrarem parceiros que saibam gerenciar riscos e novas oportunidades de negócio.

Continue a leitura para entender o assunto.

O que é ESG?

O ESG surgiu em 2004, como uma forma de provocação do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a 50 CEOs de instituições financeiras do mundo. Seu propósito era entender como as empresas poderiam trabalhar de forma positiva nas áreas:

E - Meio Ambiente

Empresas que produzem de forma ecológica e sustentável, por exemplo, podem incluir a eficiência energética e redução de desperdícios com resíduos em suas estratégias de negócios. Além de gerar mais economia, podem manter a produção de carbono baixa e diminuir o uso de combustíveis fósseis.

S - Social

Os fatores sociais consideram as pessoas e seus relacionamentos. Pessoas constroem grandes negócios e é papel da empresa oferecer treinamentos, um programa de promoções e crescimento, um ambiente seguro, com igualdade, diversidade, direitos humanos e um bom atendimento ao cliente.

G - Governança

A governança corporativa aborda questões burocráticas e justas, ética de trabalho nas operações, transparência, líderes eficientes, focados em construir um ambiente justo.

Por que ESG está ganhando espaço nos negócios?

As mudanças não são só locais. O impacto envolve todas as economias mundiais.

Com a globalização, conceito que surgiu em 1980, os desafios enfrentados pelos países quanto à sustentabilidade - como aumento do nível do mar, privacidade e segurança dos dados, mudanças climáticas -, forçaram o monitoramento de novos fatores de riscos que antes não eram levados em consideração pelos investidores e empresas.

Os motivos para isso?

O mundo não é mais o mesmo

A sustentabilidade sempre foi um tópico presente no mundo, mesmo que as empresas não estivessem empenhadas em seguir o protocolo. Porém, o mundo mudou, assim como as prioridades das pessoas e empresas.

O foco não deve ser somente os lucros. As pessoas estão no centro, assim como o ambiente em que vivem. 

A COVID-19 foi um gatilho para que a sustentabilidade fosse uma pauta importante para os gestores, expôs os riscos das mudanças climáticas e a maneira com que o mundo seguia.

Apesar dos desafios, é importante que as empresas façam um esforço para se tornarem um ambiente regenerativo.

Uma nova geração de investidores está dominando o mercado

Uma nova era de investidores millennials estão assumindo a frente dos negócios. Isso representa uma grande transformação no mundo business, uma vez que as tendências mundiais mudam na mesma velocidade que começam.

Apesar de todas as transições geradas pela pandemia, as oportunidades e crescimento econômicos são promissores e a expectativa é o desenvolvimento da ciência, tecnologia, inovação e produtividade. 

Os dados estão cada dia mais precisos

A tecnologia se tornou o braço do negócio. Com os avanços dos dispositivos e a precisão, os dados ajudam a reduzir problemas, gastos, a tomar decisões mais fundamentadas e conscientes.

A jornada ESG

Segundo a Pesquisa da BlackRock, 88% dos investidores dizem que uma das principais preocupações do portfólio de sustentabilidade para eles são os riscos relacionados ao clima. Eles também dizem que planejam dobrar seus ativos ESG em cinco anos.

Para isso, as empresas precisam:

  1. Identificar prioridades e oportunidades ESG;
  2. Criar um roteiro ESG para impulsionar as decisões de investimento;
  3. Estabelecer metas para melhorias mensuráveis;
  4. Usar um software para agilizar relatórios e análises;
  5. Comunicar resultados às partes interessadas.

ESG é o futuro?

ESG é uma pauta necessária e urgente. Isso significa que ela não é o futuro, porém, o presente dos negócios. Existem muitos aspectos ESG já presentes nas organizações. Porém, esses pontos não são monitorados e conectados ao seu valor financeiro. 

Isso faz com que o negócio perca valor, credibilidade e dinheiro.

Por isso é importante olhar ESG agora, para conquistar uma boa gestão de fornecedores, qualidade de produtos, pontualidade nas entregas, redução de desperdícios, multas, acidentes e outras práticas que impedem o crescimento da empresa.

O que o seu negócio faz para mudar o mundo de forma positiva?

Comece agora mesmo a pensar nas pessoas!

Chat
Email
Telefone