A realidade virtual no treinamento de pessoas - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

A realidade virtual no treinamento de pessoas

A realidade virtual no treinamento de pessoas para criar experiências mais realistas.

A realidade virtual no treinamento de pessoas

Em um mundo onde o modelo de trabalho remoto e híbrido passou a ser parte da vida de muitos trabalhadores, a realidade virtual se tornou uma alternativa para empregadores capacitarem pessoas.

A capacitação contínua é a melhor estratégia para as empresas manterem suas equipes motivadas e preparadas para os desafios que surgem diariamente no mercado.

Por estar em constante evolução, o mercado de treinamentos corporativos vem olhando para a realidade virtual (virtual reality ou VR) como a melhor forma de treinar e capacitar profissionais, de qualquer lugar do mundo.

Tecnologias imersivas, como a realidade virtual, trazem uma série de benefícios para a capacitação profissional, desde o treinamento técnico e segurança até o desenvolvimento de soft skills. Gerando uma empresa mais competitiva e qualificada para alcançar bons resultados.

Implementar um treinamento baseado em realidade virtual é mais envolvente e interativo do que uma apresentação de slides, uma conversa ou uma demonstração de um vídeo.

Os trainees podem praticar sozinhos, com colegas ou um instrutor, garantindo um período de  muito compartilhamento de conhecimento rico.

Segundo a Forbes, os funcionários de uma farmacêutica global que passaram por um treinamento com realidade virtual aprenderam um novo processo de fabricação 56% mais rápido em comparação com os métodos tradicionais.

Em outro caso, uma multinacional de transporte e logística recriou todo o seu armazém virtualmente para aprimorar o empilhamento de contêineres dos seus colaboradores.

O treinamento e a capacitação de pessoas com realidade virtual é uma inovação. Sabe o motivo? Inovação é tudo aquilo que melhora a qualidade ou o desempenho de um serviço, produto ou das pessoas.

Esse treinamento virtual cumpre esse papel. Continue a leitura para entender o porquê.

Leia também:

Realidade virtual no treinamento de soft skills

As soft skills são habilidades comportamentais que devem ser desenvolvidas para se expressar emocionalmente, desenvolver atividades pessoais ou profissionais e interagir com outras pessoas.

As também chamadas “habilidades humanas” ou “habilidades sociais”, são derivadas da inteligência emocional e caráter individual.

Alguns exemplos de soft skills são:

Tradicionalmente, os treinamentos de soft skills são ministrados por um instrutor por meio de:

Durante o processo, os alunos realizam exercícios com outras pessoas, ou individualmente, e testam todo o conhecimento discutido.

Com a realidade virtual, os participantes podem:

Realidade virtual para resolver problemas

A realidade virtual nos treinamentos pode colocar o usuário dentro de um ambiente gerado por computador e permitir que ele interaja com o mundo VR usando gestos físicos ou movimentos semelhantes aos naturais.

A interação física pode reduzir a carga cognitiva (esforço mental necessário para resolver tarefas e problemas), uma vez que o usuário está imerso no ambiente virtual e pode usar menos sua imaginação e esforços ativos para entender a atividade.

Durante o treinamento os sentidos são estimulados, resultando em maior interesse e disposição do usuário para interagir com o conteúdo ou ambiente.

6 benefícios da realidade virtual para treinamentos de pessoas

Até 2030, 23 milhões de empregos em todo o mundo devem usar realidade virtual ou realidade aumentada para fins de treinamento, reuniões ou atendimento ao cliente.

Por isso, é muito importante começar a entender quais benefícios a implementação da realidade virtual pode gerar, de fato, para o desenvolvimento e a capacitação corporativa.

Confira os principais:

  1. criar um ambiente de aprendizagem seguro;
  2. ser emocionante e imersivo;
  3. oferecer práticas realistas;
  4. atualizações sem fio de conteúdo ou software;
  5. coleta das principais métricas durante o treinamento;
  6. redução dos custos com treinamentos;
  7. aprendizagem colaborativa;
  8. tornar o impossível, possível;
  9. melhorar o atendimento ao cliente;
  10. reduzir o tempo de integração de novos colaboradores;
  11. reduzir custos com incidentes;
  12. melhorar a cultura da empresa em larga escala.

 

Aprender fazendo

Na teoria, você sabe que uma maçã é uma fruta deliciosa, após ler uma série de conteúdos sobre o assunto ou alguém te falar. Porém, só saberá o quão suculenta ela é ao dar uma mordida. E é essa ação que vai transformar a experiência de aprendizagem.

O conceito de “aprender fazendo” é a maneira mais eficiente das pessoas absorverem e reterem informações.

É possível ler manuais ou artigos, ouvir áudios e assistir vídeos sobre qualquer assunto. Mas o conhecimento realmente é fixado quando a teoria é colocada em prática.

Também chamado de aprendizagem experiencial, ou aprendizagem cinestésica, aprender fazendo propõe que as pessoas adquiram conhecimento ao incorporar movimentos físicos durante o processo de treinamento.

O cérebro aprende fortalecendo as conexões entre regiões funcionalmente distintas, que é como entendemos o mundo desde cedo.

É por isso que realizamos ações instintivamente de forma inconsciente.

Quando uma abordagem prática de aprendizado é combinada com atenção e engajamento, cientificamente chamado de excitação, os trainees vão experimentar emoções reais e memoráveis.

Aprender também é sobre repetição. Ao experimentar uma tarefa na prática, a repetição gera memória muscular.

A repetição, aliada a uma cadência certa de treinamento, auxilia a fixar o conteúdo, evitando que ele se perca ao longo do tempo.

Ao usar a realidade virtual no treinamento de pessoas, elas aprendem fazendo e criando experiências reais.

Organizações que investirem nesse tipo de tecnologia, podem aproveitar cada um dos dados gerados pelos seus colaboradores e entender quais estratégias precisam ser feitas para melhorar o ambiente de trabalho, a produtividade e a capacitação das suas equipes.

A inovação tecnológica é um dos quatro pilares da TECNICON. Para uma empresa aproveitar todos os benefícios que essas novidades tem a oferecer, precisa começar a mudar sua infraestrutura e pensar na tecnologia como uma estratégia de negócio, ao invés de um gasto.

O TECNICON Business Suite é um sistema ERP perfeito para ser parceiro neste período de transição e digitalização das empresas.  Quer deixar o seu negócio ainda mais relevante para o mercado?

Conheça os principais diferenciais do ERP da TECNICON.

Chat
Email
Telefone