Realidade virtual e manufatura - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Realidade virtual e manufatura

Conheça os benefícios da realidade virtual para indústria.

Realidade virtual e manufatura

Realidade virtual e manufatura têm sido pautas de grandes e pequenas indústrias que buscam na tecnologia, uma estratégia para melhorar sua produção e lucratividade.

Apesar da realidade virtual ser um assunto popular desde a criação do termo em 1992, ela vem se tornando uma solução indispensável para a indústria há pouco tempo. A realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) não eram tangíveis para a manufatura, por falta de tecnologia que as permitissem funcionar fora do papel.

O boom no desenvolvimento tecnológico veio com o período de pandemia, quando todo o mercado precisou se adaptar à quarentena e ao afastamento social, sem perder a eficiência e a produtividade.

Adotar a realidade virtual na manufatura é considerar o futuro, trabalhar com ferramentas disruptivas para melhorar a produção, desenvolvimento de projetos, segurança dos trabalhadores, acelerar o lançamento de novos produtos, reduzir custos, aperfeiçoar o treinamento contínuo e muito mais.

Tecnologia não é um gasto, mas um investimento, um plano de negócio. Continue a leitura para entender como a realidade virtual e manufatura podem trabalhar juntas para aumentar as vendas, os lucros, a qualidade e produtividade da linha de produção.

O que são realidade virtual e aumentada?

Sob a ótica de produção, a realidade virtual (VR) é uma tecnologia que simula digitalmente um produto ou ambiente, permitindo que o usuário mergulhe no cenário e interaja com os elementos à sua volta.

Enquanto que a realidade aumentada (AR) cria um produto virtual e o insere no ambiente offline.

Ambas podem contribuir para o desenvolvimento dos projetos em estágios iniciais, evitando retrabalhos ou gastos desnecessários com a sua construção.

Novos projetos exigem revisão, ajustes e modificações que podem levar dias, semanas, meses ou até mesmo anos. Os modelos digitais também podem ser testados, analisados e simulados virtualmente, a diferença é que a prova física pode ser desenvolvida assim que a última aprovação for feita.

As indústrias ganham ciclos de produção mais rápidos, designs interativos e produtos que atendem padrões dos clientes mais exigentes.

Com a realidade aumentada e virtual, a manufatura pode criar simulações animadas que permitem visualizar os produtos no dia a dia. Com isso, pode-se ambientar os produtos, assim como sua ergonomia, acesso, aparência e forma de uso.

É importante que as indústrias ofereçam treinamentos para que seus colaboradores possam trabalhar com desenhos de engenharia 2D e modelos 3D complexos para dar vida aos projetos com agilidade.

Como usar a realidade virtual na manufatura

Esses são alguns exemplos de como a indústria pode aproveitar a realidade virtual em seus processos de fabricação.

Construção de veículos

A Ford foi uma das primeiras montadoras a investir na realidade virtual como estratégia de negócio, começando em meados de 1999.

Em 2014, a empresa passou a contratar especialistas da área para capacitar seus engenheiros, para que estivessem aptos a projetar e construir automóveis completos, começando em um ambiente virtual.

Nos dias de hoje, todos os projetos da Ford passam por uma revisão obrigatória no ambiente virtual, antes que os projetos entrem na linha de produção.

Com a realidade virtual, designers e engenheiros automotivos podem desenvolver seus projetos, enquanto otimizam custos, tempo e validam a qualidade do projeto.

Treinamento de manutenção e montagem

Segundo um estudo compartilhado em 2015, pela Deloitte, faltarão profissionais qualificados para atuarem na indústria. Só nos EUA, 2 dos 3,5 milhões de empregos não serão preenchidos.

Realidade virtual e aumentada serão diferenciais no currículo de profissionais da indústria para os próximos anos, não somente nos EUA, mas no Brasil e no mundo também.

Essas funcionalidades melhoram a produtividade e permitem que os treinamentos sejam mais imersivos. Por exemplo, os óculos inteligentes de realidade aumentada podem projetar vídeos, imagens e textos para orientar em tempo real os profissionais em treinamento. Tudo para que o treinamento seja mais efetivo e mais fácil de ser guardado.

Planejamento de chão de fábrica

A realidade aumentada pode influenciar o planejamento do chão de fábrica durante o processo de produção, visando a eficiência e a produtividade.

Novos projetos exigem testes e ajustes até estarem prontos. Isso pode resultar em atrasos ou paralisações inesperadas da linha de fábrica. E mesmo que isso seja rápido, pode custar muito caro no final do mês ou a longo prazo.

Mais segurança no chão de fábrica

A segurança no chão de fábrica vem evoluindo nos últimos anos e tem se tornado uma prioridade para reduzir lesões ou fatalidades. A realidade virtual pode ser uma grande aliada nessa área.

Os gestores podem, por meio da realidade aumentada, simular configurações de montagens diferentes. Com isso, são capazes de identificar, antes mesmo da linha de produção de fato ser montada, possíveis situações perigosas e ajustar o projeto para que não aconteçam.

A realidade aumentada veio para ficar, especialmente no setor de manufatura. Essa grande revolução tecnológica vem gerando mudanças no processo de produção. Quem primeiro a adotar, mais rápido aproveitará seus benefícios.

O que o seu negócio tem a dizer sobre isso? 

Chat
Email
Telefone