Os diferenciais de um ERP focado em agronegócio - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Os diferenciais de um ERP focado em agronegócio

Conheça os benefícios em investir em um ERP focado em agronegócio.

Os diferenciais de um ERP focado em agronegócio

Um sistema ERP focado em agronegócio agrega valor às pequenas, médias e grandes empresas.

A agricultura, seja ela moderna, intensiva, extensiva, familiar, patronal ou orgânica, é responsável por abastecer o mercado com alimentos e matéria-prima para indústrias e consumidores finais.

O setor de agro sempre enfrentou grandes desafios, especialmente quando existe resistência por parte dos gestores em reconhecer a tecnologia como uma estratégia, ao invés de mais um gasto.

Diferente do setor de manufatura, a agricultura está sujeita a diversos fatores externos – como clima, doenças, incêndios e afins -, que não podem ser controlados e ameaçam o resultado das produções.

Tal instabilidade reforça a necessidade de monitorar todos os processos que podem ser controlados para alcançar grandes desempenhos.

A implementação de um sistema ERP focado em agronegócio vem ganhando espaço em todo o mundo.

Isso porque o ERP é uma ferramenta que ajuda na gestão dos negócios de forma otimizada, reduz os gargalos que podem atrapalhar na aquisição de sementes ou animais, fertilizantes, vacinas, atualiza o dashboard em tempo real com os dados gerados pelas máquinas, produção e até mesmo na distribuição do que foi produzido.

Um sistema ERP focado em agronegócios com o TECNICON Business Suite vai ajudar a melhorar a eficiência das operações, acompanhar a contabilidade e finanças, gerenciar estoques, cultivos, vacinação dos animais, vendas e demais atividades que envolvem uma propriedade rural.

Confira alguns benefícios em um ERP focado em agronegócio.

5 diferenciais de um ERP focado em agronegócio

1. Dados em tempo real

As novas tecnologias e sua precisão estão mudando a maneira como o agronegócio funciona.

Durante um longo período na história da indústria agrícola, os agricultores dependiam do ritmo, muitas vezes lento, de cada temporada. Com o uso de sensores, o acesso às informações meteorológicas, imagens de satélites e diferentes ferramentas de precisão, os produtores têm a oportunidade de tomar as melhores decisões em tempo real.

Esse tipo de abordagem “just-in-time”, ou “momento certo” em português, exige que os profissionais se aperfeiçoem e aprendam a ler o que os sensores e dispositivos inteligentes querem dizer. Ter acesso a todas essas informações perdem o sentido quando os gestores não sabem o que fazer com elas.

O compartilhamento de dados em tempo real no agronegócio está se movimentando rapidamente, mas ainda não alcançou o seu verdadeiro potencial.

Quanto antes os agronegócios investirem em um sistema de ERP especializado, mais próximos estão de produzir com mais qualidade e economia.

2. Gestão de culturas

Para lidar com culturas é preciso saber o quê, quando, onde e como plantar. Na teoria, parecer simples, mas na prática, grandes obstáculos aparecem, sobretudo quando se trabalha com dois ou mais tipos de culturas.

Com a implementação de uma solução ERP focada em agronegócio, o gestor otimiza os processos e elimina os gargalos que envolvem:

3. Gerenciamento de processos

Para ser administrado de forma eficiente, gestores e diretores precisam ter uma visão ampla do negócio. Qualquer informação que fique de fora, pode prejudicar as decisões.

Compras, gerenciamento de pedidos, gerenciamento de estoque e distribuição, plantação, vacina são algumas tarefas que podem ser executadas na mesma plataforma.

4. Gestão de terrenos

Um sistema ERP centraliza todos os dados gerados dentro do agronegócio, deixando a comunicação mais simplificada e o gerenciamento de terras eficiente.

Exemplificando, no dashboard do TECNICON Business Suite, o gestor determina quais informações devem ser exibidas em tempo real. Como, por exemplo:

5. Gerenciamento de máquinas

A automação de máquinas é um dos braços da Indústria 4.0. Com a implementação da internet 5G, equipamentos agrícolas como tratores, colheitadeiras, aspersores podem ser monitorados quando acionados ou funcionar sem qualquer intervenção humana.

Os sensores presentes nas máquinas coletam informações de uso e são valiosas para o gerenciamento de produção e economia.

Entre os diversos dados que podem ser coletados, estão inclusos:

Do mesmo modo que é possível gerenciar dispositivos simples, fazendeiros e gestores podem trabalhar com uma Indústria 4.0 mais complexa e automatizar máquinas, para reduzir possíveis erros, padronizar sua produção, aumentar sua produtividade e manter a qualidade.

Para isso, é possível integrar o TECNICON Business Suite com o TecMiner.

Um ERP focado em agronegócios vale a pena?

O sistema ERP é a plataforma ideal para conectar todo o agronegócio online. Assim como qualquer outro setor, a agricultura precisa fazer uso de informações analíticas para melhorar o seu desempenho, fazer provisões conscientes e manter a qualidade de produção.

Apesar da imprevisibilidade externas, que estão fora do alcance humano, a tecnologia garante que as culturas e criações sejam bem-sucedidas e os gestores decidam em tempo real quais riscos devem ser corridos para manter o bom funcionamento do negócio.

Invista em um sistema ERP focado em agronegócio. Fale com nossos especialistas de gestão e tenha acesso a uma plataforma que atende às necessidades do seu negócio.

Conheça o TECNICON Business Suite!

Chat
Email
Telefone