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Capacitação contínua para equipes sempre preparadas

A capacitação contínua é a melhor estratégia para manter uma equipe qualificada e motivada sempre. Descubra como.

Capacitação contínua para equipes sempre preparadas

Programas focados na capacitação contínua das equipes internas oferecem oportunidades de crescimento para os profissionais e, ao mesmo tempo, agrega valor ao conhecimento intelectual do negócio e à experiência de gestão.

Uma equipe capacitada é uma equipe produtiva, competente e feliz.

Na medida que a tecnologia avança e os métodos estratégicos evoluem, novas necessidades, por parte dos empregadores, surgem e os colaboradores precisam atualizar seus conhecimentos, habilidades e valores para se manterem ativos e relevantes para o negócio.

O mundo empresarial passou a se mover rapidamente, abrindo espaço para surpresas surgirem, muitas delas indesejadas.

É por esse motivo que toda a empresa deve estar preparada para qualquer desafio.

A capacitação contínua é a melhor estratégia para evitar momentos de pânico durante crises. Uma empresa não equipada com as ferramentas, treinamentos e conhecimento certos pode acabar cedendo à pressão e ter um trabalho de anos prejudicado.

O que é capacitação contínua?

A capacitação contínua, ou treinamento contínuo, desafia o processo de aprendizado tradicional, pois não é feito em um único dia em uma sala de aula. Por ser, como o próprio já diz, contínuo, aumenta a retenção do conhecimento entre os profissionais.

As pessoas esquecem cerca de 70% do que aprendem durante um dia. Por isso, uma orientação contínua torna-se tão eficiente no grande desafio de retenção de conhecimento por mais tempo.

Motivos para investir na capacitação contínua

1. Melhorar habilidades e conhecimentos das equipes

Os programas de treinamento contínuo das empresas devem ser estruturados para que os profissionais atendam às mudanças no mercado. Essas melhorias vão afetar diretamente a produtividade dos trabalhadores, enquanto aumentam os lucros e a eficiência de atendimento ao mesmo tempo.

2. Perder funcionários custa caro

Contratar novos colaboradores não é uma tarefa barata. Perder funcionários deixa a conta ainda mais alta.

Salário, dissídio, INSS, FGTS e férias são direitos garantidos aos trabalhadores CLT. Mas o impacto para o caixa da empresa vai além disso.

Uma empresa investe tempo e recursos para manter talentos preparados para solucionar grandes problemas.

Segundo uma pesquisa recente, 40% dos funcionários que recebem um treinamento de trabalho ruim tendem a pedir a conta sem ao menos completar um ano de empresa.

Pensando em vendas. Uma equipe com menos trabalhadores perde sua produtividade, as vendas caem e sofrem por trabalharem em dobro.

O resultado é uma equipe sobrecarregada e desmotivada, mais a queda livre na lucratividade e satisfação do cliente.

Isso significa que oferecer uma capacitação contínua e de qualidade é uma estratégia para reter talentos e deixá-los assiduamente engajados.

Substituir talentos custa dinheiro e tempo. Por que não investir tais recursos treinando e desenvolvendo a atual equipe?

3. Funcionários treinados são mais eficientes

Os treinamentos podem ser usados para aumentar produtividade, melhorar performance e o desempenho das equipes. Concluir, com qualidade e eficiência, tarefas em menos tempo gera dois benefícios imediatos ao negócio:

  1. mais tarefas são executadas em menos tempo, maximizando assim o retorno do investimento;
  2. maior satisfação do cliente, por ter serviços e produtos entregues dentro do prazo.

4. Melhora o padrão de produção dos funcionários

Produzir mais rápido não é permissão para tarefas sem qualidade. Funcionários que recebem um treinamento contínuo estão recebendo as ferramentas necessárias para minimizar erros e manter a alta qualidade, sem desperdiçar tempo realizando retrabalhos.

Quanto melhor o padrão de produção dos funcionários, melhor a satisfação do cliente. Em médio e longo prazo, isso pode ser convertido em lucros e uma base de clientes mais fiel e engajada.

5. Maior retenção e baixa rotatividade de funcionários

Grandes taxas de rotatividade de clientes podem indicar insatisfação entre os funcionários ou que eles não sabem executá-lo de maneira adequada. 

Com um treinamento adequado, seus colaboradores permanecerão mais tempo na empresa e podem construir um relacionamento sólido com seus clientes.

Como implementar uma capacitação contínua interna?

Um programa de capacitação contínua eficaz não surge da noite para o dia. É preciso construir um processo sistemático.

Treinamentos isolados (para necessidades pontuais) geralmente não alcançam o principal objetivo organizacional: o de preparar e qualificar um time.

O treinamento efetivo e contínuo pode ser aplicado de modo remoto com aulas online.

Uma estratégia simples, que pode ser implementada para alcançar esse objetivo, envolve situações como:

Invista na capacitação contínua da sua equipe

O treinamento contínuo agrega valor ao negócio, mas o principal benefício é criar em sua equipe um senso de lealdade, para que sintam a necessidade de continuar progredindo e de que são importantes para o sucesso do negócio.

Essa é uma estratégia com data de início, porém, sem uma data final. O processo é contínuo e deve ser algo proativo.

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