Sistema de Gestão Integrada: o que você precisa saber - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Sistema de Gestão Integrada: o que você precisa saber

Tudo o que você precisa saber sobre um sistema de gestão integrada para um negócio otimizado e eficiente.

Sistema de Gestão Integrada: o que você precisa saber

Uma pesquisa publicada pela IDG Research Service, em 2016, revelou que as empresas de pequeno e médio porte que usam um sistema de gestão integrada poderiam crescer até 35% mais rápido do que as que não usam.

Com o desenvolvimento tecnológico, implementação da internet 5G e a Indústria 4.0, o número de empresas que implementaram esse tipo de sistema aumentou em todo mundo, inclusive no Brasil.

Segundo os dados publicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), em 2022, os gastos com tecnologia da informação já representam em média 7,7% da receita das empresas no Brasil.

Isso é uma tendência no mercado, por isso, organizações que ficarem de fora correm o risco de perder vantagem competitiva nos próximos anos.

Para entender o que é um sistema de gestão integrada, e como ele pode mudar a rotina de uma empresa, continue a leitura.

O que é um Sistema de gestão integrada?

O Sistema de gestão integrada, SGI, é uma ferramenta desenvolvida para integrar todos os processos desenvolvidos pelos departamentos de uma empresa, com o único propósito de facilitar sua administração.

Um ambiente competitivo exige operações ágeis e eficientes, que mantenham um baixo custo de operação, enquanto atendem às expectativas do cliente.

Para alcançar essa gestão de negócios enxuta, os líderes devem identificar e eliminar gargalos que prejudicam o seu desenvolvimento. A unificação oferece uma visão única e valiosa sobre cada um dos processos do negócio, o que torna a gestão certeira e mais estratégica.

Apesar de usarem um sistema de gestão para lidar com os desafios diários do negócio, muitos gerentes não compreenderam ainda como usar os benefícios de um SGI para otimizar seus processos e eliminar o trabalho desnecessário. 

Por que investir em um sistema de gestão integrada?

A implementação do SGI é motivada pelo desejo de transformar um negócio por meio de recursos tecnológicos. O objetivo da sua criação é oferecer aos administradores uma gestão global da empresa através da integração de diferentes departamentos, responsáveis por reproduzir diferentes tipos de dados, com o fim de produzir grandes resultados.

Em nível técnico, um sistema de gestão integrada foi desenvolvido para os gestores que pretendem transformar dados e estratégias em operações de negócio, com o intuito de gerenciar e otimizar os riscos, melhorar o desempenho entre as equipes e manter o relacionamento com clientes e parceiros transparente.

Leia também:

Os benefícios de uma gestão integrada

A lógica de um sistema de gestão integrada ressalta que o todo é maior que a soma das partes, ou seja, uma empresa conectada pode agregar uma série de benefícios tangíveis ao negócio. Confira alguns exemplos.

1. Aumento no desempenho das equipes

Um sistema de gestão integrada causa um impacto positivo em uma organização, resultando em melhorias relacionadas à qualidade, segurança, riscos e produtividade das equipes e suas atividades.

O desempenho organizacional aponta a performance alcançada naquilo que o negócio é especializado pelas equipes e colaboradores.

Uma série de indicadores de desempenho são adotados pelos gestores para conduzirem a empresa ao sucesso. A partir do momento em que os gestores conhecem seus pontos positivos e quais pontos precisam ser melhorados, podem desenvolver um planejamento estratégico e eficiente.

2. Eliminação dos processos redundantes

Quanto mais um negócio se desenvolve, maior a probabilidade de surgirem processos diferentes no dia a dia. Com o tempo, essa falta de organização pode contribuir para o desenvolvimento de tarefas complexas, confusas e burocráticas.

Com um sistema de gestão integrada, padrões podem ser definidos e os gargalos que atrapalham uma rotina simples, produtiva, organizada e até mesmo mais econômica podem ser eliminados.

Isso pode envolver situações como políticas internas, objetivos e metas, processos, auditorias e muito mais.

3. Redução de burocracias

A redução de burocracias está relacionada a eliminação de processos redundantes e ineficientes.

A falta de padrões definidos permite que os colaboradores adotem um sistema de trabalho próprio, incapacitando assim decisões mais assertivas, qualidade de atendimento ou até mesmo o desenvolvimento de projetos.

Com a integração de gestão, pode-se seguir uma abordagem sistemática, com processos efetivos, automação de atividades, aplicação de mudanças imediatas e direcionamento do foco da equipe naquilo que realmente importa: o core business do negócio.

4. Redução dos custos operacionais

Um sistema de gestão integrada permite que os líderes realizem auditorias e avaliações dos setores, ou times, com mais agilidade e precisão.

Com a redução de processos e a qualificação dos profissionais, o tempo de execução pode ser drasticamente reduzido ao eliminar atividades ultrapassadas, interrupções de trabalho não programadas e tempo de produção.

O resultado é a redução de custos.

5. Tomadas de decisões mais conscientes e assertivas

Um gestor com uma visão completa das necessidades funcionais, operacionais e de desempenho, pode encontrar soluções para problemas pontuais.

Com o desenvolvimento tecnológico e a integração de todo o negócio, os dados coletados em tempo real podem ser convertidos em informações poderosas de mercado.

Cada relatório pode apresentar a resposta para ultrapassar as barreiras funcionais e departamentais, a fim de melhorar a comunicação e gerar novas oportunidades de negócio.

Plano de implementação do sistema de gestão integrada

Implementar um sistema para gerenciar um negócio é uma tarefa que exige tempo, paciência e dedicação. Isso porque vai mudar 100% a maneira como as empresas e seus times trabalham e se relacionam.

O SGI está focado em desenvolver e monitorar o desempenho da organização com métricas, dados e tecnologia. E quando uma empresa passa por grandes mudanças, é importante seguir um processo para que todas as pessoas tenham a oportunidade de se adaptar, para trabalhar melhor.

Confira abaixo um pequeno passo a passo para a implementação do SGI em seu negócio:

  1. Apresentar a ferramenta para toda a empresa, ressaltar sua importância para melhorar a rotina de todos; 
  2. Oferecer treinamento geral;
  3. Definir os objetivos estratégicos com a implementação
  4. Construir e documentar todos os processos, com fácil acesso para todos;
  5. Implementar todos os processos;
  6. Analise todos os gargalos que impedem o desenvolvimento dos processos;
  7. Trabalhe com todos os times para eliminar os gargalos;
  8. Faça uma auditoria de certificação de que todas as equipes estão alinhadas quanto ao uso do SGI;
  9. Medir, monitorar e revisar continuamente o uso do sistema pela empresa.

O SGI da TECNICON

Teoricamente, um sistema de gestão integrada não precisa estar centralizado em uma única plataforma para o armazenamento de dados, acompanhamento métricas e análise de dashboards.

Porém, o TECNICON Business Suite foi desenvolvido para que os gestores tenham acesso a todas as ferramentas em poucos cliques, sem precisar sair do sistema.

Deixe a rotina das suas equipes mais simples ao usar o sistema de gestão da TECNICON para:

Marque uma reunião para entender como o nosso sistema de gestão integrada da TECNICON vai transformar e aperfeiçoar seu negócio.

 

 

Chat
Email
Telefone