As 3 maiores tendências tecnológicas para o varejo em 2022 - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

As 3 maiores tendências tecnológicas para o varejo em 2022

Algumas tendências tecnológicas para o varejo em 2022

As 3 maiores tendências tecnológicas para o varejo em 2022

A estrutura tradicional do varejo passou por uma série de mudanças ao longo dos anos. A internet, e outras tendências tecnológicas para o varejo, forçaram os negócios tradicionais a repensarem suas estratégias de marketing e as integrações entre os mundos offline e online.

Os varejos que surgiram durante esse processo de mudança digital se adaptaram com mais rapidez aos novos hábitos de consumo híbridos e por isso são capazes de competir com grandes marcas já consolidadas no mercado.

A tecnologia de ponta deixou de ser um diferencial a fim de ser um commodity para os negócios que estão empenhados em se manter relevantes e ativos no mercado.

Os novos hábitos de consumo resumem-se apenas à facilidade de compra. O próprio consumidor deseja escolher a maneira como vai comprar um item. Seja online para receber em casa, pagar online e retirar na loja ou apenas conhecer os detalhes das mercadorias online antes de comprar direto na loja física.

Os processos do varejo precisam ser otimizados, integrados e não podem apresentar falhas ou gargalos que impeçam as compras de serem dinâmicas e rápidas. Essas são duas situações que podem impedir que um negócio feche uma venda e perca um cliente.

Toda jornada de compra no varejo deve seguir o caminho digital, offline ou híbrido, por isso a tecnologia é tão importante para que a estratégia realmente funcione.

Conheça três tendências tecnológicas para o varejo que podem ser aplicadas por gestores que planejam unir o digital e offline para vender mais e com a mesma eficiência do passado.

Meios de pagamento digitais

As plataformas de pagamento digital tornaram-se populares por facilitarem as compras online, sem exigir contas em bancos ou cartões de crédito.

Integrar os meios de pagamentos digitais é uma tendência tecnológica para o varejo em 2022 pois:

Com o TECNICON Business Suite, o varejo não precisa se preocupar em aceitar várias formas de pagamento digital. Dessa forma, o financeiro não precisa mais se preocupar em ficar de olho em cada uma das várias plataformas de pagamento que existem e podem controlar todas as entradas pelo sistema.

Possibilidade de comprar online e retirar na loja física

O conceito Check&Collect, ou comprar online e retirar na loja, é uma estratégia omnichannel usada para facilitar a compra dos clientes ao permitir que o pedido e pagamento sejam feitos em casa, pela internet, e, quando for mais conveniente, retirar a mercadoria presencialmente no estabelecimento físico.

Comprar online e retirar na loja quebra todos os limites que existiam entre lojas físicas e virtuais, o que exige maior integração entre os dois canais, para que a experiência de compra faça os clientes voltarem.

Uma jornada de compras com múltiplos canais já vem se tornando uma rotina para os consumidores.

A popularidade da realidade aumentada

Os dispositivos móveis tornaram-se parte da rotina dos consumidores, principalmente por aumentar a interação entre marcas e compradores.

A realidade aumentada (AR) proporciona para os usuários uma experiência digital que fortalece a sua relação com clientes de lugares diferentes do mundo.

Tradicionalmente, os varejistas precisam trazer os clientes até seus estabelecimentos para que conheçam os produtos. Com a realidade aumentada, as experiências podem ser mais imersivas e muito mais criativas.

O que torna a realidade aumentada uma tendência tecnológica para varejo são:

Como funciona a realidade aumentada?

Os consumidores podem experimentar a realidade aumentada de formas diferentes, por conta da diversidade de hardwares que existem atualmente no mercado, como:

Diferença entre realidade aumentada e realidade virtual

As duas modalidades são tendências tecnológicas para o varejo, porém, a principal diferença entre elas está em seus objetivos, o motivo de serem desenvolvidas.

A realidade virtual cria um ambiente virtual do zero, totalmente novo. Enquanto que a realidade aumentada acrescenta elementos digitais no mundo real em que vivemos.

Para os varejistas, a realidade aumentada dá aos clientes a oportunidade de visualizarem os produtos, como por exemplo, ao provar óculos online, sem precisar se deslocar até a ótica.

As formas de pagamento digitais, o Check&Collect e a realidade aumentada são as três maiores tendências tecnológicas para o varejo em 2022. É fundamental que as lojas acompanhem o desenvolvimento e o uso das tecnologias para manter um relacionamento duradouro com os seus clientes e continuar oferecendo experiências de compras mais significativas que a concorrência.

Já pensou em investir em alguma dessas ferramentas? Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o TECNICON Business Suite, um sistema ERP feito sob medida para negócios do varejo como autopeças, confecções, materiais de construção, móveis, postos de combustíveis e produtos de informática.

Siga a TECNICON no Facebook, Instagram e Linkedin para acompanhar todas as novidades sobre tecnologia, gestão, produtividade e negócios.

Chat
Email
Telefone