As vantagens da gestão de compras e estoque para um negócio - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

As vantagens da gestão de compras e estoque para um negócio

Descubra os desafios e como ter uma gestão de compras e estoque.

As vantagens da gestão de compras e estoque para um negócio

A gestão de compras e estoque é uma das áreas mais importantes, mas, em muitas situações é deixada de lado pela necessidade de focar em vendas e outros problemas que surgem no dia a dia de qualquer negócio.

O gerenciamento de compras e estoque, ou gestão de recursos, é um dos impulsionadores de crescimento de negócio, uma estratégia interna que pode transformar a maneira como o mercado enxerga a empresa.

Continue a leitura para entender como a gestão de compras e estoque pode ajudar a evitar prejuízos financeiros ou até mesmo crises.

O que é gestão de compra e estoque?

Trabalhar com uma gestão de compra e controle de estoque requer um esforço a mais, porém, isso pode representar mudanças positivas na cultura interna e gerar mais produtividade.

Em sua essência, a gestão de compra e estoque deve fechar parceria com os melhores fornecedores do mercado, que ofereça qualidade e preços justos para agregar ainda mais valor aos produtos e serviços do negócio.

Qual a relação entre compras e estoque?

Os setores de compras e estoque são independentes, mas, precisam trabalhar em sincronia para evitar gastos e compras desnecessárias ou qualquer outro tipo de problema que envolva ambas as áreas.

Casos como pedidos maiores que o espaço para armazenamento, compra de insumos/produtos insuficientes ou até mesmo falha na logística podem prejudicar o cumprimento de prazos, produção e as vendas.

O primeiro passo para solucionar esse problema, e muitos outros semelhantes, é implementar um sistema integrado de gestão, que permita o compartilhamento de dados em tempo real.

Mesmo que os departamentos de compras e estoque tenham gestões diferentes, precisam trabalhar em conjunto para otimizar processos e solucionar os gargalos que estão atrapalhando a produtividade e organização.

Quanto antes uma ação for tomada, menores as chances de imprevisto acontecerem.

Os desafios da gestão de compras e estoque

Os três principais desafios da gestão de compras e estoque são:

A tarefa é difícil, contudo, não impossível. Outros desafios compartilhados por muitos negócios envolvendo compras e estoque são:

Poucos profissionais qualificados

Empresas e indústrias estão passando por uma revolução digital para melhorar sua produtividade, centralizar informações, otimizar processos e reduzir custos em curto e longo prazo.

Essas mudanças exigem profissionais qualificados, que constantemente passam por processos de desenvolvimento profissional para atender às novas demandas do setor.

A falta de mão de obra qualificada continua sendo um problema para o mercado. Uma das estratégias adotadas é oferecer a capacitação internamente, uma solução que agrega valor para o negócio.

Processos ultrapassados e complexos

Planilhas, papéis e a falta de processos otimizados são prejudiciais à gestão de compras e estoque. É comum cada profissional escolher sua própria técnica de organização. Quando uma empresa é pequena, essa estratégia funciona, porém, quanto mais a empresa cresce, mais difícil seguir esse processo se torna.

É fundamental investir em um sistema de gestão, como TECNICON Business Suíte, para padronizar os processos, controlar e elaborar novas estratégias para um setor de compras e estoque mais produtivo e eficiente.

Descentralização de informação

O conhecimento intelectual é o bem mais valioso de um negócio. A partir do momento que esse conhecimento está descentralizado, ou seja, distribuído entre as equipes sem um registro, isso pode ser perdido e prejudicar diretamente todo o negócio e sua operação.

Com um sistema de gestão é possível centralizar todas as informações do negócio e eliminar o risco de perdê-las no dia a dia.

Como ter uma gestão de compras e estoque eficiente?

Algumas dicas que podem ser implementadas junto com um sistema de gestão são:

Leia também: Os principais diferenciais do ERP da TECNICON

Sistema de gestão de compras e estoque da TECNICON

O TECNICON Business Suite é um sistema ERP intuitivo e completo, onde os gestores e colaboradores podem organizar as informações de compra e estoque, além de coletar e processar todos os dados gerados.

A gestão fica mais eficiente com a implementação de um sistema ERP. Os gargalos nos processos ficam visíveis, é possível otimizar as etapas, cadastros e compartilhamento de informação.

Empresas de pequeno e médio porte também devem aproveitar todos os benefícios que o TECNICON Business Suite oferece para a gestão de compras e vendas.

Quer saber como implementar o sistema da TECNICON em seu negócio? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tenha como parceiro uma empresa de tecnologia consolidada.

Siga a TECNICON nas redes sociais e confira o nosso blog para conteúdos sobre tecnologia, gestão, ERP, indústria, agronegócio, produtividade e muito mais.

Chat
Email
Telefone