As 5 profissões em alta na indústria para 2022

As profissões em alta na indústria estão relacionadas ao universo da tecnologia. Confira quais são as cinco profissões que deve-se ficar de olho.

5 profissões em alta na indústria 2022

As expectativas que surgem com um novo ano que se inicia, é saber quais serão os cargos e profissões em alta na indústria.

Com a chegada de 2022 e com todas as reviravoltas que a tecnologia tem gerado no setor, fica-se a dúvida de quais cargos as indústrias precisam ficar de olho para contratar ou desenvolver seus colaboradores.

Vivemos cada dia mais conectados à internet. Não somente para interagir, consumir novos conteúdos, conversar com as pessoas, mas o mundo offline está expandindo cada vez mais seus negócios para o digital, inclusive as indústrias.

É por isso que diretores e gerentes precisam contratar profissionais especializados em tecnologia, que vão contribuir para o amadurecimento do negócio e seu crescimento tanto no chão de fábrica, quanto em sua gestão e expansão.

5 profissões em alta na indústria para 2022

1. Engenheiro de Inteligência Artificial

A primeira profissão em alta na indústria para 2022 é focada em Inteligência Artificial e pode ser explorada dentro das indústrias, especialmente na área de produção.

Tornou-se evidente a presença da IA dentro da produção, o que torna viável a possibilidade de um engenheiro de produção passar a atuar em uma das áreas mais promissoras do futuro e implementar processos automatizados dentro do chão de fábrica.

Apesar de ser uma tecnologia que ainda está em desenvolvimento, é possível que, em 2022, os engenheiros de IA atuem fortemente na estruturação de infraestruturas capazes de atender tecnologias sofisticadas dentro das indústrias.

Para atender a essa área que vai ganhar mais evidência em diversos segmentos, um engenheiro de inteligência artificial precisa ter profundo conhecimento em matemática, estatística, além de:

2. Arquiteto de Soluções para Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas tem sido um assunto amplamente discutido em negócios de todos os tipos, tamanhos e atuações, da saúde até a indústria.

Como consequência, uma das profissões que tem mais crescido tem sido o de Arquiteto de soluções para Internet das Coisas (IoT).

As indústrias buscam por maior eficiência, produtividade e inovação em suas produções, armazenamento e distribuição. A Indústria 4.0 é um conceito que apresenta uma evolução a partir da automação e dados.

O arquiteto de soluções IoT desempenha um papel de liderança na supervisão das estratégias adotadas na implementação e desenvolvimento dessa tecnologia na rotina das indústrias.

Além da necessidade de dominar as soluções para IoT, é necessário ter maior conhecimento sobre aprendizado de máquina, conhecimento de design e arquitetura de hardware.

3. Cientista de dados

Um cientista de dados pode se destacar em diversas áreas como varejo, telecomunicações, saúde, financeiro e especialmente na indústria.

Vivemos em um período em que dados são gerados constantemente. A tendência é que esses números cresçam conforme a integração com o digital vai aumentando.

Esse profissional é um profissional analítico, que possui habilidades para resolver problemas complexos. Algumas das tarefas desempenhadas pelo cargo são:

4. Engenheiro de cibersegurança

Com o crescimento da implementação das tecnologias nas indústrias, surge em paralelo uma grande preocupação com a segurança com o compartilhamento de dados e proteção contra possíveis ataques de hackers e criminosos

Os engenheiros de segurança cibernética, muitas vezes chamados de engenheiros de segurança da informação, são aqueles responsáveis por identificarem possíveis ameaças e vulnerabilidades em sistemas e softwares, para em seguida, encontrar soluções para se defender contra-ataques, malware e ransomware, ameaças internas ou contra outros tipos de crimes.

Entre todas as responsabilidades do engenheiro de segurança cibernética estão:

5. Líder em Tecnologia 

Seja em cargos como: Tech Lead, Gerente de Projetos, CTO, Arquiteto de soluções e outros, em todas as empresas os líderes voltados para tecnologia estão sob muita procura. 

O mercado de trabalho está carente de trabalhadores na área de tecnologia de informação (TI) que sabem aliar estratégias a habilidades técnicas. Isso quer dizer que as empresas estão à procura de pessoas que sejam capazes de colocar a mão na massa e, também, entender as necessidades do cliente.

Mais do que nunca os profissionais generalistas, mas que dominam um setor, irão se manter bem empregados e, com certeza, serão cobiçados por outras empresas.

Quais são as expectativas como um todo para os cargos em 2022? 

Junto à Indústria, esse será um ano de muito trabalho para profissionais de outros setores como de Engenharia, Recursos Humanos, Finanças, Vendas e Marketing, sobretudo para posições relacionadas com tecnologia, digital e inovação.

O Agronegócio é outro setor que segue em um ritmo acelerado de crescimento, o que significa mais espaço para profissionais mais experientes e preparados para todas as demandas que estão surgindo.

Bens de consumo, posições de planejamento de produção são dois setores que disputam para manter talentos nos cargos de confiança. Muitas empresas têm enfrentado problemas de desenvolvimento pela falta de matéria-prima e de pessoal competentes para assumir responsabilidades e tirar os projetos do papel de forma eficiente. 

Outra grande tendência para 2022 é a busca por profissionais de nível sênior. Durante os anos de 2020 e 2021 as empresas priorizaram profissionais de nível júnior para dar conta da demanda do mercado. Hoje a história é diferente, as empresas buscam por profissionais preparados para assumir funções de liderança e estratégicas.

Vê-se uma grande movimentação de executivos e profissionais com mais maturidade em busca de novos desafios em suas carreiras, mesmo passando por momentos de uma crise sanitária muito grande por conta do covid-19.

O ano de 2022 promete ser um ano de maior desenvolvimento, implementação e estreia de novos cargos em setores que antes não eram imaginados. O que significa que o mercado precisa de profissionais cada vez mais especializados e preparados para assumir projetos de todos os tamanhos e objetivos diferentes.

A TECNICON acredita na capacitação e desenvolvimento tanto profissional, quanto da tecnologia que existe atualmente no mercado. Continue acompanhando as publicações no blog para ficar por dentro de todas as novidades envolvendo indústria, tecnologia, gestão e muito mais.

 

Chat
Email
Telefone