O que são os 5 Porquês e como implementar este método de análise eficaz? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

O que são os 5 Porquês e como implementar este método de análise eficaz?

Faça análises simples e eficazes com este método que detecta problemas operacionais

O que são os 5 Porquês e como implementar este método de análise eficaz?

O método dos 5 porquês (também chamado de 5W, abreviatura de Five Whys) é uma técnica de brainstorming originado da filosofia Lean, baseado em perguntar repetidamente o "por que" até que a causa raiz de um problema seja identificada. 

Embora seja chamado de 5 porquês, o número cinco não tem nenhum significado especial. Alguns problemas são resolvidos com menos ou mais de cinco perguntas. 

O objetivo é garantir que o problema seja compreendido da melhor forma possível, uma vez encontrada a causa real para resolvê-la facilmente.

Entenda mais sobre este método, seus benefícios e como implementar os 5 porquês nas análises organizacionais.

De onde vem o método 5 Porquês?

O método 5W tem sua origem no controle da produção e é um instrumento de garantia da qualidade. Quando ocorrerem defeitos na produção, o profissional pode identificar a causa com cinco perguntas do porquê. 

A técnica faz parte do Sistema Toyota de Produção, desenvolvida por Sakichi Toyoda, um inventor e industrial japonês e se tornou parte integrante do conceito Lean. Não se sabe ao certo como foi criado, mas há a teoria de que ele se inspirou em seus filhos, que como toda criança indagavam a todo momento o “porquê” de tudo.

Taiichi Ohno - arquiteto do sistema Toyota de produção - descreveu a importância do método em seu livro “Toyota Production System: Beyond Large-scale Production”:

"A base da abordagem científica da Toyota é perguntar cinco vezes por que um problema está ocorrendo (...) É assim que aprendemos a natureza do problema e como resolvê-lo".

Quando e onde usar os 5 Whys?

Ele pode ser usado quando a equipe está mapeando a cadeia de valor, identificando uma atividade que é um desperdício ou simplesmente resolvendo um problema. Em todas essas situações, os 5 porquês podem ser usados ​​para analisar a causa.

O método também é adequado para trabalho em grupo, usando quadros-negros ou post-its. A equipe começa com sua pergunta inicial e segue a trilha até a fonte, questionando cada resposta com uma pergunta por quê.

Os Cinco Porquês podem ser usados para identificar problemas operacionais, como por exemplo um produto defeituoso ou entregas fora do prazo. É necessário análisar todo o caminho e estrutura ligado aos problemas, para depois questionar os desvios durante o processo em questão.

Exemplo de aplicação dos 5 porquês

Imagine que uma indústria está sem etiquetas, questionando o responsável, ele respondeu que o problema é que ele não está conseguindo imprimi-las. Observe a aplicação dos 5 porquês para resolver esse caso de forma simples:

1. Por que você não pode imprimir?

- Porque os cartuchos da impressora estão vazios.

2. Por que os cartuchos vazios ainda não foram substituídos?

- Porque não há cartuchos cheios.

3. Por que não há cartuchos novos?

- Porque ninguém pediu.

4. Por que nenhum foi encomendado ainda?

- Porque não há informações claras de como solicitar e quem pode efetuar o pedido.

5. Por que ainda não está claro?

- O processo de compra é centralizado e ainda não foi comunicado definitivamente.

Solução possível: Explique o processo de compra ou peça esclarecimentos.

No exemplo acima, vimos que as perguntas podem ser formuladas positivamente ou negativamente. Ou seja, você pode perguntar "Por que isso acontece?" e "Por que isso não acontece?". Com um pouco de prática, você descobrirá rapidamente como é útil analisar uma aplicação específica usando o método 5W.

Como implementar os 5 porquês?

Agora que você já sabe o que é, quando e onde usar os 5 porquês, tente seguir estas etapas para usar com eficácia a técnica:

Etapa 1: Reúna a equipe para uma reunião

Uma reunião 5W deve reunir o maior número de especialistas possível. Por outro lado, não faz sentido envolver pessoas que nada sabem sobre o problema. E quando se trata de questões complexas, é importante deixar claro quem está liderando a análise e quem tomará as decisões finais.

Etapa 2: dê um nome ao problema

Ao definir o problema, certifique-se de que todos os envolvidos entendam o problema e não confundam causas com efeitos. Seja específico com todas as perguntas e respostas.

Etapa 3: pergunte "por que" 

Questione quantas vezes forem necessárias para encontrar a causa raiz do problema. Concentre-se em fatos claros, não em suposições, e evite culpar. Seja objetivo e orientado para os fatos, mantenha uma atmosfera de confiança.

Etapa 4: planeje o passo a passo

No final das perguntas “por que”, você deve ter uma descrição bem fundamentada do problema com a qual você pode decidir como encontrar soluções e transferi-las para a equipe.

Etapa 5: verifique os resultados

Nenhum processo de melhoria está completo sem verificar os resultados! Se necessário, todas as 5 etapas podem ser repetidas até que você esteja satisfeito com o funcionamento do processo.

Etapa 6 - Tenha boas práticas para a utilização do método

• Não pense que as respostas são óbvias;

• Não tire conclusões precipitadas;

• Garanta que todos entendam o problema com clareza;

• Utilize a análises com base em fatos e dados para tomar decisões;

• Só pare de perguntar quando encontrar a causa raiz do problema.

Beneficie-se do método 5 porquês

O método dos 5 porquês ajudará sua equipe a se concentrar na causa raiz de um problema, incentivando todos na equipe a compartilhar ideias para melhoria contínua, em vez de culpar os outros. Isso dá a garantia de que qualquer problema pode ser eliminado e que o processo seja livre de erros repetidos.

A técnica 5W ajuda você a criar uma descrição detalhada do problema, encontrar e resolver bugs e melhorar continuamente seus projetos. Então, da próxima vez que você e sua equipe tiverem um problema, respire fundo e pergunte como uma criança!

Além disso, utilize tecnologias e ferramentas capazes de potencializar seus resultados operacionais e que auxiliem nos processos de brainstorming e insights das equipes. Com a solução TECNICON Business Suite, todos os processos são integrados e informações armazenadas na nuvem.

É possível gerenciar ideias e anotações, analisando-as em gráficos e dashboards para depois colocá-las em ação. Tudo isso com um sistema 100% online e integrado.

O que achou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Veja também: Big data e sistema ERP: gerencie dados na nuvem com maior eficiência.

Chat
Email
Telefone