8 exemplos da aplicação do Poka Yoke na manufatura e cotidiano - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

8 exemplos da aplicação do Poka Yoke na manufatura e cotidiano

Uma técnica comprovada de tornar os processos à prova de erros

8 exemplos da aplicação do Poka Yoke na manufatura e cotidiano

Poka-yoke é uma das várias ferramentas de manufatura enxuta projetadas para ajudar as organizações a eliminar desperdícios, otimizar processos e aumentar a eficiência. Especificamente, essa técnica tenta atingir zero defeitos prevenindo e eliminando erros.

Muitas vezes referido como "à prova de erros", a ideia de poka-yoke foi desenvolvida na década de 1960 por Shigeo Shingo, um engenheiro industrial japonês cujas inovações de produção ainda são importantes até hoje.

No artigo a seguir, saiba mais sobre a origem do termo, como aplicá-lo na manufatura e como encontramos ele no nosso dia a dia.

O que é o Poka-Yoke?

Muitos dos defeitos, variações e ineficiências em nossos processos são causados ​​por erro humano. O Poka-yoke é um meio simples, poderoso e eficaz de prevenir ou detectar essas falhas. O método foi desenvolvido como um componente chave do Toyota Production System (TPS), mas pode ser útil em qualquer setor.

De acordo com o TPS, poka-yoke é o uso de qualquer tipo de dispositivo automatizado ou outro método que interrompa um processo se um erro estiver para ser cometido ou torne imediatamente evidente que um erro ocorreu.

A ferramenta reduz o desperdício causado por defeitos, o que ajuda a melhorar a eficiência e economizar custos com retrabalho ou processamento adicional, e também é contínua, criando soluções para erros e problemas daqui para frente, não apenas para uma instância. 

Origem do Poka-Yoke

As ideias que se geraram o poka-yoke foram apresentadas por Shigeo Shingo, um engenheiro industrial que desenvolveu várias das ferramentas e técnicas que ainda hoje são essenciais para o Lean Manufacturing e o Six Sigma.

Em 1961, Shingo visitou uma fábrica onde um procedimento de montagem simples estava resultando no envio de peças defeituosas para a matriz. A causa do problema era que os funcionários esqueciam de colocar molas em um botão liga/desliga. A empresa tentou resolver enviando um inspetor, mas era demorado e caro.

Shingo percebeu que “às vezes esquecemos coisas, às vezes também esquecemos que esquecemos algo”. Tendo alcançado a raiz do problema, ele começou a projetar operações à prova de erros e que ao mesmo tempo ajudassem as pessoas a se lembrarem de suas tarefas, como a criação de listas de verificação para cada dia de trabalho.

À medida que os processos mudavam, as listas também mudavam. Seu objetivo com o poka-yoke era ajudar a eliminar os erros da maneira mais simples e econômica possível.

Como aplicar o Poka-Yoke?

A implementação do poka-yoke deve ser fácil, barata e alinhada com os processos atuais. Os benefícios devem ser imediatos e melhorias mensuráveis ​​na qualidade e produção. Você pode implementar o poka-yoke usando as etapas descritas abaixo:

Identifique o problema

Lembre-se de que os humanos cometem erros, é de se esperar um ou dois. Uma série de erros indica que há um problema que precisa ser resolvido, que pode ser com o funcionário ou com uma falha na máquina.

Encontre a raiz do problema

Depois de identificar o problema, você precisará determinar qual é a causa mais provável desse problema. Você pode considerar o uso dos 5 porquês, para ajudá-lo a encontrar a causa raiz. Ao fazer e responder a cinco perguntas do por que essa falha está acontecendo, você se aprofundará para encontrar o motivo do problema.

Determine qual tipo de poka-yoke usar

Se você puder impedir facilmente a ocorrência de erros, instale um poka-yoke de controle que evite que o processo continue até que uma etapa vital seja concluída. Por exemplo, a forma de um componente garante que ele só possa ser inserido da maneira adequada.

Se você não puder evitar um erro, instale um poka-yoke de aviso que alerta o operador de que é necessária atenção antes que o processo possa continuar. Esses avisos podem incluir cores, luzes piscando, campainhas ou qualquer tipo de alerta que diga ao funcionário que o processo precisa de atenção.

Você já ouviu falar no Sistema Andon? Saiba como usá-lo para evitar erros na produção neste artigo.

Escolha o método poka-yoke mais apropriado

Existem três metodologias poka-yoke que você pode escolher:

Contato: este método usa forma, tamanho ou outros atributos físicos para identificar erros. Por exemplo, você não pode inserir um pino quadrado em um furo redondo.

Número constante: os erros são acionados se um determinado número de ações não for realizado. O operador é alertado se o número errado de movimentos for feito.

Sequência: este método garante que a sequência adequada de eventos seja seguida antes que um processo possa continuar. Por exemplo, uma lista de verificação que deve ser concluída antes que a produção possa passar para a próxima etapa.

Valide o funcionamento do seu sistema

Antes de implementar totalmente um poka-yoke, você precisa ter certeza de que funcionará. Você deve testá-lo para ver se o erro foi evitado e para certificar-se de que a correção não retarda o processo.

Treine funcionários

Mesmo o poka-yoke mais simples não pode ser implementado com sucesso até que os funcionários sejam treinados. O treinamento ajuda na adoção do novo processo pelos funcionários, especialmente se eles puderem ver que a correção torna seu trabalho mais fácil. 

Analise o desempenho e avalie o sucesso

Observe a operação novamente e meça o sucesso. Comece procurando outros erros que podem estar impedindo sua produção e busque maneiras de melhorar continuamente.

8 exemplos de Poka-Yoke na manufatura e no cotidiano

Embora o Poka Yoke seja uma ferramenta de manufatura enxuta, ela também está presente em nosso dia a dia e nas fábricas. Confira 8 exemplos que facilitam a compreensão do método:

1. Eletrodomésticos não funcionam com a porta aberta

Quando você abre a porta da geladeira, microondas ou máquina de lavar, elas param de trabalhar imediatamente. Às vezes também acontece de logo após fechada, a porta travar e ter que esperar para abrir novamente. Este mecanismo é um exemplo de função de controle que impede o processo de iniciar até que as condições necessárias sejam satisfeitas.

2. Detector de bolhas de ar em máquinas de diálise 

As máquinas de diálise desempenham a função dos rins e geralmente são usadas para pacientes com doença renal crônica. Possui um eficiente detector de bolhas de ar que atua como um dispositivo de segurança para o funcionamento da máquina, de forma a garantir que nenhuma bolha passe para o corpo do paciente.

3. Produção de peças e embalagens

Quando uma peça usinada irá receber um furo em formato de cilindro ou quadradas em determinada altura, raio e etapa do processo, o processo de Poka Yoke evita que a peça passe para a próxima etapa sem estar adequada, criando uma etapa intermediária para verificação do furo realizado. Em embalagens, a técnica pode reduzir custos evitando que a montagem seja feita sem as especificações necessárias, passando por uma etapa de pesagem dos itens que serão embalados antes de ir para a expedição.

4. Chaves do carro

Os carros são protegidos com muitas medidas de segurança. Normalmente, você não pode remover as chaves do carro se a transmissão estiver em um modo inseguro. À medida que a tecnologia avança, também avançam os mecanismos de segurança desenvolvidos para manter o condutor e os passageiros o mais seguros possível. Freio automático, alertas de tráfego e sistemas de radar, pilotos automáticos e sensores de estacionamento são alguns dos recursos que você pode encontrar facilmente em um carro.

5. Verificação ortográfica

Computadores e telefones geralmente são equipados com ferramentas de verificação ortográfica, que nos alertam sobre erros ortográficos e gramaticais. Como abordado em outro tópico, um simples erro gramatical pode prejudicar uma negociação.

6. Plugues USB e outros cabos

Alguns cabos e conectores só podem ser inseridos na tomada certa, sob uma orientação. Alguns até têm pinos que correspondem a um número exato de orifícios em um lugar exato. Este é provavelmente um dos métodos mais clássicos de prevenção de erros, pois evita que as pessoas conectem os cabos errados, nos lugares errados.

7. Portas do elevador

As portas dos elevadores geralmente possuem um sensor de segurança que detecta a presença de uma pessoa, impedindo o fechamento das portas.

8. Pré-tensores do cinto de segurança

A maioria dos cintos de segurança dos carros retrai com força para ajustar os ocupantes em uma posição de assento mais segura, quando os airbags disparam. Isso acontece devido a um pré-tensionador, um mecanismo que usa uma carga explosiva para acionar um pistão oculto quando os sensores detectam uma freada abrupta característica de um acidente.

Importância do Poka-Yoke no Lean Manufacturing 

Para que as empresas sigam os princípios Lean, os erros e defeitos devem ser definidos, tratados e, em última instância, evitados de maneira eficaz e eficiente.

Para concretizar esse objetivo, o processo de manufatura deve ser visto como um processo dinâmico e firme o suficiente para reagir quando as coisas não saem como planejado. Isso requer que cada componente ou colaborador envolvido esteja ciente do estado atual do produto, conforme definido por sua localização na linha de montagem, peso, movimento, etc. E todos esses objetivos podem ser atribuídos à ampla filosofia do método Poka-Yoke.

O Poka-Yoke é uma forma de garantir a qualidade, e prever riscos e erros, o que é fundamental para o Lean Manufacturing. Garantindo processos bem definidos, à prova de falhas e eficientes para as indústrias.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Veja também: Tudo sobre Manutenção Preditiva: previna falhas e otimize a produção.

Chat
Email
Telefone