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Como vender mais na Black Friday 2020? Conheça dicas e estratégias

A Black Friday 2020 será mais digital com promoções diluídas, exigindo estratégias para faturar mais

Como vender mais na Black Friday 2020? Conheça dicas e estratégias

Na última sexta-feira de novembro (27) acontecerá a Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelo varejo e comércio eletrônico para intensificar o número de vendas e diminuir o estoque, principalmente em um cenário pós-pandemia.

Com o crescimento das compras online e a mudança de hábitos dos consumidores, a expectativa para 2020 é de um faturamento maior em relação ao ano passado, com menos circulação nas lojas físicas e promoções diluídas durante o mês.

Para você não perder a oportunidade de vender mais nesta data, acompanhe essas dicas e estratégias valiosas que preparamos para (re)alavancar o seu faturamento em um ano cheio de transformações!

Quais são as previsões para a Black Friday 2020?

2020 será determinante para definir o rumo da Black Friday nos próximos anos. A pandemia do covid-19 e o isolamento social trouxeram diversas mudanças comportamentais, intensificando as necessidades das pessoas, com maior reclusão e mais compras virtuais.

Um levantamento da ABComm, em parceria com o Neotrust-Compre&Confie, estima um crescimento de 77% nas vendas este ano comparado a 2019, podendo atingir um faturamento de R$ 6,9 bilhões apenas com o evento. Essa previsão leva em consideração o período que vai da quinta anterior até segunda-feira pós-Black Friday. 

A Black Friday 2020 também será a mais digital da história! De acordo com a pesquisa do GfK, o porcentual de pessoas fazendo compras online entre maio e agosto deste ano já era de 43%, o que aponta para o aumento do uso desse canal também no evento.

Outros fatores interessantes para essa boa expectativa são a entrada de novos clientes nos e-commerces, redução da taxa de juros, retomada da confiança do consumidor nas promoções e a criação de contas digitais para o pagamento do auxílio emergencial, segundo o Ebit/Nielsen.

Planejamento de vendas muito mais multicanal

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Você já ouviu essa expressão? No mundo dos negócios, se não houver uma estratégia, sua empresa estará à deriva de prejuízos.

Possuir um plano de vendas bem definido norteará o trabalho da sua equipe e estabelecerá um objetivo. Esteja atento às tendências do varejo e ao funil de vendas que o seu consumidor costuma percorrer, principalmente hoje com a estratégia ommnichanel (multicanais).

Imagine ter uma boa presença digital e ao mesmo tempo levar os seus clientes para uma experiência incrível na loja física? Isso pode ser possível com a estratégia de multicanalidade, associando o seu e-commerce e loja física.

Dessa forma, fica mais fácil compreender o caminho a ser percorrido e enxergar soluções, inclusive preventivas, para possíveis falhas ou problemas que possam surgir no meio do processo.

Um exemplo da sua aplicação é da Amaro Guide Shop. Localizados em vários shoppings centers do Brasil, esse modelo funciona como uma loja showroom, no qual o cliente entra na loja, experimenta os produtos e finaliza as compras pelo site. Tudo para complementar a experiência da loja online e estar próximo ao consumidor.

Será que o seu planejamento de vendas pode estar associado a este modelo? Pesquise e estude o público-alvo do seu negócio e o contexto em que ele se encontra hoje. 

Dicas e estratégias para alavancar as vendas na Black Friday

O que não pode faltar dentro do seu planejamento e ações para Black Friday deste ano são as estratégias. 

Elas irão impulsionar o seu negócio de forma inteligente, além de impactar positivamente nos processos internos, desde a logística até a comercialização dos produtos na sua loja virtual ou física. 

Veja essas dicas que separamos para você organizar cada área da sua cadeia produtiva que vão aumentar suas vendas na Black Friday.

Logística

1. Alinhe a capacidade produtiva

Faça um planejamento antecipado para a fabricação dos produtos que atenderão a demanda na Black Friday ou datas comemorativas. 

Cada organização precisa ter o controle e definir a velocidade de produção, estimulando o desempenho e produtividade de forma enxuta. Se você já possui um ERP, o sistema MES pode auxiliar no alinhamento entre demanda, produção e estoque. 

2. Organize o estoque

Uma boa gestão do estoque fará muito diferença na hora de atender o pico de demandas neste evento. Ela deve ser planejada e preparada para receber produtos ou matérias-primas, utilizando métodos como Supply Chain Management e MRP.

Além disso, a previsão de demanda é uma ótima ferramenta que evita erros logísticos, especialmente na distribuição, estimando o volume de venda dos próximos períodos. É possível driblar situações adversas como a falta de produto em estoque.

3. Selecione os produtos com descontos

Para não ter prejuízos, liste os produtos em estoque e separe aqueles que possuem maior margem para descontos.

Os produtos que poderão receber descontos servirão de isca para que os consumidores tenham acesso a outros com promoções menores no seu e-commerce, por exemplo, através do cross-selling e upselling. 

Já na loja física, deixe os produtos menores mais baratos e com maior probabilidade de compra por impulso próximos ao caixa. 

4. Pratique preços estratégicos

Utilize estratégias de precificação para praticar preços mais atrativos e justos que instiguem os consumidores a optarem pelo melhor custo-benefício. 

Agregue valor nos preços de maneira correta para os clientes, relacionando-o não somente ao monetário, mas também a relevância e diferencial do item ao consumidor.

Essa estratégia gera mais lucratividade para o seu negócio, independente do porte ou segmento, entregando preços mais competitivos e vendas mais eficazes.

5. Estabeleça as formas de entrega

Facilite a vida do seu cliente e analise as melhores formas de entrega para implantar neste período de Black Friday (e para o futuro, é claro). A entrega em domicilio e serviço delivery são uma das alternativas mais usadas no momento, evitando o contato físico e com pagamentos feitos direto no seu site ou aplicativo.

Depois, selecione os fornecedores ou serviço terceirizado que faça mais sentido com seu modelo de negócio. 

Vendas

1. Faça uma análise SWOT

Olhe para a sua empresa. Quais são os pontos positivos e negativos, vantagens e desvantagens que a sua estratégia de vendas possui? 

A análise SWOT (ou FOFA, em português) é o primeiro passo para começar a aplicar as estratégias do seu plano de vendas na Black Friday ou para datas comemorativas. 

Para isso, você deve analisar:

Strenghts (Forças): Quais são as vantagens da empresa?

Weaknesses (Fraquezas): Quais os pontos fracos da empresa?

Opportunities (Oportunidades): Quais características externas (econômicas, políticas ou tendências do mercado) beneficiam seu negócio?

Threats (Ameaças): Quais características externas influenciam negativamente a empresa?

Após esta análise, repare o que for necessário para seguir os próximos passos nas ações de venda e atração.

2. Estabeleça OKRs realistas

Estabeleça metas realistas, racionais e menores durante o processo de vendas na Black Friday, com uma visão macro inicialmente, e aos poucos, trabalhando o micro. 

Não adianta ter um ótimo plano se sua equipe não está pronta para tirá-lo do papel ou se a estrutura da sua empresa não suporta o resultado esperado.

3. Faça promoções e descontos

Com promoções menores na Black Friday 2020, ofereça promoções prolongadas que durem todo o mês de novembro no seu site ou loja física. 

Isso irá conquistar e fidelizar mais clientes nessa data, criando códigos ou cupons de descontos que podem ser utilizados no evento ou na próxima compra.

4. Venda na internet

Se a sua empresa não tem um e-commerce ou loja virtual hoje, está perdendo a oportunidade de vender para milhões de pessoas. 

Os e-commerces e marketplaces são as plataformas que mais crescem ano após ano no varejo online, principalmente em 2020 com a pandemia. Vender produtos na internet pode ser conectado a sua estratégia de vendas, gerando mais receita para o seu negócio.

A nossa solução TECNICON Business Suite oferece integração com os maiores canais de venda do Brasil, entre eles estão o Mercado Livre, Americanas, Submarino, Zoom, Extra, Walmart, Ponto Frio, Shoptime, Cdiscount e Casas Bahia.

Assim, você pode divulgar os seus produtos nos maiores marketplaces do país e ser visto por milhões de pessoas por mês. 

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Marketing

1. Destine um budget para divulgação

É importante ter um orçamento destinado à divulgação e marketing dos seus produtos na Black Friday. Esteja presente nos principais canais de comunicação, e nos que o seu público costuma interagir e olhar descontos. 

Essas ações farão com que eles lembrem da sua empresa e comparem as ofertas durante o evento. Dessa forma, comunique os seus clientes de todas as ações que serão feitas.

2. Tenha presença digital

Hoje, as redes sociais são muito importantes para as empresas que desejam aumentar a visibilidade, presença digital e as vendas. Elas permitem que os usuários possam adquirir seu produto ou serviço online, sem contato físico, de maneira fácil e rápida.

Aproveite para divulgar e vender na sua página do Facebook, Instagram ou pelo Whatsapp. Se você possui um ERP que integre o seu e-commerce com essas redes sociais, você pode controlar o estoque e as formas de pagamento de uma só vez.

4. Aposte em mensagens claras e transparentes

Ser transparente é o segredo para conquistar a confiança dos consumidores nesta Black Friday. Com o crescimento do evento, começaram a surgir lojistas desonestos que usavam o evento para promover promoções falsas. 

Para não ter uma imagem negativa associada à sua marca, seja honesto e ofereça descontos reais. Sua confiabilidade aumenta e o número de clientes também! Todo mundo sai ganhando.

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