Controle de estoque e produção são pontos importantes para receber picos de demanda do evento
Com a chegada do mês de Novembro, as lojas de varejo e indústrias se preparam para reforçar o estoque para o maior evento do ano: a Black Friday!
Sucesso nos Estados Unidos, o fenômeno acontece na última sexta do mês e foi adotado por diversos países, inclusive o Brasil, que cria campanhas de promoção, ofertas e descontos com o objetivo de maximizar as vendas.
A indústria está totalmente relacionada com o evento, já que é a linha produtiva que fabrica os produtos que vão para os pontos de vendas, e recebem demandas dinâmicas que afetam diretamente na organização, no controle do estoque e na produção.
Por isso, separamos 4 dicas infalíveis para preparar a sua indústria na Black Friday e alavancar suas vendas. Confira!
A Black Friday é a data que motiva picos de demandas igual a outras datas comemorativas como páscoa, dia das mães e natal, incentivando o consumo criado pelo varejo e sendo uma das pontas da cadeia de suprimentos da indústria. Ou seja, ela tem forte relação mercadológica com o cliente final.
De acordo com o FecomércioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado), o varejo de São Paulo deve faturar na Black Friday R$ 68 bilhões em novembro deste ano, um aumento de 7,4% em relação ao ano passado, registrado em R$ 63,3 bilhões.
Por isso, é necessário que a indústria tenha uma gestão de estoque eficiente e tenha um planejamento de produção estruturado para atender toda a demanda da Black Friday. Se uma fábrica tem estoque suficiente nas semanas que antecedem o evento, a empresa se torna mais conhecida e, consequentemente, impulsiona as vendas.
Para evitar o excesso de estoque, o mais importante é ter equilíbrio nas compras e na produção, nem mais e nem menos do que você irá vender. Para isso, um bom planejamento de S&OP pode auxiliar nesse processo.
Veja também: Qual é a influência da demanda dinâmica no controle de estoques?
Com o intuito de aumentar as vendas no período de Black Friday e natal, as indústrias nacionais apresentam um pico de demandas e precisam atendê-las.
Portanto, a gestão do estoque deve ser planejada com antecedência e preparada para receber produtos em grande escala, utilizando métodos como Supply Chain Management e MRP, que auxiliam na programação do processo de estocagem.
Além disso, a previsão de demanda é uma ótima ferramenta que evita erros logísticos, especialmente na distribuição, estimando o volume de venda dos próximos períodos. É possível driblar situações adversas como a falta de produto em estoque.
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A produção precisa seguir um planejamento antecipado para a fabricação de produtos que atendam a demanda nas datas comemorativas.
As empresas devem ter controle e definir a velocidade da produção, aumentando o desempenho e produzindo de forma enxuta. Métodos como Phase-In e Phase Out, Kanban e MES são muito eficazes para alinhar um equilíbrio entre demanda e produção.
O tempo é inimigo... daquele que não se planeja! Atrasos de materiais, máquinas danificadas e tempo parado são exemplos de situações que podem afetar financeiramente a saúde da sua indústria.
Calcular o Lead Time da linha de produção deve ser crucial na hora de traçar um planejamento de estoque e produção, controlando o tempo de espera e aprovisionamento.
O bom relacionamento com os fornecedores, uma equipe comprometida e uma logística eficiente faz com que empresas consigam reduzir o lead time real, aumentem a produtividade e diminuam custos de produção em épocas de alta demanda.
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O uso da tecnologia em todos os processos da indústria é muito importante para o melhor desempenho da área e a mensuração de resultados. Através de um software de gestão único, completo e que integra todas as atividades, é possível garantir agilidade na identificação e correção dos erros para otimizar a produção.
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Agora é só aplicar essas dicas infalíveis na linha produtiva e começar a vender!
Não esqueça de alinhar a divulgação de ofertas e descontos com a equipe de Marketing e Vendas e deixar a logística externa pronta para emitir notas fiscais e garantir a entrega dos produtos.
E não esqueça: qualidade é a palavra-chave em todo o processo de aquisição para a retenção de clientes nessa época!
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