Descubra como tirar as ideias do papel e a alavancar a sua carreira profissional - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Descubra como tirar as ideias do papel e a alavancar a sua carreira profissional

Veja como a técnica SMART pode ajudar a definir melhor suas metas

crescimento-profissional

Início de ano é o momento ideal para quebrar paradigmas, identificar novas possibilidades de desenvolvimento e ir em busca de grandes desafios profissionais. Entretanto, para que essas ações sejam, de fato, colocadas em prática, é fundamental sair da zona de conforto e manter o foco para conquistar bons resultados.  

Quer ter sucesso em 2019? Então, não perca mais tempo e confira as 6 dicas que a TECNICON preparou para ajudar a impulsionar sua carreira. 

1 – Autoconhecimento

Uma das principais formas de ultrapassar as barreiras profissionais é desenvolvendo o autoconhecimento. Por meio dele, é possível enxergar onde estão as lacunas que atrapalham o seu desenvolvimento e limitam o crescimento em diversos campos.

Quando o indivíduo realiza uma análise profunda de suas competências e habilidades, acaba se tornando mais fácil trabalhá-las. Repensar atitudes, rever propósitos e enfrentar de maneira inteligente todos os percalços que podem impedir o ser humano de evoluir, são algumas das práticas que podem auxiliar nesse processo.    

2 – Abra seus horizontes

Se você quer chegar aonde a maioria não chega, precisa fazer algo que a maioria não faz.” - Roberto Shinyashiki

É muito comum as pessoas se acostumarem com a rotina e acabarem caindo no comodismo, mas esse tipo de comportamento pode ser um grande empecilho quando o assunto é a evolução profissional. Por mais que o indivíduo já seja bem-sucedido, sempre é tempo de assumir novas responsabilidades e riscos para alcançar patamares mais altos.  

Confira algumas dicas para não ficar estagnado:

Opte por novos caminhos

Não perca o foco

Deixe a preguiça de lado

Reclame menos e trabalhe mais

Tenha pensamento positivo

Se permita aprender coisas novas

Estimule seu cérebro

Encare seus medos

Saia da rotina

Saiba o que a visão sistêmica pode fazer pelo seu negócio

3 – Tire seus sonhos do papel

Você pensa em abrir o seu próprio negócio? Subir de cargo na empresa? Mudar de emprego? Seja lá qual for o seu desejo, quando se tem força de vontade todos os sonhos podem sair do papel e se tornar realidade. 

Antes de qualquer coisa, é fundamental analisar sua condição atual e identificar oportunidades que podem servir como uma “ponte” entre você e seus sonhos. Esse é o momento de estudar as melhores maneiras para alcançar seus objetivos e, para isso, separamos 8 ferramentas que podem lhe ajudar nesse processo:

1. Trello

2. Google Agenda

3. Microsoft Excel

4. Dropbox

5. Evernote

6. Google Drive

7. OneNote

8. Google Keep

Com o auxílio dessas tecnologias, é possível dar vida aos projetos, delineando um verdadeiro passo a passo para cada um deles. Essas ferramentas auxiliam na construção de cronogramas, tornam prioridades visíveis, fornecem nível de relevância, prazos, impedimentos, dentre outros aspectos essenciais para conseguir chegar ao seu alvo.  

Entenda também quais são os principais motivos para adotar um software de gestão web

4 – Trace metas concretas

Realizar um planejamento de carreira não é uma tarefa fácil, por isso, é necessário ter os “pés no chão” e estabelecer metas possíveis de serem alcançadas. Primeiramente, faça uma análise das suas prioridades e observe se elas estão alinhadas com o seu propósito. Caso elas sejam inviáveis no momento, identifique pequenas metas que podem ser alcançadas e que te farão chegar ao objetivo final. 

Descubra agora a técnica SMART que poderá ajudá-lo a definir melhor as metas e construir um plano de ação mais efetivo:

S (Specif) – A meta deve ser específica e não um parâmetro vago. Faça algumas perguntas para descobrir sua relevância:

O que eu quero conquistar?

Onde?

Quem me ajudará?

O que me limita alcançar essa meta?

O que é quesito obrigatório para conseguir atingi-la?

Quais serão meus recursos (tempo, dinheiro, etc)?

M (Mensurable) – Determine indicadores consistentes para a mensuração dos processos. 

A (Attainable) – Elabore um projeto que seja alcançável. Por exemplo: não adianta querer abrir um grande negócio se você não tem fundos suficientes para isso. 

R (Relevant) – Invista seu tempo e dinheiro em metas que façam sentido para o seu desenvolvimento no mercado de trabalho. 

T (Time-related) – Determine datas realistas e evite a procrastinação. Esqueça o “deixa para depois” e trabalhe para que a atividade seja finalizada naquele determinado momento.  

5- Aprenda constantemente 

Conhecimento nunca é demais, principalmente quando diz respeito à trajetória profissional. Muitas pessoas passam anos reclamando do trabalho, mas não procuram se atualizar por meio de cursos, treinamentos, palestras, eventos sobre o setor de atuação, dentre outras formas de qualificação. 

Com as rápidas mudanças acontecendo diariamente dentro e fora do ambiente corporativo, é fundamental aproveitar todas as oportunidades para adquirir novos aprendizados e experiências. 

Hoje, o fácil acesso à internet democratizou ainda mais o ensino ao redor do planeta. Por meio dela, é possível encontrar uma infinidade de conteúdos gratuitos, como: cursos, livros, videoaulas, documentários, filmes, aplicativos e mais uma gama de recursos que disponibilizam informações e enriquecem o know-how. 

Veja agora quais serão as 9 competências essenciais do profissional do futuro.  

6- Faça um bom planejamento financeiro

Planejar-se financeiramente é a grande chave para alcançar uma carreira promissora. Não adianta uma pessoa querer empreender com o “nome sujo” na praça, sem nenhuma reserva econômica e realizando uma péssima gestão de suas despesas, por exemplo. 

Portanto, o primeiro passo é deixar a “casa em ordem”, quitando as principais dívidas e elaborando um plano de ação para curto, médio e longo prazo. Após essa fase, chegou o momento de definir metas realistas e estudar a melhor maneira de alcançá-las. 

Confira algumas dicas infalíveis para te ajudar a poupar:

Sempre anote seus gastos e receitas – Utilize planilhas e aplicativos de controle financeiro;

Gerencie suas despesas e evite fazer dividas – Evite dar aquela “passadinha” no shopping enquanto as contas não estiverem extintas;

Estude sobre investimentos e escolha a melhor estratégia para poupar dinheiro – O mercado financeiro conta com diversos planos de investimentos, de acordo com o perfil de cada indivíduo. 

Faça um diagnóstico da sua situação econômica atual e encontre modos de economizar – Saiba cortar gastos supérfluos e invista esse dinheiro na realização de seu sonho. 

Rumo ao sucesso profissional!

Mudar o percurso para alcançar patamares mais altos no âmbito profissional é uma decisão por vezes difícil, mas tendo objetivos claros, aliados a um bom planejamento de carreira, o caminho se torna bem mais fácil. O importante é entender que essas mudanças não ocorrerão da noite para o dia e que cada pequena vitória te guiará ao propósito final. 

Lembre-se: você é o protagonista da sua vida e o único responsável pelo seu sucesso, basta fazer acontecer!

Chat
Email
Telefone