Como se destacar na busca por uma vaga em TI - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Como se destacar na busca por uma vaga em TI

Conheça as características mais valorizadas em um profissional de tecnologia

profissional-TI

As atividades relativas ao setor de Tecnologia da Informação estão entre as profissões mais cobiçadas do ano. E não é para menos: cada vez mais empresas sentem a necessidade de contratar especialistas para gerenciar a infraestrutura de redes e garantir a segurança de dados – uma das maiores preocupações e desafio das companhias do mundo.

Diante da crescente demanda e popularização da área, aumentam os obstáculos para se destacar nesse mercado, principalmente para quem está iniciando sua carreira nesse universo. Como especialistas em encontrar talentos de alto desempenho, separamos algumas dicas para te ajudar na busca por uma vaga de TI.

O que você precisa saber para se destacar em uma entrevista de emprego.

Empresas procuram profissionais com essas características:

1. Autodidatismo – A tecnologia evolui todos os dias em alta velocidade e um diploma universitário não é mais suficiente para dominar o assunto. Por isso, um profissional de TI precisa ter autonomia no aprendizado para estar sempre se atualizando. Realizar cursos rápidos, frequentar workshops, participar de hackathons, maratonas de programação e estudar online são algumas formas de buscar conhecimento fora da academia. 

Entenda como a qualificação dos colaboradores interfere nos resultados da organização.

2. Amor pela profissão – Demonstre que você realmente gosta da área e está sempre buscando aprimorar sua experiência e conhecimento sobre o tema.  Uma ótima oportunidade para desenvolver suas habilidades técnicas e trabalho em equipe é entrar em fóruns online de discussão sobre a área e participar de projetos de código aberto, como GitHub (pode até ser usado como currículo), freeCodeCamp, Automattic, Angular e Go. 

3. Presença nas redes – Mantenha suas mídias sociais atualizadas, principalmente o Linkedin. Caso já possua experiência, encontre formas criativas de apresentar o seu trabalho. Robby Leonardi transformou seu tradicional currículo em um site interativo que, além de ter todas as informações sobre ele, é uma prova das suas capacidades técnicas. Vale a pena se inspirar.

O que você precisa ter no currículo para ser um programador disputado no mercado.

4. Perfil comportamental, habilidade que extrapola a técnica – As habilidades comportamentais são um dos critérios de contratação mais relevantes, sendo tão importantes quanto o preparo técnico. Ser engajado, curioso, proativo, autodidata, colaborativo (trabalhar bem em grupo) são algumas qualidades valorizadas, além da flexibilidade para lidar com várias demandas sem prejudicar a qualidade do seu trabalho.

Conheça as habilidades necessárias para se tornar um bom desenvolvedor.

5. Criatividade – Um profissional de TI soluciona problemas, então seja criativo, saia do óbvio na hora de encontrar a melhor solução para resolver as demandas da sua empresa. Pense em como inovar para resolver qualquer impasse de forma prática, econômica e rápida. 

6. Empreendedorismo – Desenvolva a capacidade de olhar o negócio de forma sistêmica, priorizando a visão do cliente e da empresa. Para isso, é fundamental estudar outros assuntos, como negócios, marketing, design e empreendedorismo.

Entenda como a multidisciplinariedade impactará o futuro do trabalho.

7. Boa comunicação – O departamento de TI se envolve com todos os outros setores da companhia. Por isso, ter uma boa comunicação é fundamental para entender as dificuldades dos colegas e ajudá-los a encontrar a melhor alternativa. A partir do diálogo eficiente construímos um bom relacionamento com o próximo e, inclusive, evitamos conflitos. Não tem desculpa, pois mesmo para alguém da área de exatas é preciso se comunicar bem.

8. Soluções – Seja capaz de identificar e apresentar soluções. TI é um departamento que dá suporte para todos os outros setores da empresa. Portanto, é preciso ter proatividade e empatia para identificar e resolver problemas, inclusive aqueles que podem surgir decorrentes de algumas ações da empresa. Ou seja, prever situações e antecipar a solução. Além disso, mostrar iniciativa para contribuir com as demandas dos outros setores também vale muitos pontos para a sua carreira.

Veja quais são as 9 competências essenciais do profissional do futuro.

A dica mais importante...

Agora que você sabe quais são os aspectos mais valorizados nos profissionais de TI, preste atenção a dica mais valiosa: identifique-se com a cultura corporativa! Isso mesmo, mais importante do que qualquer certificado, ter pontos em comum com a cultura da empresa pode ser o grande fator decisivo para você conseguir aquela vaga. 

As companhias priorizam talentos que tenham sede de aprender, brilho no olho pela profissão e que possuem os mesmos valores da corporação. Lembre-se: o perfil comportamental, a inteligência emocional e o desejo de ser um eterno aprendiz são os principais destaques para conseguir aquela vaga dos seus sonhos e se destacar no mercado de TI.

 

Chat
Email
Telefone