Guia GTIN na NF-e: Confira 10 tópicos essenciais sobre a nova obrigação fiscal - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Guia GTIN na NF-e: Confira 10 tópicos essenciais sobre a nova obrigação fiscal

Nesse guia atualizado você encontra as novas exigências e prazos para que a sua empresa tenha a NF-e validada

guia-GTIN-2019

Em 2018, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Microempresas (SEBRAE) divulgou alterações significativas no layout da Nota Fiscal Eletrônica. A antiga versão 3.10 foi totalmente desativada no dia 2 de julho de 2018, sendo substituída pela NF-e 4.0.

Dentre as mudanças, uma das principais é em relação ao preenchimento dos campos correspondentes ao cEAN e cEANTrip, que agora devem conter um código GTIN válido. Daqui por diante, será conferida a autenticação desses campos e, caso a empresa tenha informado incorretamente os dados, a nota poderá ser rejeitada. O processo de validação do código está divido em cinco etapas e já está na segunda fase de implantação.

Importante salientar que a nova exigência se aplica às empresas que emitem NF-e de diversos setores.

Afinal, o que é o GTIN? 

O código de barras é a representação gráfica de um número de identificação atribuído a produtos ou serviços nos setores industrial e comercial. Com o objetivo de facilitar o reconhecimento desses itens, foi criado o Número Global do Item Comercial (GTIN) que aparece logo abaixo das barras e é utilizado em todas as mercadorias que podem ser precificadas, pedidas e faturadas na cadeia produtiva. 

De acordo com a empresa GS1, desenvolvedora de registros e validações no país, as organizações cadastradas na GTIN contam com os seguintes benefícios:

• Acesso a novas plataformas de vendas 

• Maior visibilidade e credibilidade em sites de buscas 

• Confiabilidade das informações 

• Garantia de confiança para clientes

Para esclarecer as mudanças na NF-e 4.0 que possuem relação direta com o código GTIN, a TECNICON desenvolveu um material específico para sua empresa ficar atenta às novas exigências e não perder os prazos atualizados do cronograma. 

Baixe gratuitamente o Guia GTIN na NF-e: 10 tópicos essenciais sobre a nova obrigação fiscal e saiba como essas novidades afetarão o seu negócio:

DOWNLOAD GRATUITO

 

Chat
Email
Telefone